Humildade

A paz de Cristo!


Como o o título já diz, pretendo falar sobre humildade e, para isso, me basearei na Palavra.
"Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,e dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações".
Atos 14:14-17


Quando rezei e li essa passagem, me veio muito forte a questão da vaidade e de colocar pessoas no lugar de Deus. Sabiamente, ao perceber que o povo estava dando maior atenção a Paulo e Barnabé do que a Deus ou mesmo Jesus, os apóstolos humildemente rasgaram suas vestes em sinal de blasfêmia.

Na linguagem bíblica do antigo e do novo Testamento, rasgar as vestes tem vários significados. Era sinal de luto (Gn 37, 24); de tristeza (2 Sam 13, 19); de blasfêmia (At 14, 14; 22,23; Mt 26,65) e de arrependimento (1Rs 21, 27).

Blasfêmia significa, principalmente, ofender de alguma forma a Deus, a Jesus Cristo e ou ao Espírito Santo, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A maioria dos usos de “blasfêmia” na Bíblia é nesse sentido.

Muitas vezes o mundo vem nos mostrar que para sermos alguém, para sermos enxergados, precisamos aparecer. Um mundo de ostentação de carros, de casas luxuosas, de estilos de vida com gastos exorbitantes, com um padrão de corpos magros e/ou super malhados. Enfim, o mundo está sempre querendo nos fazer buscar a nossa felicidade em coisas temporárias, preocupações vãs. Mais onde está o que realmente queremos, o que realmente nos faz feliz, o que nos preenche e nos faz sentir plenos?

Através de São Timóteo, São Paulo mandou um recado aos que se vangloriam do que possuem: "Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos." 1 Tm 6,17 E, o profeta Isaías nos diz que: "A pretensão dos mortais será humilhada, o orgulho dos homens será abatido." Is 2,17

Fama, beleza, bens materiais, poder, de nada adiantam em um coração que não tenha amor, que não seja sensível e cuidadoso com os outros.

O profeta Jeremias vem expressar as palavras de Deus a nos advertir: "Eis o que diz o Senhor: 'Não se envaideça o sábio do saber, nem o forte de sua força, e da riqueza não se orgulhe o rico!'" Jr 9,22

Já São Paulo se lamentou pelas pessoas "... cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria desonra é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno." Fl 3,19

"Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir.» Jesus perguntou: «O que vocês querem que eu lhes conceda?». Eles responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda.» Jesus então lhes disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?». Eles responderam: «Podemos.» Jesus então lhes disse: «Vocês vão beber o cálice que eu vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais ele preparou». Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. Jesus chamou-os e disse: «Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos, porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos»." Evangelho de Marcos 10, 35-45


Enquanto servos e instrumentos do Espírito Santo, devemos estar sempre atentos à isso. Quem deve receber Glória é Deus e não nós. Padre Pio, nos falava bastante sobre isso:

"A alma cristã deve fugir dos aplausos dos homens."



Assim como Padre Pio, o Eclesiástico vem nos ensinar que ao sermos elogiados a atitude é "Ouve em silêncio, e tua modéstia provocará a benevolência." Eclo 32,9





Vale ressaltar que a vaidade provoca em nós o egoísmo, pois nossas ações giram em torno de conseguirmos atenção. Nisso, acabamos por esquecer do mandamento principal:

"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Assim, em contrapartida, temos a virtude da Humildade. A vida, a inteligência, a família, a beleza, as qualidades, tudo é dom de Deus, então porque alguns de nós ainda insistem em querer os créditos para si?

O Papa Francisco vem nos ensinar que:

“Até mesmo os cristãos, hein! Pensemos nos pelagianos, por exemplo. (segundo os pelagianos, o homem era totalmente responsável por sua própria salvação e minimizava o papel da graça divina). Tudo é graça. É a intervenção de Deus que traz a salvação. É a intervenção de Deus que nos ajuda no caminho da santidade. Somente Ele pode. Mas, nós o que fazemos? Em primeiro lugar: devemos reconhecer a nossa secura, a nossa incapacidade de dar vida. Reconhecer isso. Em segundo lugar, pedir: “Senhor, eu quero ser fecundo. Eu quero que a minha vida dê vida, que a minha fé seja fecunda e vá avante e possa transmiti-la aos outros’. 'Senhor, eu sou estéril, eu não posso, Tu podes. “Eu sou um deserto: eu não posso, Tu podes’”.“A humildade é necessária para a fecundidade. Quantas pessoas acreditam serem justas, como ela, e no fim são pobrezinhas. A humildade de dizer ao Senhor: ‘Senhor, sou estéril, sou um deserto e repetir nestes dias as belas antífonas que a Igreja nos faz rezar: ‘ Ó filho de Davi, ou Adonai, ou Sabedoria, ou raiz de Jesse, ou Emmanuel..., venha nos dar vida, venha nos salvar, porque só Tu podes, eu não posso!’ E com esta humildade, a humildade do deserto, a humildade de alma estéril, receber a graça, a graça de florescer, de dar frutos e dar vida”
Tudo é graça de Deus! Sejamos pois, gratos sempre, pois apesar de tudo que somos, Deus vem fazer morada em nossos corações e nos utilizar para a sua obra. E como é bom, sentir que Deus faz em nossa pequenez. É grande alegria perceber a misericórdia de Deus conosco!

Para finalizar, eu deixo duas músicas como sugestão de oração:

- A tua graça me basta - Toque no Altar





- Deus Imenso - Vida Reluz








Deus vos abençoe e Maria vos guarde!


Luz e paz!

Comentários