Pensando na letra da música FILHOS DE MARIA - Obra Lumen (Música de LOUVOR do XL Encontro Despertar)

Ol      Nesse ano de 2022, Deus inspirou a Obra Lumen a realizar 2 encontros Despertar Lumen. O segundo do ano teve por tema Totus Tuus. Na descrição do vídeo, temos a seguinte explicação:
A expressão, do latim, Totus Tuus significa todo teu, todo de Maria. Ficou mundialmente conhecida porque foi o lema do pontificado do querido São João Paulo II, afirmando sua particular devoção e consagração a Virgem Maria. Porém, a expressão Totus Tuus tem sua origem nos escritos de São Luís Maria Grignion de Montfort e significa a consagração total a Virgem Maria. Nós, Obra Lumen, somos chamados à consagração ao Coração Imaculado de Nossa Senhora Pietá, a sermos formados e gerados no ventre de Nossa Senhora, aquela que nos ensina a amar o Cristo Crucificado e Abandonado, pois “necessário vos é nascer de novo” (Jo 3, 7). O cerne do nosso Carisma está no Encontro. Mas como podemos ir ao encontro do outro, se antes não sairmos de nós mesmos? Através do modelo de humildade e simplicidade da Virgem Maria, aprendemos a nos consumir como o pavio de uma vela que se consome no altar. Aprendemos com ela que, para que a Luz do Cristo Ressuscitado possa transparecer através de nós, precisamos nos consumir, pela oferta de amor da nossa vida. Assim, tomando posse da filiação à Igreja, somos chamados a ser Luz especialmente nas realidades de mais escuridão, sofrimento e abandono. Gerados por Maria, no coração da Igreja. Totus Tuus! Todos teus, Maria!

Bom, como á fiz com várias das músicas temas, de louvor e de oração de outros Despertares, vos convido a pensar na letra da música Filhos de Maria. Vamos nessa?!

Ressalto que, o que está em negrito e itálico é a letra da música, o restante, é fruto das orações de meditações de quem vos escreve. 
Filhos de Maria (Intérpretes: Daniel Karbage e Diego Andrade) (Composição: @Lívia Figueiredo ) Somos filhos de Maria, Uma geração bem-aventurada Gerados em seu ventre, modelados ao seu coração
 
"26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.

27.Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe." (Jo 19, 26-27)

           Enquanto Igreja Católica, compreendemos nessas passagem bíblica que Jesus entrega Maria, sua mãe, não só para ser mãe de João, o discípulo amado, mas de toda a humanidade, logo, todos somos filhos de Maria. 

            Já as três linhas seguintes, me remetem à oração do Magnificat, proferida por Maria ao encontra-se com sua prima Isael, já com Jesus em seu ventre. Colocarei somente um trecho, para não ficar muito longo. Essa oração pode ser encontrada no Evangelho de Lucas.

"A minha alma glorifica ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. 
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem. "


Nossas vozes entoando
Um grande louvor a Deus
São ecos do seu perfeito louvor


Esse trecho me remete ao Salmo 8, e aqui deixo um trechinho:


Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos.*

Lembra também uma outra música da ir. Kelly Patrícia, chamada O Perfeito Louvor, que creio ter sido igualmente inspirada por este salmo. 
"O Perfeito Louvor - Irmã Kelly Patrícia

O perfeito louvor Vos é dado, pelos lábios do mais pequeninos.
De crianças que a mãe amamenta, de crianças que a mamãe amamenta.
Toda é formosa... é, toda é grandiosa... é, teu nome alegra os céus.

Maria, Maria, Maria, Maria, Myriam."


[PRÉ-REFRÃO]
Nada mais me configurou
Nada mais me ensinou
A Amar o meu Senhor
Que ser todo teu, ó Mãe

Esse pré-refrão me faz pensar na no método de Consagração a Jesus por Maria criado pelo são Luís Maria Grignion de Monfort. Já faz alguns anos que sou consagrada pelo supracitado método e tenho uma leitura de que aproximando-me daquela que gerou Jesus, que o "moldou em seu ventre", também estaria me deixando moldar para, assim, ser uma melhor cristã. Maria como mãe do Salvador, quer levar-nos ao seu amado Filho, nos ensinar a seguir por seus caminhos. A última linha, lembra a frase que, conforme citei acima, o Papa João Paulo II tornou mais conhecida: "Totus Tuus ergo sum", que traduzindo significa "Todo teu sou, Maria, e tudo que é meu é Teu".


[REFRÃO]
Todos teus, Maria
vem nos leva a Jesus
Nossa paz e alegria
É consumir nossa vida (2x)


Algo que sempre li e que às vezes é difícil para alguns irmãos evangélicos compreenderem é que Maria, assim como os santos, não são o objeto final da nossa fé, eles não os retêm neles, mas eles nos aproximam, nos levam á Trindade. Em Cristo e somente nele, temos uma paz e alegria que o mundo não pode nos oferecer. Pela história de Maria, assim como na oração do Magnificat menciona anteriormente, aprendemos a nos colocar à serviço, saindo assim do nosso egoísmo e fazendo da nossa vida um dom para aqueles que estão ao nosso redor. Nós cristãos somos chamados a consumir nossas vidas no serviço ao reino de Deus.

[PONTE]
E como a aurora avançaremos
Iluminaremos toda a escuridão
No mais profundo escondimento,
com despojamento, o nosso pavio
se consumirá, se gastará,
queimará, incendiará, sempre a te
imitar

Nessa primeira linha, logo me lembro da música antiga e tão tradicional creio eu na Igreja Católica no Brasil, que é a música Quem é essa que avança como Aurora, segue uma pequena parte:

"Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o Sol e como a Lua Mostrando o caminho aos filhos seus"

Bom, o iluminar a escuridão, faz um link com a própria comunidade, Obra Lumen. Já a questão do escondimento, do despojamento, são muitas vezes apontados como características marianas. A simbologia do pavio, mais uma vez nos leva à vida de serviço, sendo esta um sentido na vida (aqui deixo escapar um pouco do meu lado psicóloga e do interesse em conhecer mais a logoterapia). Veja só, uma vela por si, se não for acesa, não teria muita utilidade, não é mesmo?! Enquanto uma vela acesa, ela ilumina, ajuda a trabalhar certos materiais, tem um sentido de ser, uma utilidade. Assim é nossa vida quando a colocamos á serviço do Senhor, ela ilumina, leva esperança a outros, ela tem uma razão de ser.


Enfim, vou ficando por aqui, ressaltando que tudo o que foi escrito, veio por minhas orações, experiências e inspirações. Não cheguei a conversar com a autora da música e nem com os intérpretes. Se a música te fez lembrar ou pensar em outras coisas, coloca aqui pra trocarmos uma ideia e enriquecer esse post, ;) e se gostar, por favor, divulguem para os amigos.


Fiquem com Deus e que Maria vos abençoe! 


 

Comentários