Um olhar sobre o livro A conquista das virtudes - Francisco Faus

Olá, caros leitores!

Confesso que gostei da experiência de escrever sobre o livro que li anteriormente e vim aqui falar do que provavelmente será o último livro lido no ano de 2021. Bom, esse ano entrei em um grupo no whatsapp com pessoas do Brasil todo e alguns resolveram fazer um amigo literário. Para facilitar, creio que todos colocaram uma breve lista com alguns livros que tinham interesse em ler e,  coloquei A conquista das virtudes entre minhas opções. Era um dos que mais queria e a pessoa acertou em cheio. Já conhecia e admirava a forma com a qual o Francisco Faus escreve, a meu ver com clareza e firmeza. 
Ouso dizer, que infelizmente a cultura e sociedade contemporânea têm falado cada vez menos da importância das virtudes para uma vida equilibrada e madura. Em contrapartida cristãos e conservadores têm buscado estudar, amadurecer e aprender como sustentar seus princípios e valores em um mundo tão caótico. 
Na descrição do próprio livro temos que:
"Na primeira parte do livro, mostra o valor e a necessidade das virtudes; na segunda, aponta os caminhos a seguir para a aquisição das virtudes; e na terceira, reúne reflexões e análises muito concretas sobra as virtudes humanas fundamentais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, e diversas outras virtudes ligadas a elas".

 Bom, a primeira parte é composta por 10 capítulos que nos levam com muita maestria a entender o  que é virtude e o que se disfarça de virtude, sua importância no caminho da santidade, as virtudes que podemos adquirir por esforço próprio e as que são graça de Deus (morais e teologais), as nossas limitações (afinal é com a humildade de encará-las que podemos superá-las), os empecilhos para que as desenvolvamos (em especial o orgulho e o hedonismo (busca desenfreada pelo prazer vazio e momentâneo), e muito mais. Uma característica que me encanta no autor, é a facilidade com que aborda qualquer assunto com leveza, bem pautado na Palavra e no Catecismo da Igreja Católica, e com uma clareza impressionante. 

Na segunda parte, conforme já citado, Francisco Faus nos mostra os caminhos para aquisição das virtudes, em 6 capítulos. Segundo o CIC existem  caminhos para adquirir as virtudes, sendo eles a educação , os atos deliberados e a perseverança retomada com esforço. Na formação, buscamos conhecer as virtudes e amá-las, entendendo que vão vias de santificação para nossa santificação e daqueles que estão ao nosso redor. Já a vontade, é o nosso querer, o movimento da nossa alma em ansiar por algo mais, em buscar sair dos vícios e das ações mecânicas, com o intuito de desenvolvimento e aproximação com o bem e com o que é bom. O último passo é a perseverança e seus frutos. Ter o humildade de examinar nossa consciência e identificar os nossos vícios não e fácil, é doloroso e é normal fazermos um movimento de negação daquilo que temos a melhorar ou de procrastinação com a mudança, por isso é tão importante essa perseverança na luta. Ressalto aqui a importância de não querermos lutar sozinhos, mas contar com a Trindade Santa, Maria, os anjos e santos, assim como aqueles que estão ao nosso redor e presenciam a nossa luta por sermos mais santas/os. 

A terceira parte tem 16 capítulos e é de uma riqueza sem igual. Ao longo dos capítulos vamos conhecendo melhor a prudência, a ordem, a justiça, a fortaleza, a magnanimidade, a paciência, a constância, a moderação, a temperança, a mansidão, a castidade a pureza, Em cada um desses capítulos o supracitado autor destrincha essas virtudes e os malefícios da falta delas, nos levando ao fim a reflexões de como tem sido nossa conduta pessoal para, em posse disso, buscarmos à luz do Espírito Santo combatermos nossas atitudes que têm em suas raízes o poder, o prazer e o ter, que muitas vezes nos afundam em um egoísmo profundo.

Enfim, é um livro muito valioso que nos estimula a amadurecer e desenvolver o que há de melhor em nós para maior serviço à Deus por meio do outro. Inclusive, no processo de canonização dos "candidatos a santos", uma das fases é a de reconhecimento de virtudes características daquela pessoa. Também creio que deva ser revisitado com frequência. O intuito não é tornar-me uma super humana isso soa bem orgulhosa, mas é deixar-me podar dos maus hábitos e condutas, abrindo espaço para desenvolver características que me permitam respeitar e promover a dignidade humana conforme o Senhor nos criou à sua imagem e semelhança. 

Fica o convite para essa excelente leitura que muito tem a acrescentar em nossas vidas. Ah, só mais um adendo, o padre Faus tem um podcast no Spotify, com meditações breves e que valem a pena parar e ouvir na correria do dia a dia. 


Já leu o livro? Deixa aí tua experiência com o livro. 
Tem vontade de ler? Quais as tuas expectativas?

Curtiu o texto? Compartilha com os amigos e parentes e já deixa como uma dica marota de presente futuro. ;)


Deus vos abençoe e Maria vos guarde!


Comentários