Sobre Ser feliz fazendo o outro feliz - partilha

Olá!

Talvez você não saiba, mas a alguns anos faço parte da Obra Lumen de Evangelização. Nesse tempo sempre escutava muito as pessoas dizendo meio que um lema: "Ser feliz fazendo o outro feliz". Nesse post eu vou dar o meu testemunho/partilha com relação a isso.
Vou me ater a experiências mais recentes. 
Pouco mais de um ano atrás a comunidade passou por uma clarificação do mistério cristológico, e percebemos, graças à luz de Deus, que o cerne do carisma está em promover as obras de misericórdia junto ao Cristo encarnado naquele que está mais abandonado, mais sofredor. Está difícil de entender com esse linguajar? Vou tentar explicar do meu jeito com a própria Palavra. 
No Evangelho segundo São João temos: 
"14.E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade."
São João, 1 - Bíblia Católica Online
Certo, aí está bem claro que Jesus se fez carne e habitou entre nós, não é? Diante desse fato, como então poderemos glorificar a Glória de Deus em Cristo? O Evangelho segundo Mateus 25, 31-40, vem nos dar uma luz à respeito disso.
"31.“Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso. 32.Todas as nações se reu­nirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. 37.Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. 40.Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’"
São Mateus, 25 - Bíblia Católica Online
Ora, agora ficou mais claro, Jesus está no meio de nós, encarnado no faminto, sedento, doente, peregrino, miserável, preso. É por meio das obras de misericórdia para com esses irmãos, que mais somos felizes!!! É amando os mais desprezados, esquecidos, que nos aproximamos do nosso potencial, que afloramos e desenvolvemos o que há de melhor em nós!!
Pausa inesperada para rezar e escutar uma música:
Enfim, foi nesse tempo de clarificação que uma grande mudança se operou em meu coração e percebi que estava de fato me convertendo ao carisma. No momento que me abri para essas vivências, para enxergar naqueles mais desprezados o próprio Cristo a sofrer, uma revolução se fez dentro de mim. E a cada nova experiência com esse amor puro e desinteressado, mas feliz fico. Algo tão simples e palpável que é como deveríamos ser, acolhedores, voltados para fora de si, fraternos, amar pura e desinteressadamente nos faz imensamente feliz. 
Hoje, posso dizer que conheço pessoas que estavam em profundo sofrimento, desacreditadas do mundo e de si mesmas, presas por vícios, trazendo consigo a dor da indiferença, mas que estão (re)descobrindo a dignidade humana, daqueles que são Filhos de Deus, simplesmente por estarem sendo amadas, cuidadas, escutadas. Vocês talvez não tenham ideia do quanto é feliz devolver a esperança a alguém, e a cada experiência dessas, acende dentro de mim um profundo desejo de fazer mais e uma chama de gratidão a Deus por confiar a nós tamanha missão.
Não estou aqui partilhando isso para dizer "poxa vida, como eles são bons", longe disso. Sei que podemos fazer muito mais à medida que entregamos nosso coração e nossas ações em profunda comunhão com Deus. Estamos longe ainda, de atingir tudo que Deus tem para nós. Em meio à cultura da indiferença, buscamos responder com a cultura do encontro, tão anunciada pelo Papa Francisco.
Um convite a trabalhar pela «cultura do encontro» de modo simples, «como fez Jesus»: não só vendo mas olhando, não apenas ouvindo mas escutando, não só cruzando-se com as pessoas mas detendo-se com elas, não só dizendo «que pena, pobrezinhos!» mas deixando-se arrebatar pela compaixão; «e depois aproximar-se, tocar e dizer: “Não chores” e dar pelo menos uma gota de vida».
Uma compaixão, admoestou o Papa, que não é a mesma que geralmente nós sentimos «quando por exemplo vamos pela estrada e vemos uma cena triste: “Que pena!”». De resto, «Jesus não disse: “Pobre mulher!”». Ao contrário, «foi além. Encheu-se de compaixão. “Aproximou-se e disse-lhe: não chores”». E deste modo «com a sua compaixão Jesus participa no problema daquela senhora. “Aproximou-se, falou-lhe e tocou”. O Evangelho narra que tocou o caixão. Mas certamente quando disse “não chores”, tocou também a viúva. Uma carícia. Porque Jesus estava comovido. E depois realiza o milagre», ou seja, ressuscita o jovem.
Trata-se de um discurso que parece atual até para os homens de hoje, demasiado «habituados com uma cultura da indiferença» e por isso necessitados de «trabalhar e pedir a graça de fazer uma cultura do encontro, deste encontro fecundo, deste encontro que restitua a cada pessoa a sua dignidade de filho de Deus, a dignidade de um ser vivo».
Em outra ocasião, para Francisco lembra que:
É bom promover a arte de viver juntos na simplicidade, na benevolência, na fraternidade, bem como educar para a cultura do respeito e do encontro, única capaz de construir um futuro à altura do ideal do ser humano.”
Sendo bem direta, é até difícil colocar em palavras essa felicidade em fazer o outro feliz. É surreal. É ver as mudanças que Deus promove a cada dia em pessoas que muitas vezes precisavam simplesmente de um olhar, de um abraço, de ouvidos, de paciência, e de alguém que os desse esperança e acreditasse neles contrariando a grande maioria da sociedade. Se ao invés de apontar o dedo e condenar, as pessoas parassem para conhecer e ajudar, ou ao menos escutar, o mundo seria muito melhor. 
Sair de si, cura a nossa alma. Não é só frase bonita, é real. Somos curados e curamos ao sair do nosso egoísmo e buscar amar e cuidar do próximo.
É incrível perceber o Evangelho se concretizando! E na boa, minha vontade, era que todas as pessoas tivessem essa experiência, tocassem a Palavra de Deus, fossem os braços de Maria a afagar seu Filho sofredor, abandonado. 
Na busca de ir ao encontro dos mais necessitados, a @obralumen conta com diversos projetos sociais preventivos que buscam a evangelização e acompanhamento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sendo o @natalbrancolumen uma das maiores concretizações desse Amor,que já atinge diversas cidades brasileiras. ⠀⠀
Além disso, temos os projetos voltados para os enfermos(@alegraivos) e idosos( Projeto Irmã Dulce).

“Quando vejo representantes de culturas, sociedades e religiões diferentes unir suas forças, para empreender um percurso comum de reflexão e compromisso em prol de quem sofre, fico muito feliz, pois a pessoa humana é ponto de encontro e instrumento de unidade. De fato, diante do problema do sofrimento humano é preciso saber criar sinergias entre pessoas e instituições, para superar os preconceitos e cultivar maior consideração pela pessoa enferma” 
 Francisco disse:
 “Estamos cada vez mais cientes de que muitos males podem ser evitados, se houver maior atenção pelo estilo de vida e pela cultura que promovemos. 
Eis porque é importante “prevenir”, ou seja, ter uma perspectiva profética em relação ao ser humano e ao ambiente; ter uma cultura de equilíbrio para se viver melhor e com menos riscos, em diversos âmbitos: educação, atividade física, observância dos códigos de saúde, derivantes de práticas religiosas e diagnose: 
“Isto é particularmente importante se pensarmos nas crianças e jovens, cada vez mais expostos aos riscos de doenças, ligados às mudanças radicais da civilização moderna. É só perceber o impacto que têm sobre a saúde o fumo, o álcool, as substâncias tóxicas, que poluem o ar, a água e o solo, além da alta percentual de tumores. Logo, torna-se urgente uma maior sensibilidade de todos por uma cultura de prevenção para tutelar a saúde”.
Papa Francisco
E é em cada um deles que achamos a resposta para uma felicidade autêntica, que está longe do ter, do poder ou do prazer, mas bem perto do despojamento, da renúncia e da coragem.
Nós da Obra Lumen, descobrimos que a felicidade não está no ter, no poder e no prazer. Acreditamos que a felicidade está em sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro do outro, especialmente daquele que é menos amado e mais sofre. Pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus que é Amor. Portanto, quanto mais amamos incondicionalmente e gratuitamente, mais somos felizes.
”Foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40). A partir desta verdade evangélica, entendemos que aquele que é mais abandonado, é o Cristo Abandonado. “Se desejas verdadeiramente encontrar a Cristo é preciso tocar na carne sofredora de Cristo nos pobres”. (Papa Francisco)
Atendemos milhares de crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social de 20 comunidades carentes de Fortaleza e outras cidades. Oferecemos gratuitamente atividades esportivas, educativas, culturais, profissionalizantes, de evangelização e atendimento médico odontológico.

Temos também 8 casas de acolhimento para homens, mulheres e mães com crianças em situação de rua. Estamos construindo mais uma casa em Pacatuba. Em breve inauguraremos a casa de acolhimento em João Pessoa e temos planos de inaugurar também em Salvador.

As nossas atividades são 100% gratuitas. Não temos convênios fixos. A nossa fonte principal de providência para todas as obras de misericórdia e projetos sociais, está na participação da sociedade!
Nossos projetos buscam mudar a realidade de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social, por meio de Centros Sociais e de Evangelização, que se encontram em comunidades destituídas na capital cearense. Buscando evitar que milhares de crianças entrem nas drogas e na criminalidade, além da evangelização, realizamos gratuitamente atividades esportivas, educativas, culturais, profissionalizantes e atendimento odontológico. 
(Criança atendida pelo Centro Social Lumen da Praia do Futuro - Banco de imagens Obra Lumen)

Quer conhecer nossos projetos e ajudar-nos a mudar a vida de tantas pessoas?! Saiba mais através do nosso site www.lumenserfeliz.com , do nosso WhatsApp( 85 9130-6262), ou no nosso insta @lumenserfeliz. No site ou no insta, você poderá ver mais partilhas, fotos, conhecer melhor os projetos desenvolvidos.
Agenda uma visita aos nossos projetos. Ficaremos imensamente felizes em ter você tocando nessa amostra de céu conosco. Você também pode nos ajudar a transformar esses sonhos de Deus em algo mais concreto, tornando-se um doador mensal por meio do cadastro Ser Feliz. 

Luz e alegria

Fonte:
https://www.lumenserfeliz.com/
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2016/documents/papa-francesco-cotidie_20160913_cultura-do-encontro.html
https://www.comshalom.org/papa-educar-para-a-cultura-do-respeito-e-do-encontro/
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-04/papa-encontro-cultura-instrumento-pessoa.html

Comentários