Pensando na letra da música VEM PRA FORA - Obra Lumen (Música de louvor do Encontro Despertar XLII)

No ano de 2023, Deus inspirou novamente a Obra Lumen a realizar 2 encontros Despertar Lumen.segundo do ano teve por tema Lazarus. Segue explanação oficial sobre o tema:

"Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26). Portanto, fomos criados pelo Amor, com amor e para o amor. Essa é a nossa essência e identidade, como filhos de Deus. Amar como Deus ama, de forma gratuita e incondicional, à toda humanidade. Mas ao longo da nossa vida e história vamos nos perdendo de nós mesmos, daquilo que fomos criados para ser. Vamos então nos desconfigurando, sendo anestesiados e adormecidos pelo egoísmo e indiferença.

Mas assim como Lázaro de Bethânia, escutamos uma voz que deseja gerar ressurreição àquilo que já não mais vivia e nos chama pelo nome: “Vem para fora! Desperta tu que dormes!” (Cf Jo 11, 43). Somos chamados a romper com as barreiras que nos impedem de amar em plenitude, ofertar aquilo que é sepulcro em nosso coração, retirar as máscaras e faixas que nos aprisionam e acomodam, para que aconteça uma ressurreição em nossas vidas.

E no pobre Lázaro (Lc 16, 19-31), encontramos Jesus Abandonado Crucificado, o Emanuel (Deus conosco) que deseja nos encontrar e gerar esta ressurreição. “Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt 25,40).

“Pelas vossas chagas fostes curados” (Is 53, 5).

Ao tocarmos no Abandonado, Jesus Ressuscitado toca em nossa alma. Através dessa experiência no cotidiano de nossa vida, nasce uma nova forma de vida. Uma nova forma de ser e olhar para a humanidade. O Amor pelo qual fomos criados, ressurge em nosso coração, nos ensinando a verdadeira gratuidade, incondicionalidade e essência de amar ao próximo.

“Já não sou eu mais quem vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Com o auxílio de nossa Senhora Pietá, da eucaristia, vida sacramental e de oração, vamos nos configurando à Cristo. Somos chamados assim a ser luz para o mundo (cf Is 58, 10), sendo presença do Ressuscitado para humanidade, especialmente aos que mais sofrem. Ser feliz fazendo o outro feliz!"

Bom, como já fiz com várias das músicas temas, de louvor e de oração de outros Despertares, vos convido a pensar na letra da música Filhos de Maria. Nesse post em especial, discordarei sobre a música de louvor. Deixo claro aqui, que são reflexões minhas unicamente. Vamos nessa?!

Escutemos então, esta música para depois, esmiuçar a letra mais atentamente.


MÚSICA DE LOUVOR
Vem pra Fora – Lívia Figueiredo

É tempo de levantar um povo 
Um povo que andava morto 
Enfermo pelo egoísmo
Mas que agora vivo quer estar

Aqueles estão na tibieza/frouxidão espiritual são os que já tiveram uma experiência com o amor de Deus, mas que na correria da vida foram esfriando na relação com Deus. Os "barulhos" do mundo foram como que abafando a voz do Pastor. Foram ensimesmando-se, escondendo-se na rotina de uma ida voltada para si, mas que não traz a verdadeira felicidade, logo, têm saudade dessa comunhão com Deus, mas muitas vezes não sabem como reavivar essa chama.

Aquele que sofre será consolado 
Aquele que dorme será despertado
Basta ouvir e seguir a voz que grita e diz:

Difícil não lembrar dessa bem aventurança:  "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados".
- Mateus 5, 4
Sobre a parte do dormir e ser despertado, lembrei da passagem da filha de Jairo:



"35Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre!"
36Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão somente creia".
37E não deixou ninguém segui-lo, senão Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
38Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz.
39Então entrou e lhes disse: "Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme".
40Mas todos começaram a rir de Jesus. Ele, porém, ordenou que eles saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da criança e os discípulos que estavam com ele e entrou onde se encontrava a criança.
41Tomou-a pela mão e lhe disse: "Talita cumi!", que significa "menina, eu ordeno a você, levante-se!".
42Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos."


Cristo ter nos despertar!


Claro, não posso deixar de colocar aqui a passagem do Lázaro:



11Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".
12Seus discípulos responderam: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar".
13Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.
14Então lhes disse claramente: "Lázaro morreu,
15e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas vamos até ele".

           [...]

17          17Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro  havia quatro dias.

                    [...]


21Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.
22Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires".
23Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar".
24Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia".
25Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
26e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"
27Ela lhe respondeu: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".

Vem pra fora
Deixa a pedra do sepulcro rolar
Tire as faixas, as capas e as máscaras 
Vem pra fora
Vem depressa anunciar
Venha ser o que te criei pra ser!

Continuando a passagem de Lázaro:



38Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
39"Tirem a pedra", disse ele.
Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias".
40Disse-lhe Jesus: "Não falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?"
41Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
43Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora!"
44O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano.
Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".
45Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.

Aqui grifei alguns trechos que estão na música e outro que quero ressaltar. Essa música é de louvor, e há muito tempo, no começo da caminhada, descobri que louvor dentro outras coisas significa o reconhecimento de que Deus é Deus, é uma forma de gratidão. Cristo aqui vem nos ensinar a alegria de um coração grato. 

Saiamos do nosso egoísmo, da nossa indiferença, para voltarmos ao nosso caminho de ascese espiritual. Sempre é tempo de rever o que não está legal, e mudar a rota, e ter uma nova conversão, uma mudança no caminho.

Oooo Oooo



Caso queira conhecer mais a Obra Lumen e saber um pouco do que fazemos ou mesmo contribuir para que continuemos a evangelizar e anunciar a cultura do encontro, aqui vão algumas informações:
FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO E SEJA UM BENFEITOR SER FELIZ: Acesse o aplicativo PicPay: https://app.picpay.com/user/lumenserf... FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ: Acesse: https://www.lumenserfeliz.com/cadastro Instagram Lumen Ser Feliz:   / lumenserfeliz   (@lumenserfeliz) CONTAS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA: Banco: Bradesco Favorecido: Obra Lumen de Evangelização CNPJ: 19.614.384/0001-60 Agência: 0452-9 Conta: 0025152-6

Comentários