Aprendendo um pouco com Francisco de Assis

Paz e luz!!

Hoje, dia dedicado a Francisco de Assis, pretendo falar um pouco dele, claro, coisas pontuais, porque ele tem muuuuuito a nos ensinar, não só pela questão espiritual, mas também humana. A meu ver, ele é uma das pessoas que mais perto chegou de sua verdadeira identidade, enquanto filho e criação de Deus.

Vamos lá. Na minha leitura essa onipotência sem poder seria a ousadia de anunciar a obra de Deus, a coragem de vencer os medos, a timidez, a vergonha e se deixar guiar pelo Espírito Santo. A confiança na misericórdia divina. O reconhecimento de que a nossa potência, a nossa vida, os nossos bens, provém de Deus, tudo é graça.
Quanto a embriaguez sem vinho, eu diria que trata-se da profunda intimidade com Deus que no impele a fazer coisas que normalmente não faríamos, a vencer obstáculos que se pararmos para pensar não enfrentaríamos. É um doce inebriamento de amor pelo Amado. Um estar cheio de Deus de corpo e alma.
Vida sem morte, quando estamos unidos a Deus não apenas sobrevivemos, não estamos a passeio nessa vida, mas temos vida em abundância. Quando deixamos que nossa cultura, criação, nossos desejos deixem de ser a mola mestra das nossas decisões e vida e buscamos saber e obedecer os sonhos de Deus para nós, estamos vivendo verdadeiramente. Afinal, que melhor do que o Criador para saber como seremos melhores e mais felizes ?



Uma oração aparentemente simples, mas que carrega em si a busca da vida cristã. Se todos a rezássemos diariamente com profunda vontade, verdade e entrega, com certeza teríamos um mundo melhor. Que alegria é perceber que estamos ordenando nossa vida para o amor, para o amar, para transparecer a Face de Deus para o outro. É um desafio, que, se levado a sério, muito mais do que pensar nas dificuldades, nos alegraria por alegrarmos a Deus, por devolver a paz a um irmão, por mostrar o amor aos que não o conhecem ou esqueceram, por restabelecer humilde e misericordiosamente um vínculo rompido pela mágoa, pela ofensa; por mostrar que todos somos iguais enquanto filho bem amados de Deus, ninguém é melhor ou pior que ninguém;  por restaurar a fé, aquela motivação de vida, aquela confiança no Criador e no potencial do irmão; por mostrar onde está realmente a nossa verdade, por trazer esperança a quem não acredita mais em si, na vida, no outro; por transmitir a alegria a quem está abatido pelas dificuldades e dores da vida, por trazer a luz/vida a quem só enxerga escuridão enganado pelo pecado. É um amar tanto a Deus, que por sua misericórdia amamos o outro independente de quem seja ou do que fez, simplesmente amar por amar e assim ser consolo, ser compreensão, ser amor. Engana-se quem pensa que está fazendo simplesmente um bem ao outro quando sai de si e vai ao encontro de quem precisa, de quem sofre, de quem está afligido por culpas, feridas, dores, o bem maior é feito a nós mesmos, que deixamos nosso umbigo de lado e vivemos aquilo pelo qual fomos criadas, para o amor! Volta-se ao outro é antídoto para o egoísmo, para a vaidade, para o orgulho. Voltar-se ao outro também é ultrapassar nossas misérias, como uma flor que nasce em meio às pedras. Isso é um chamado(vocação) de todos, não nascemos para o egoísmo, nascemos para a doação de si.

"Somos irmãos de Cristo, quando fazemos a “vontade do Pai que está nos céus” e somos mães, quando o levamos em nosso coração e em nosso corpo por virtude do amor divino e de uma pura e sincera consciência; nós o geramos por uma vida santa, que deve brilhar como exemplo para os outros."

Francisco nos convida a sermos irmãos e mães uns dos outros. Ahn ? Como assim ? Irmão no sentido de sermos fraternos, de reconhecermos que o outro é filho de Deus assim como nós. Muitos mundo a dentro não sabem de sua dignidade de filhos de Deus e por isso estão perdidos pelo mundo, quando resgatamos uma vida que seja e mostramos o seu valor, estamos devolvendo a vida aquele irmão. Diferente do irmão do filho pródigo, devemos acolher e cuidar de quem está ao nosso redor. Ser irmão é cuidar, é estar do lado ajudando a enfrentar os momentos difíceis, muitas vezes ensinando o caminho da verdade, exortando.
Ser mãe é doar vida ao outro. É por amor a Deus, esquecer-se de si para ser regaço que consola, que traz a paz, que alimenta, que incentiva a vencer, que acredita no outro, em seu potencial; que persiste em mostrar o valor do outro, que sofre com a dor do outro.
Enfim, é amar e se deixar amar.


O conhecimento e intimidade com a Palavra são importantes, mas se não são praticados, tornam-se vãos. Então, a nossa vida deve ser conduzida de forma que as pessoas conheçam a Deus por nosso testemunho de vida, por nosso olhar de amor, por nossos atos de misericórdia, pelo perdão que damos, pela vida que doamos em prol de um bem maior, da obra de Deus. É necessário que nós cristãos nos deixemos moldar pelas doces mãos do Espírito Santo. Deus é amor, se mais do que falar, buscamos ser esse amor, estamos sendo boa nova para o outro.


 Tudo que temos veio do Tudo. Poxa, Deus criou tudo para nós, por amor a nós. E ainda nos dotou de amor e inteligência para que saibamos usá-los com sabedoria e gratidão. Você já parou para pensar que tudo o que foi criado, Deus o fez pensando no homem? O ar, a terra, a água, os animais, as plantas, tuuudo foi para nós. Quantas vezes paramos para agradecer pela água potável que temos, pela terra para plantar o alimento, pelo ar que respiramos...? Tudo é dom de Deus! Sejamos pois profundamente gratos a Ele e saibamos retribuir a tanto amor. Nada mais justo que render a nossa vida em gratidão por tanto amor.
Bom, esses foram apenas alguns pontos para pensar, uma provocação a buscar conhecer mais a vida desse homem que tão sabia e corajosamente soube dar a vida à Vida, em profunda união com o Altíssimo.. Francisco tem muito mais a nos ensinar. Quem sabe em outra oportunidade não escrevo mais um pouco sobre ele ?!

Encerro então convidando-vos a louvar a Deus pela vida desse nosso irmão que tão bem soube aproveitá-la.

São Francisco, rogai por nós!!

Comentários