Pensando na letra da música de oração do XXXIX Despertar Lumen - Sede de ti

Olá!

Com a graça de Deus, após 2 anos sem retiro Despertar Lumen por conta da pandemia, esse ano de 2022, retornamos e tivemos um retiro no primeiro semestre, que ocorreu agora no início de abril e recebeu o nome de Emanuel, que tem um significado muito especial para a comunidade, por ser o nome do irmão em situação de rua que estava na experiência fundante do carisma Lumen e, claro, por significar Deus conosco.
Desde já, ressalto que ainda não vi formação sobre a espiritualidade desse tema que guiará a comunidade até o próximo retiro logo, o que coloquei nesse post é fruto simplesmente das minhas orações com o tema. 

Para diferenciar a letra da música dos meus apontamentos, colocarei a letra em negrito. 

Sede de Ti 
(intérprete: Lívia Figueiredo feat. Kyrios Dei)
(composição: Lívia Figueiredo)

 [HOMEM]
Eu que ando perdido, preso em gatilhos que me atiram em terra seca, 
Procuro o sentido, sinto o meu peito inquieto por algo a mais 

Esse trecho fez-me lembrar de duas frases bem famosas:
“Fizeste-nos para ti, Senhor, e o nosso coração permanece inquieto enquanto não encontra repouso em ti” (Agostinho, Confissões).

“Há um vazio no coração do homem do tamanho de Deus que não pode ser preenchido por qualquer coisa criada, mas somente por Deus, o Criador, conhecido através de Jesus” (Blaise Pascal, Pensées). 

Vivemos em constante batalha espiritual, em um mundo, que quer nos afastar cada vez mais da Trindade e de seus ensinamentos. Muitas vezes tentam nos confundir, com ideologias, heresias,  pautando o valor da vida de acordo com o Ter, o Poder e o Prazer, quando o que nos é de fato necessário, é o SER, o ser aquilo que fomos criados, buscando a imagem e semelhança com o Senhor. 

Essa questão do vazio, também me remete à um famoso psiquiatra que esteve em campo de concentração e sobreviveu à 2ª Guerra Mundial, o Viktor Frankl. Ele contribuiu muito no campo da saúde mental, nos fazendo pensar acerca do sentido da vida por meio da Logoterapia. Os índices de depressão e suicídio, só aumentam, as pessoas não sabem o valor de suas vidas, não sabem o sentido de suas vidas. Todos, sem exceção somos valiosos, não por nós mesmos, mas por graça divina. Somos únicos e fomos criados com muito amor. Cada um de nós tem seu papel no mundo, porém esse chamado muitas vezes passa despercebido. 

Minha sede não se acaba, e minhas próprias lágrimas não podem me saciar 
Minha sede é de uma água que não encontrei nos poços daqui 

Já essa parte, me leva ao Evangelho de João, capítulo 4, que narra o encontro entre Jesus e a Samaritana. 
“Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: ‘Dê-me um pouco de água’. A mulher samaritana lhe perguntou: ‘Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?’ (pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) Jesus lhe respondeu: ‘Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva’. Disse a mulher: ‘O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?’. Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’.” (Jo 4,7-14)

Jesus tem sede da nossa alma e a nossa alma te sede de Jesus. Outras águas, outras fontes, só nos ferem, nos enganam, mas Cristo é a água viva.

“A mulher lhe disse: ‘Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água’.” (Jo 4,15)
Já tentei preencher meu coração 
Tanta coisa mas sempre foi em vão 
Nada parece servir 
Pra saciar essa sede de Ti 

O que o mundo tem a oferecer, não alimenta a nossa alma, apenas a deixa mais sedenta de Deus, de sentido, de dignidade. 
"Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? (Salmos 41, 3)"

[JESUS ABANDONADO] 
Eu que faço toda dor minha dor, E se me ferem ainda assim me deixo derramar 
Vejo o sofrimento e não permaneço indiferente, corro e torno aquele o meu lugar 

Jesus assumiu nossos pecados, pecados que geram dores profundas. 
"Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado". (Isaias 53,4)

Jesus não é indiferente àqueles que sofrem e nos convida a também não sermos, pois Ele próprio sofre neles.  

“Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso. 32.Todas as nações se reu­nirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. 37.Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. 40.Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’ 41.Ele se voltará em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.* 42.Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43.era peregrino e não me acolhes­tes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’. 44.Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’. 45.E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes peque­ninos, foi a mim que o dei­xastes de fazer’. 46.“E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.”" Mateus 25, 3-46
Minha sede é de almas, me encarnar, assumir toda a dor 
Minha sede é de almas, encontrar, curar, gerar o amor

O Senhor tem sede de nós. O papa Francisco não cansa de exortar-nos e incentivar-nos a ir ao encontro daqueles que mais sofrem, os mais abandonados, mas ruas, nas periferias, nos hospitais, nas prisões. É nesse movimento de ir ao encontro que o carisma Lumen se fortalece, se alimenta, ganha vida, tem sentido. 
Jesus continua tendo sede. Sede de homens e mulheres, adultos e jovens que o sigam. Sede de discípulos dispostos a levar adiante sua missão de evangelizar. Sede de difusores do seu reino. Sede de ver sua obra completada por todos aqueles que se dispuserem a completar neles próprios o que faltava na sua paixão, porque a salvação da humanidade é uma obra solidária, visto que Deus não salva a humanidade sozinho. Deus precisa da vontade da humanidade para salvá-la. Ele precisa de cada um de nós. 

Fui esquecido aqui à margem e sofri 
Tão só, com sede de Ti 

Cristo foi humilhado, cuspido, ridicularizado, flagelado, e recebeu o tipo de morte mais cruel e desprezada da época. Jesus, sofreu na carne as dores da humanidade. 
"Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: “Tenho sede”." João 19, 28

“No encontro com a samaritana, junto ao poço, surge o tema da ‘sede’ de Cristo, que culmina com o grito na cruz: ‘Tenho sede’ (Jo 19, 28). Certamente, esta sede, como o cansaço, tem um fundamento físico. Mas Jesus, continua dizendo Agostinho, ‘tinha sede da fé daquela mulher’, assim como da fé de todos nós.” papa Emérito Bento XVI

Reparem na promessa bíblica:
"Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. (Isaías 41, 17)" 

[JESUS RESSUSCITADO] 
Eu que venço a morte, quero fazer-te homem novo e transparecer no teu olhar
Ir ao encontro do abandonado, pra consolar suas chagas e por elas te curar 

Quem conhece a história de Santa Teresa de Calcutá, provavelmente já ouviu falar como a Obra de Deus por meio dela começou. Quando ainda era uma simples religiosa com o nome de Irmã Abnes, Santa Teresa de Calcutá, sentiu no seu coração o forte apelo de doar a sua vida pelos mais pobres e necessitados, após a súplica de um mendigo que dizia “Tenho sede!”. . A sua intenção não era somente dar de beber ou dar de comer a quem tinha sede e fome – o que já seriam grandiosos gestos de misericórdia – mas Madre Teresa queria ser para os seus pobres um sinal encarnado da própria Misericórdia: que ama e acolhe de forma gratuita, sem querer devolutivas ou explicações.

Minha sede é do encontro, me configurar a ti e socorrer o irmão 
Minha sede é do encontro, que em tua alma é alegria, explosão 

Oração à Virgem Maria: “Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!” (papa Francisco).

Contigo quero estar e ver minha luz brilhar em ti, espero com sede de ti. 

O carisma Lumen é chamado a levar a luz de Cristo a todos que dela mais precisarem, em especial aos jovens e mais pobres. 

[HOMEM/JESUS ABANDONADO]
 Mas ao tocar Tuas chagas, encontro o que faltava 
Preenches meu vazio com Tua luz
 Esse encontro 

O papa Francisco, como bom pastor, vem nos ensinar que:
“Jesus toca a miséria humana, convidando-nos a estar com Ele e a tocar a carne sofredora dos outros”.

Esse trecho da música, também me lembra a passagem do Bom Samaritano. Podemos ver em Lucas 10,33-35. "Passa um samaritano Em seguida, chega um samaritano que estava de viagem. Ele vê, move-se de compaixão, aproxima-se, cuida das chagas, coloca o homem no seu próprio animal, leva-o até a hospedaria, cuida dele durante a noite e, no dia seguinte, dá ao dono da hospedaria dois denários, o salário de dois dias, dizendo: “Cuida dele e o que gastares a mais no meu regresso te pago!” É ação concreta e eficiente. É ação: chegar, ver, mover-se de compaixão, aproximar-se e partir para a ação. A parábola diz “um samaritano que estava de viagem”. Jesus também estava em viagem até Jerusalém. Jesus é o bom samaritano. Nós cristão somos chamados a ser o bom samaritano.

[HOMEM/ABANDONADO/RESSUSCITADO] 
sacia nossa sede 
Já tentei preencher meu coração ver minha luz brilhar em ti 
tão só com sede de ti 

Sedentos estamos, ó Pai
Da Água Viva 
Do encontro contigo
Nos jovens e nos pobres

Nele vivemos a vocação

De ver e cuidar

De Cristo no irmão

           

[JESUS RESSUSCITADO] 
Vem e bebe da minha água viva 
E nesse encontro nos saciaremos 
             Jesus diz hoje a mim e a você: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7, 37). Jesus é aquele que sacia a nossa sede. E de que forma o Senhor a sacia? Ele nos faz ficar inebriados nas fontes de água viva, a qual jorra para a eternidade. Jesus nos mergulha no Seu Espírito, Jesus nos deixa inebriados com Seu Santo Espírito e nos faz plenos e repletos d’Ele [Espírito Santo]. E como nós precisamos deste Espírito, precisamos d’Ele para continuar vencendo, para continuar lutando, para continuarmos em pé no seguimento de Jesus Cristo e não desanimarmos! (homilia do padre Roger Araújo)

- - - FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO E SEJA UM BENFEITOR SER FELIZ: 
Acesse o aplicativo PicPay: https://app.picpay.com/user/lumenserf... 
FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ: 
Instagram Lumen Ser Feliz: https://www.instagram.com/lumenserfeliz/ (@lumenserfeliz) 

CONTAS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA: 
Banco: Bradesco 
Favorecido: Obra Lumen de Evangelização 
CNPJ: 19.614.384/0001-60 
Agência: 0452-9 
Conta: 0025152-6

Comentários