Pensando na letra da música Eu Navegarei, interpretada pela Gabriela Rocha

Oi!

Bom, o mesmo colega que me sugeriu a música gospel evangélica, da cantora Gabriela Rocha, Lugar secreto, também sugeriu a análise da música Eu Navegarei. Mais uma vez, venho cumprir o que me propus a fazer. 
Segundo pesquisas que fiz, a música católica "Eu Navegarei" foi composta por Azmaveth Carneiro Silva. É uma expressão de adoração e busca pela presença do Espírito Santo. Ela usa a metáfora de navegar no oceano do Espírito para simbolizar uma imersão profunda na espiritualidade e uma entrega total à ação do Espírito Santo na vida do cristão. Parece ser uma referência ao evento bíblico de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos como línguas de fogo, convidando o adorador a uma renovação espiritual e avivamento pessoal. Além disso, a letra ressalta o amor e a fidelidade de Deus que compreende sem precisar de explicações, e expressa o compromisso do fiel de serví-Lo como libertador, celebrando a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado. 
Enfim, vamos pensar na letra da música?
Assim como as demais postagens dessa série, em negrito e itálico é a letra da música e o que assim não estiver, são apontamentos meus. Ainda deixo claro, que minha perspectiva sobre a música é de católica.

Eu navegarei
No oceano do Espírito
E ali adorarei
Ao Deus do meu amor

Na Bíblia, o Espírito Santo é representado como fonte de vida, poder e consolo para o cristão, guiando-o em sua jornada espiritual. Navegar nesse oceano simboliza entregar-se completamente à ação do Espírito Santo, permitindo uma comunhão íntima e adoradora com Deus.
A tradição católica enfatiza que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado em nossos corações (Romanos 5,5) e a presença que renova e fortalece a fé, como no Pentecostes, quando os apóstolos foram cheios do Espírito (Atos 2). O "ali adorarei" parece indicar um momento pessoal e espiritual de louvor total e amor ao Deus que é também o "Deus do meu amor", evidenciando uma relação de amor íntima, pessoal e filial com Jesus, confirmado na prática da adoração e entrega total a Ele.
Essa estrofe traduz o convite para viver uma experiência profunda de fé, guiada e sustentada pelo Espírito Santo, onde a atitude de navegação simboliza a confiança, o abandono e a busca incessante pela presença de Deus na vida do fiel.

Eu adorarei
Ao Deus da minha vida
Que me compreendeu
Sem nenhuma explicação


Essa estrofe me transmite uma confiança e entrega a Deus, reconhecendo que Ele conhece e entende sua vida de forma plena, mesmo sem precisar que eu dê justificativas ou explicações. Biblicamente, Deus é descrito como onisciente, ou seja, conhece todos os nossos pensamentos, sentimentos e necessidades (Salmo 139). Ele não exige que expliquemos tudo, pois já nos compreende por inteiro e nos ama incondicionalmente (Romanos 8:38-39). No entanto, particularmente, acho importante que quando conversemos com o Senhor, coloquemos tudo que está em nosso coração e mente, nos derramando por inteiro em Seus Pés. 
Na tradição católica, essa compreensão de Deus fortalece a fé e o relacionamento com Ele, pois reconhece que Deus é amoroso e misericordioso, acolhendo cada pessoa com suas fraquezas e dúvidas, sem critérios humanos de julgamento. O trecho expressa a experiência de um Deus que escuta o coração, aceita o ser humano como ele é e convida à adoração por esse amor verdadeiro e compreensivo, que não depende de justificativas, mas de uma entrega sincera e confiante. É muito amor e misericórdia, né?!


Espírito, Espírito
Que desce como fogo
Vem como em Pentecostes
E enche-me de novo

A estrofe  me faz pensar no evento bíblico do Pentecostes, descrito em Atos 2, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em formas visíveis de línguas de fogo. Esse fogo simboliza a purificação, o poder e a presença viva do Espírito, que transforma e renova nossa vida. Na tradição católica, Pentecostes é a festa que marca o início da missão da Igreja, quando o Espírito Santo vem para fortalecer e capacitar os fiéis a viverem a fé com coragem e amor.
O pedido "enche-me de novo" expressa um desejo de renovação espiritual contínua, um anseio de ser cheio da graça e força do Espírito Santo para perseverar na caminhada cristã. Essa estrofe é um convite para a experiência pessoal da presença do Espírito, que traz luz, calor e vida ao coração, uma adoração renovada a Deus. 
Enquanto católicos/cristãos, é de extrema importância que esse pedido seja uma constante, que seja diário, pois necessitamos dessa unidade com o Espírito Santo para não cairmos tanto em nós mesmos, pois o Espírito nos impulsiona a agir, a superar nossos medos e inseguranças, correspondendo ao chamado e missões que o Senhor nos dá.

Espírito, Espírito
Que desce como fogo
Vem como em Pentecostes
E enche-me de novo

Repetição da estrofe anterior

Eu navegarei
No oceano do Espírito
E ali adorarei
Ao Deus do meu amor
 
Repetição da primeira estrofe

Eu adorarei
Ao Deus da minha vida
Que me compreendeu
Sem nenhuma explicação

Repetição da segunda estrofe

Espírito, Espírito
Que desce como fogo
Vem como em Pentecostes
E enche-me de novo

Repetição do refrão

Espírito, Espírito
Que desce como fogo
Vem como em Pentecostes
E enche-me de novo

Repetição do refrão



Breve partilha. Conheço essa música desde criança. Já escutei várias versões. Acho interessante imaginar como foi o Pentecostes de ato, e deve ter sido uma experiência incrível. Gostei dessa versão dela, de como começa suave e vai em uma crescente até o refrão. Os "enfeites vocais" me incomodam um pouco, mas não tiram a beleza da interpretação. Particularmente, prefiro a versão da Frei Gilson cantando, por gostar das orações e reflexões que ele az ao longo da música. O que essa música provoca em você? Também se sente sedento por essa vinda do Espírito Santo? Espero que esses comentários e reflexões te ajudem a vier com maior entrega a vida de cristão e a abertura às inspirações de Deus por meio do Espírito Santo. 

Algumas fontes que ajudaram na escrita:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-06/pentecostes-o-espirito-santo-age-na-igreja-e-no-mundo.html
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/o-sentido-do-pentecostes/
https://catholicus.eu/pt/pentecostes-o-espirito-santo-desce-sobre-a-igreja-um-novo-comeco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário