Aprendendo sobre José do Egito

A paz de Deus esteja convosco!!

Estava rezando com a história de José do Egito e pensei (ou fui inspirada) em escrever um pouco sobre ele e suas virtudes. Conhecendo sua história podemos pegar dicas importantes sobre o amor e adoração a Deus, sobre a conduta cristã (sim, mesmo não sendo da época de Jesus, José vem nos mostrar como ser um bom cristão).Vamos nessa?



José, é um dos doze filhos de Jacó/Israel. Sua vida está no livro de Gênesis 37-50.
"Jacó amava e preferia José do que os outros filhos e mandou-lhe fazer uma túnica de várias cores. Por isso, os mais velhos começaram a invejá-lo." (Gen 37,3)
Se formos precipitados somente por ler esse trecho podemos pensar que José fosse mimado, por ser o "queridinho do papai", mas a realidade passa longe disso, José mostrava-se puro e inocente diante da inveja que os irmãos tinham, tanto que certo dia, sem maldade alguma foi conta-lhes um sonho no qual eles se curvavam perante ele. (Gen 37, 5-8). Seus irmãos zombaram, menosprezaram-no e isso só aumentou a inveja deles. Esse menosprezo/inveja dos irmãos de José também pode ser percebido em Gen 37, 19-20.
José era um filho obediente ao pai e sempre disposto, costumava pastorear as ovelhas da família. Ao longo da leitura de Gênesis, podemos perceber se José era confiável, respeitável e zeloso com o que lhe era confiado,  assim devemos nos esforçar ada dia para ser.
Podemos pensar que tendência natural da alma clama por estar na presença do Pai e por agradá-lo, como é o caso do José, mas quando estamos afastados, o nosso coração consumido pelo pecado deturpa nossos sentidos impedindo de alegrar-nos pelas ações de Deus no outro.Como está o nosso olhar? É de misericórdia ou de julgamento? Dependendo da resposta podemos perceber o quanto estamos distantes de Deus e precisando ser purificados. Algo que também nos ajudar a purificar o olhar é o sacramento da reconciliação e o exercício constante do exame de consciência. A inveja pode ainda ser sinal da tristeza por não ter tanta proximidade/intimidade com o pai e encontrar-se tão cego que não sabe como voltar atrás e recobrar essa relação. Por isso é necessária nossa paciência, amor, misericórdia e oração por nossos inimigos, aqueles que nos querem nosso mal.
"44.Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. 45.Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos." 
(Mt 5, 44-45) 
Dos 10 irmãos mais velhos que José, só um deles tentou protegê-lo das maldades que planejavam e, falhou nesse cuidado. Jose´ foi vendido a estrangeiros e os irmãos contaram para o pai que o garoto havia sido devorado por animais.

Às vezes, quando ocorrem mudanças em nossa vida, demoramos a entender, relutamos em aceitar, quando o mais sábio seria perguntar a Deus o que Ele quer de nós naquele determinado lugar. Devemos ser dóceis e disponíveis para que o Santo Espírito possa nos conduzir mesmo quando tudo ao nosso redor parece confuso. Foi isso que José fez, sua fé e confiança eram tão grandes que ao invés de murmurar ou se lamentar ele deixou-se conduzir. Quantas e quantas vezes agimos como crianças mimadas e birrentas quando algo não acontece conforme queríamos? Será que estamos sendo maduros em nossas atitudes? E então, o jovem começou a se destacar no serviço pelas qualidades já citadas, por sua castidade, fidelidade e por ser trabalhador. Ele sempre mostrava-se confiante na graça divina, reconhecendo o que é de Deus e sendo grato. (“Porventura, não pertence a Deus, replicou José, a interpretação dos sonhos? - Gen 40, 10). O dom é presente de Deus e deve ser usado para o bem, José sabia disso. E, como todo bom servo, o jovem era humilde. (“Não sou eu, respondeu José, mas é Deus quem dará ao faraó uma explicação favorável.”(Gen 41, 16). Tamanha era sua intimidade com Deus, que até aqueles que viviam ao seu redor percebiam seus jeito diferente e respeitam-o: 
38.“Poderíamos, disse-lhes ele, encontrar um homem que tenha, tanto como este, o espírito de Deus? 
39.E disse em seguida a José: “Pois que Deus te revelou tudo isto, não haverá ninguém tão prudente e tão sábio como tu. (Gen 41, 38-39)
Sua gratidão, reflete-se ainda no nome de um de seus filhos: "Chamou ao segundo Efraim, “porque, disse ele, Deus tornou-me fecundo na terra de minha aflição.” (Gen 41, 52). Aprendamos pois a superar nossas aflições com Cristo!! Nosso Deus é um Deus do impossível, um Pai amoroso e misericordioso, não quer ver-nos tristes.
José é cheio de clemência e generosidade, podemos percebê-lo ao longo da narração, mas em especial quando ele se revela para os irmãos. Como clemência não é muito comum, vou explicar seu significado aqui. Clemência nada mais é que o sentimento ou disposição para perdoar as ofensas e/ou minorar os castigos; indulgência, bondade, benignidade. José buscou não guardar mágoas, nem levar pesos desnecessários na alma, ajustou a visão com a de Deus e enxergou na angústia uma oportunidade de responder ao Seu chamado da melhor forma. Ah, e ele também era prudente.
Já quase encerrando, quero ressaltar as belas palavras de Jacó para José antes de morrer.
"22.José é broto de uma árvore fértil, broto de uma árvore fértil junto à nascente: seus ramos crescem acima do muro.
23.Provocam-no, atiram contra ele, atacam-no os flecheiros,
24. mas, seu arco permanece firme, seus braços e mãos desembaraçados pelas mãos do Poderoso de Jacó, pelo nome do Pastor, que é a pedra de Israel,
25. graças ao Deus de teu pai, que te ajuda, graças ao todo-poderoso, que te abençoa com as bênçãos do céu altíssimo, com as bênçãos do profundo abismo, com as bênçãos dos peitos e do seio.
26. As bênçãos de teu pai sobrepujam as bênçãos das antigas montanhas, as aspirações das colinas eternas. Que elas desçam sobre a cabeça de José, sobre a fronte do príncipe de seus irmãos!"    (Gen 49, 22-26).
Que coisa linda de um pai falar pro filho né?! Esse pai teve 12 filhos, uma árvore fértil. José foi um grupo que cresceu junto à nascente, ora, essa nascente nada mais é do que aquela que jorra do coração de Cristo ou mesmo a que sai do lado do trono de Deus, a água da vida, a intimidade com a Trindade.

Ficou curioso sobre a história de José? Quer conhecer e rezar mais com isso? Invoca o Espírito Santo e separa um tempinho, pega a Bíblia Sagrada, caneta pra grifar e/ou caderno pra anotar e procura o livro do Gênesis do capítulo 37 ao 50.

Gostou? Comenta, compartilha com os amigos, me ajuda a levar a Palavra de Deus! ;)

Que o Senhor esteja convosco!!










Comentários

  1. DEVEMOS SEMPRE ESTARMOS INQUIETOS COM AS HISTÓRIAS DA BIBLIA
    É UM MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PRA TODAS AS ÉPOCAS DESDE SEU SURGIMENTO!

    ResponderExcluir

Postar um comentário