Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Santidade - Kyrios Dei

A paz do Senhor esteja convosco!

Dando prosseguimento à Série Pensando na letra das músicas do Despertar Lumen, dessa vez falaremos da música de louvor, que acaba de ser oficialmente lançada pela banda Kyrios Dei. É tempo de Ignis!!


Para facilitar, a letra da música ficará em negrito e meus pensamentos ficarão em letra padrão.

Santidade - Kyrios Dei

Hoje quero te contar
Vem comigo celebrar
A vida do meu Senhor

Já gostei pelo simples fato de envolver quem está escutando. Um autêntico chamado a louvar a Deus e isso é uma das manifestações do nosso carisma Lumen.

Nada foi tão fácil mas, 
Eu perseverei, fui fiel, tudo já passou

É algo sincero e que 'quebra' a falsa ideia de que a caminhada é algo fácil.Não foi à toa que Jesus disse que quem quisesse seguí-lo pegasse sua cruz e fosse. Um incentivo à perseverança e à fidelidade. O "tudo já passou", me remete ao livro de Eclesiastes 3:
1.Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
2.tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
3.tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir;
4.tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar;
5.tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.
6.Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
7.tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar;
8.tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.
9.Que proveito tira o trabalhador de sua obra?
10.Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens:
11.todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro.
12.Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida;
13.e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus.
14.Reconheci que tudo o que Deus fez subsistirá sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede desta maneira para ser temido.

Busque o alto, nunca deixe
De amar o outro
Só assim será feliz
Daqui pra frente eu viverei e realizarei
O sonho mais lindo de Deus em mim

Nossa busca pelo alto deve ser uma constante, na qual só sossegaremos até chegar ao céu. A vida só tem sentido se tiver amor, se for doação. Afinal que graça tem uma vida voltada pra si? É uma máxima comprovada que permeia a nossa comunidade a de "Ser feliz fazendo o outro feliz", eis a verdadeira felicidade, a de devolver ao outro a dignidade. As duas últimas frases me falam de amor esponsal e de uma maior proximidade com a nossa própria essência. Requer desprendimento das próprias vaidades, seguranças, vontades, daquilo que nos afasta de Deus e turva a nossa visão. E é algo que vale muito muito muito a pena, é o que dá sentido à vida, torná-la um sublime sacrifício de amor, em total e livre entrega.

Correrei até eu alcançar
Santidade no meu alvo está
Mas sozinho não conseguirei
Levarei ao meu lado
O amor de irmãos que farei

Ao ouvir e ler sobre essa sede de correr até alcançar Cristo ou o céu ou a santidade, lembro-me de uma passagem nas cartas paulinas, que ele compara a busca pela santidade à vida de um atleta. A santidade é um chamado de todos sem exceção, deve ser buscada diariamente.
" Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a qualquer custo. 23 Faço tudo isto por causa do Evangelho, para me tornar participante dele. 24 Não sabeis que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prêmio? Portanto, correi, para conseguir o prêmio. 25 Os atletas abstêm-se de tudo; eles, para ganhar uma coroa perecível; nós, para ganharmos uma coroa imperecível. 26 Quanto a mim, também eu corro, mas não como quem vai sem rumo. Pratico o pugilato, mas não como quem luta contra o ar. 27 Trato com dureza o meu corpo e subme-to-o, para não acontecer que proclame a mensagem aos outros, e eu mesmo venha a ser reprovado."   (1 Cor 9, 22b - 27)
A parte subsequente vem nos lembrar de que o nosso ser foi criado para a coletividade, para sair de si e ir ao encontro do outro, diferente do que a sociedade muitas vezes quer nos ensinar erroneamente. A fraternidade é também um caminho de santificação. A convivência nem sempre é fácil, lidamos com pessoas muito diferentes de nós, com suas feridas, dores e amarguras. A sociedade é um convite ao exercício da misericórdia e do amor, e muitas vezes desperdiçamos chances  preciosas de mostrar ao outro que ele pode superar suas dores, que as feridas podem sarar, que o amor e o perdão são ótimos remédios para isso. Fraternidade também requer paciência, de aceitar o tempo do outro, de respeitar. O dia a dia nos traz inúmeras possibilidades de estreitar os laços com nossos irmãos. Será que estamos aproveitando essas oportunidades? Ou estamos deixando o outro "passar em branco" na nossa vida?  Os outros, por mais difíceis de conviver que sejam, também são filhos amados do Pai, também são moradas do Espírito Santo. Será que estamos enxergando isso? Será que agimos como jardineiros do belo jardim de Deus, com suas flores de cores, formatos e cheiros diferentes, incentivando esse florescimento ?  Que tal fazer o exercício de buscar as qualidades daquelas pessoas que temos mais dificuldade em lidar ? Podemos nos surpreender e fazer novas amizades com isso. Lembre-se o amor tudo pode superar. Também em suas cartas aos Coríntios, São Paulo vem nos dar um precioso ensinamento para a vivência da fraternidade:
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
(1 Coríntios 13:1-7)               

Levarei ao meu lado 
O amor de irmãos de farei

A nossa vida é como uma árvore, que se cultivada com amor, por amor e pelo Amor, floresce e dá frutos de santidade por onde vai, assim devemos ser. 



É uma grande alegria poder ajudar a divulgar por meio dessa singela homenagem essa música que vem nos lembrar de tanta coisa importante nesse caminho de santidade e nos convida a  viver essa expressão tão bela da nossa vocação Lumen que é o louvor a Deus. Nos lembra que não estamos sozinhos nessa caminhada, da importância de lutar até o fim por aquilo que aspiramos. 

Que o tempo Ignis reinflame os nossos corações e nos mova ao encontro do outro que muitas vezes sequer sabe que é profundamente amado por Deus! Que a chama do Espírito Santo nos purifique de nossas iniquidades e nos faça cada vez mais santos! Que saibamos ser dóceis e corajosos diante do poder do Fogo Abrasador, vivendo assim o sonho mais belo de Deus ao nos criar!

Gostou? Compartilha com os amigos.
Concorda, discorda, quer acrescentar algo? Comenta.
Ajude-me a melhorar o blog, dê sua opinião.

Luz e Ignis!!

Comentários

Postar um comentário