A paz de Deus e o amor de Maria!
São Padre Pio de Pietrelcina afirmou que em todos os acontecimentos e situações, deseja sempre ver e seguir a vontade de Deus e que "o mundo pode viver sem o sol, mas não pode viver sem a Santa Missa". Santa Teresa de Lisieux nos advertiu: "Fique sempre perto da Santa Mãe, porque ela é o mar que deve ser atravessado para chegar às praias da eterna aurora." Disse ainda: "Não quero ser santa pela metade. Escolho tudo." João Paulo II no convidou a não ter medo. Abrir, ou melhor, escancarar as portas a Cristo!" Santa Teresa de Ávila falou com pesar que a pior prisão é um coração fechado.
Seguimos com a análise das músicas da banda Rosa de Saron. Como devem ter visto, a escolhida da vez é a música Além do meu jardim.
A música parece falar de perda, busca espiritual e uma jornada rumo ao desconhecido. A letra inicia com uma sensação de desorientação e perda, onde 'estrelas tristes' tentam explicar algo ao intérprete, mas suas mensagens se perdem, simbolizando momentos de dúvida e confusão na vida de uma pessoa.
O jardim mencionado na música representa um espaço de familiaridade e segurança para o narrador/intérprete, e a 'rosa que disse adeus' sugere uma perda significativa, talvez de um ente querido ou de uma parte de si mesmo. Essa perda traz medo e incerteza, destacando a fragilidade da experiência humana e a dor que acompanha o fim de algo importante. A repetição do fim, que o narrador não esperava que acontecesse dessa forma, ressalta a dificuldade em aceitar as mudanças bruscas na vida, o luto.
A parte final da música se transforma em uma súplica por conexão e presença divina, 'Aonde quer que Você vá, Eu quero Te encontrar'. Isso reflete a busca por Deus ou por uma força maior, especialmente em momentos de isolamento e desespero. A necessidade expressa de 'Preciso de Você aqui' é um clamor por conforto e orientação espiritual, ilustrando a jornada humana em busca de significado e apoio além do tangível.
Em destaque, segue a letra da música. O que estiver normal é apontamento meu com alguns adicionais da I.A.
Além do Meu Jardim
Rosa de Saron
Alguma coisa me aconteceu
E tudo parece fugir para outro lugar
Estrelas tristes tentam me explicar
E nada acontece se dissipam todas pelo ar
É um trecho que transmite uma sensação de deslocamento e busca por respostas em um momento de confusão e tristeza. Percebemos uma busca por sentido, onde as respostas parecem escapar como estrelas tristes dissipando-se no ar. Na fé católica, esses momentos nos convidam a elevar nossos olhos para Deus, encontrar consolo na Sua presença e buscar respostas através da oração e meditação.
Na Bíblia encontramos momentos de confusão, nos quais há uma busca por respostas em Deus. Como no Salmo 121,1-2; quando diz: "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra." Ou ainda, no Evangelho segundo João 14,27; quando Jesus fala: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
O Catecismo aborda a busca de sentido e a importância de encontrar respostas em Deus no tópicos:
- CIC 2705: "A meditação põe em ação o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Esta mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, suscitar a conversão do coração e reforçar a vontade de seguir a Cristo."
- CIC 2726: "A oração de meditação é, antes de mais nada, uma busca. O espírito procura compreender o 'porquê e como' da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o Senhor pede."
Uma das frases mais famosas de Santa Teresa de Ávila é a "Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta."
São João da Cruz em seus escritos sobre a "noite escura da alma", descreve a purificação e a busca por Deus em meio à escuridão e ao sofrimento.
Há medo em meu jardim
Pois uma rosa disse adeus pra mim
Mas tudo tem um fim, eu sei
Só não sonhava que seria assim
Essa parte uma sensação de perda e decepção, reconhecendo que, apesar de saber que tudo tem um fim, a despedida ainda é dolorosa. Raramente estamos preparados para perdas, mesmo que elas sejam iminentes. A fé católica nos ensina que, embora enfrentemos a dor da perda, podemos encontrar consolo e esperança em Deus, que está sempre presente para nos confortar e nos dar força.
Diante da dor da perda, a Palavra de Deus nos oferece esperança e consolo. No Salmo 34,18 recebemos como que um acalento: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." Já em Apocalipse 21, 4; podemos ter uma esperança quando lemos que "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."O Catecismo nos fala que Deus revelou progressivamente a ressurreição dos mortos a seu povo. A esperança na ressurreição corporal dos mortos foi explicitamente proclamada como uma verdade de fé na época dos Macabeus: 'Os que tiverem morrido em vão, a vida na sua mão novamente receberão.'" (CIC 992) O CIC também nos orienta que por meio do Batismo, o cristão já 'morreu' sacramentalmente com Cristo para viver uma vida nova; e, se morremos na graça de Cristo, a morte física consuma este 'morrer com Cristo' e completa assim a nossa incorporação a Ele em seu ato redentor." (CIC 1010)
Outra famosa frase de Santa Teresa de Lisieux é a: "Não morro, entro na vida." Santa Teresa viu a morte não como um fim, mas como uma transição para a vida eterna com Deus. Santo Agostinho em suas Confissões, ele fala sobre a dor da perda de sua mãe, Santa Mônica, mas também sobre a esperança e a consolação encontrada em Deus.
Outra famosa frase de Santa Teresa de Lisieux é a: "Não morro, entro na vida." Santa Teresa viu a morte não como um fim, mas como uma transição para a vida eterna com Deus. Santo Agostinho em suas Confissões, ele fala sobre a dor da perda de sua mãe, Santa Mônica, mas também sobre a esperança e a consolação encontrada em Deus.
Aonde quer que Você vá
Eu quero Te encontrar
Por onde Você for
Essa parte expressa um desejo de estar sempre perto de alguém especial, mostrando um anseio por proximidade e conexão constante. Isso nos lembra da importância de buscar a presença de Deus em todas as nossas jornadas, confiando que Ele está sempre conosco. Do momento de acordar ao momento de dormir, deveríamos buscar estar unidos à Deus.
A Bíblia fala sobre a busca por Deus e a presença constante Dele em nossas vidas. O Salmo 139,7-10; nos traz o questionamento que nos mostra uma certeza: "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também." Enquanto isso, no Evangelho segundo Mateus 28,20; Jesus nos fala: "Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."O Catecismo nos ensina que o desejo de Deus está inscrito no coração do homem, pois o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e só em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.(CIC 27) "A alegria da verdade é todos os homens quem procuram aprender de Deus que é a própria verdade. E com justiça se diz que todos foram criados para a verdade e o bem." (CIC 30)
Santa Teresa de Lisieux deixou essa pequena declaração de amor à Jesus: "Jesus é meu amor, ele é o meu céu, ele é a minha única felicidade." Santo Agostinho nos ensina que "Inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti."
Eu preciso de mais
Eu preciso mais
Preciso de Você aqui
Esse trecho expressa um desejo crescente de proximidade e presença, mostrando uma necessidade vital de ter alguém especial por perto, que pode ser interpretado como Deus. Na fé católica, essa busca por mais da presença de Deus é essencial para a nossa vida espiritual e emocional.
A Bíblia nos mostra alguns exemplos acerca da necessidade da presença de Deus e o anseio pela proximidade com Ele, como no Salmo 42, 1-2; quando nos diz que: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?" Ou ainda, no Evangelho segundo João 15,4-5: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
O Catecismo nos mostra de maneira bela que "‘Se conhecesses o dom de Deus!’ A maravilha da oração revela-se justamente aí, à beira do poço onde vamos buscar a água: aí, Cristo vem ao encontro de todo ser humano; Ele é o primeiro a procurar-nos e pede-nos de beber. Jesus tem sede: seu pedido surge das profundezas do Deus que nos deseja." (CIC 2560) No tópico CIC 2566: "O homem está à procura de Deus. Pela criação, Deus chama todos os seres do nada à existência. Coroado de glória e de honra, o homem é, depois dos anjos, capaz de reconhecer 'quão glorioso é o nome do Senhor em toda a terra'".
Santa Faustina Kowalska disse certa vez: "Ó Jesus, desejaria tanto mostrar toda a minha alma a todos os homens para que vissem Tua bondade e misericórdia para comigo."São Padre Pio de Pietrelcina afirmou que em todos os acontecimentos e situações, deseja sempre ver e seguir a vontade de Deus e que "o mundo pode viver sem o sol, mas não pode viver sem a Santa Missa". Santa Teresa de Lisieux nos advertiu: "Fique sempre perto da Santa Mãe, porque ela é o mar que deve ser atravessado para chegar às praias da eterna aurora." Disse ainda: "Não quero ser santa pela metade. Escolho tudo." João Paulo II no convidou a não ter medo. Abrir, ou melhor, escancarar as portas a Cristo!" Santa Teresa de Ávila falou com pesar que a pior prisão é um coração fechado.
São João da Cruz verbalizou que "A alma que anda no amor, nem cansa, nem se cansa."
Mais uma reflexão concluída para a glória do Senhor. Para que de alguma forma, for meio do que foi dito possamos exercer maior gratidão à Deus, tendo a certeza de Seu amor por nós.
Comentários
Postar um comentário