Pensando na letra da música NOVA VIDA - Obra Lumen (Música de oração do Encontro Despertar XLII)

No ano de 2023, Deus inspirou novamente a Obra Lumen a realizar 2 encontros Despertar Lumen. segundo do ano teve por tema Lazarus. Segue explanação oficial sobre o tema:

"Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26). Portanto, fomos criados pelo Amor, com amor e para o amor. Essa é a nossa essência e identidade, como filhos de Deus. Amar como Deus ama, de forma gratuita e incondicional, à toda humanidade. Mas ao longo da nossa vida e história vamos nos perdendo de nós mesmos, daquilo que fomos criados para ser. Vamos então nos desconfigurando, sendo anestesiados e adormecidos pelo egoísmo e indiferença.

Mas assim como Lázaro de Bethânia, escutamos uma voz que deseja gerar  ressurreição àquilo que já não mais vivia e nos chama pelo nome: “Vem para fora! Desperta tu que dormes!” (Cf Jo 11, 43). Somos chamados a romper com as barreiras que nos impedem de amar em plenitude, ofertar aquilo que é sepulcro em nosso coração, retirar as máscaras e faixas que nos aprisionam e acomodam, para que aconteça uma ressurreição em nossas vidas.

E no pobre Lázaro (Lc 16, 19-31), encontramos Jesus Abandonado Crucificado, o Emanuel (Deus conosco) que deseja nos encontrar e gerar esta ressurreição. “Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt 25,40).

“Pelas vossas chagas fostes curados” (Is 53, 5).

Ao tocarmos no Abandonado, Jesus Ressuscitado toca em nossa alma. Através dessa experiência no cotidiano de nossa vida, nasce uma nova forma de vida. Uma nova forma de ser e olhar para a humanidade. O Amor pelo qual fomos criados, ressurge em nosso coração, nos ensinando a verdadeira gratuidade, incondicionalidade e essência de amar ao próximo.

“Já não sou eu mais quem vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Com o auxílio de nossa Senhora Pietá, da eucaristia, vida sacramental e de oração, vamos nos configurando à Cristo. Somos chamados assim a ser luz para o mundo (cf Is 58, 10), sendo presença do Ressuscitado para humanidade, especialmente aos que mais sofrem. Ser feliz fazendo o outro feliz!"

Bom, como já fiz com várias das músicas temas, de louvor e de oração de outros Despertares, vos convido a pensar na letra da música Nova Vida. Nesse post em especial, discorrerei sobre a música de oração. Deixo claro aqui, que são reflexões minhas unicamente. Vamos nessa?!

Escutemos então, esta música para depois, esmiuçar a letra mais atentamente.


Nova Vida Lívia Figueiredo e Caio Cardoso

Vejo no abatido olhar o desejo de ser livre 
De abraçar a luz que irradia de mim
Frágil e pobre coração, que anseio saciar 
Escuta a minha voz a te chamar

Quando o centro das nossas vidas não é Cristo, vamos nos aprisionando nas coisas do mundo, no nosso prazer, no nosso egoísmo, e isso vai gerando uma vida sem sentido. E assim, vamos nos gastando, nos cansando. A nossa alma, cansada, abatida, anseia pelo Amado, quer ser livre, mesmo que assim como Santo Agostinho, busquemos essa verdadeira liberdade em locais errados. Fomos criados por e para Deus e isso faz parte da nossa essência, de quem somos, filhos de Deus. Nossa alma anseia por Deus e Ele aguarda nossa abertura para que Ele tome conta da nossa vida. Remeteu ainda, há uma formação do padre Paulo Ricardo que assisti recentemente sobe como sair da frouxidão espiritual na qual uma das principais vias é a caridade, que nos faz sair de si, enxergando o outro.

Saia da tua escuridão, deixe o egoísmo e a solidão 
Siga a minha voz, vou te guiar
É nova vida que se faz 
Siga não olhe para trás
Sou eu o teu amigo, quero te ressuscitar


Aqui o próprio Cristo nos fala como sair da nossa tibieza/acídia, doença espiritual que nos deixa como que paralisados na fé. É saindo do nosso eixo, saindo de si, e indo ao encontro do outro. A escuridão aqui também remete à morte de Lázaro, amigo de Jesus, o qual Ele afirma a amizade e afirma que quer ressuscitar. Assim Ele também faz com cada um de nós. Esse trecho me lembra algumas passagens bíblicas:
"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento". Esse versículo se relaciona com a exortação de Jesus para as igrejas de Sardes e Laodiceia se arrependerem e voltarem para Ele, porque Ele é paciente e deseja a salvação de todos." 2 e 3:9

O Senhor não nos quer no erro e sofrimento, em seu Amor e Misericórdia nos aponta o caminho, nos convida a ressuscitar, quer fazer um novo milagre em nossas vidas. 

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai". Jo 15.
Mesmo sem me enxergar te escolho 
Mesmo sem me entender te amo
Toco tua alma, quando tocas o abandonado 
E aos poucos vai crescer em ti
Minha presença, minha luz, no encontro 
Toco tua alma, quando tocas o abandonado
Aqui, pensei no Salmo 139, em uma música baseada nele que meus pais cantavam quando eram do ECC. Segue um trecho supracitado:
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito?
Para onde poderia fugir da tua presença?

8Se eu subir aos céus, lá estás;
se eu fizer a minha cama na sepultura,
também lá estás.

9Se eu subir com as asas da alvorada
e morar na extremidade do mar,

10mesmo ali a tua mão direita me guiará
e me susterá.

11Mesmo que eu diga que as trevas
me encobrirão,
e que a luz se tornará noite ao meu redor,

12verei que nem as trevas são escuras para ti.
A noite brilhará como o dia,
pois para ti as trevas são luz.

13Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre de minha mãe.


14Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas!
Digo isso com convicção.

15Meus ossos não estavam escondidos de ti
quando em secreto fui formado
e entretecido como nas profundezas da terra.

16Os teus olhos viram o meu embrião;
todos os dias determinados para mim
foram escritos no teu livro
antes de qualquer deles existir.
Quanto amor de Deus que não desiste de nós, apesar de nossos erros e abandonos!

Aqui também podemos ver a espiritualidade da Obra Lumen, do mistério anunciado do encontro salvífico gerada no encontro do Ressuscitado com o abandonado. A verdade e importância desse encontro já foi proclamada muitas vezes pelo Papa Francisco e por seu formador pessoal, Raniero Cantalamessa. 

É ressurreição o que tenho para ti
Basta ouvir minha voz e sair

Mais uma vez, a própria palavra ver fornecer subsídio para esse trecho:
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5,17)
Quando nos deixamos ressuscitar pelo Senhor, a vida que levávamos já não importa, pois Ele no renova, Ele nos relembra a nossa essência, a nossa dignidade. Escutemos pois, o chamado a sair de nosso egoísmo, letargia, mornidão e nos ponhamos em movimento, de encontro, com aqueles que mais sofrem. Nossas almas clamam por isso. Experimentemos pois esse encontro salvífico!



Deixo aqui, algumas indicações de leituras, livros e formações, que creio terem a ver com o que foi tratado ao longo desse post:
Sobre a cultura do encontro: 
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2016/documents/papa-francesco-cotidie_20160913_cultura-do-encontro.html
Sobre nossa filiação adotiva: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-12/primeira-pregacao-advento-2021-raniero-cantalamessa.html
Livro A pobreza:
https://www.amazon.com.br/pobreza-Raniero-Cantalamessa/dp/851501534X
Formação do padre Paulo Ricardo sobre Frouxidão espitritual:
https://www.youtube.com/watch?v=vspDkJtPDUc&pp=ygUTY29tbyBzYWlyIGRhIGFjaWRpYQ%3D%3D



Caso queira conhecer mais a Obra Lumen e saber um pouco do que fazemos ou mesmo contribuir para que continuemos a evangelizar e anunciar a cultura do encontro, aqui vão algumas informações:
FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO E SEJA UM BENFEITOR SER FELIZ: Acesse o aplicativo PicPay: https://app.picpay.com/user/lumenserf... FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ: Acesse: https://www.lumenserfeliz.com/cadastro Instagram Lumen Ser Feliz:   / lumenserfeliz   (@lumenserfeliz) CONTAS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA: Banco: Bradesco Favorecido: Obra Lumen de Evangelização CNPJ: 19.614.384/0001-60 Agência: 0452-9 Conta: 0025152-6




Comentários