Pensando na letra da música RESSUSCITARÁ - Obra Lumen (Música tema do Encontro Despertar XLII)

No ano de 2023, Deus inspirou novamente a Obra Lumen a realizar 2 encontros Despertar Lumen. segundo do ano teve por tema Lazarus. Segue explanação oficial sobre o tema:

"Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26). Portanto, fomos criados pelo Amor, com amor e para o amor. Essa é a nossa essência e identidade, como filhos de Deus. Amar como Deus ama, de forma gratuita e incondicional, à toda humanidade. Mas ao longo da nossa vida e história vamos nos perdendo de nós mesmos, daquilo que fomos criados para ser. Vamos então nos desconfigurando, sendo anestesiados e adormecidos pelo egoísmo e indiferença.

Mas assim como Lázaro de Bethânia, escutamos uma voz que deseja gerar ressurreição àquilo que já não mais vivia e nos chama pelo nome: “Vem para fora! Desperta tu que dormes!” (Cf Jo 11, 43). Somos chamados a romper com as barreiras que nos impedem de amar em plenitude, ofertar aquilo que é sepulcro em nosso coração, retirar as máscaras e faixas que nos aprisionam e acomodam, para que aconteça uma ressurreição em nossas vidas.

E no pobre Lázaro (Lc 16, 19-31), encontramos Jesus Abandonado Crucificado, o Emanuel (Deus conosco) que deseja nos encontrar e gerar esta ressurreição. “Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt 25,40).

“Pelas vossas chagas fostes curados” (Is 53, 5).

Ao tocarmos no Abandonado, Jesus Ressuscitado toca em nossa alma. Através dessa experiência no cotidiano de nossa vida, nasce uma nova forma de vida. Uma nova forma de ser e olhar para a humanidade. O Amor pelo qual fomos criados, ressurge em nosso coração, nos ensinando a verdadeira gratuidade, incondicionalidade e essência de amar ao próximo.

“Já não sou eu mais quem vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Com o auxílio de nossa Senhora Pietá, da eucaristia, vida sacramental e de oração, vamos nos configurando à Cristo. Somos chamados assim a ser luz para o mundo (cf Is 58, 10), sendo presença do Ressuscitado para humanidade, especialmente aos que mais sofrem. Ser feliz fazendo o outro feliz!"

Bom, como já fiz com várias das músicas temas, de louvor e de oração de outros Despertares, vos convido a pensar na letra da música Ressuscitará. Nesse post em especial, discordarei sobre a música tema. Deixo claro aqui, que são reflexões minhas unicamente. Vamos nessa?!

Escutemos então, esta música para depois, esmiuçar a letra mais atentamente.



Ressuscitará – Camila Correia e Daniel Karbage

Vejo um novo tempo há surgir 
Como o sol que rompe a escuridão
 Se ouve uma voz, uma multidão 
Aclamar : Eis-nos aqui!

É um tempo de alegria, tempo de quem estava em profunda apatia, mas que com a graça de Deus vai recobrar as forças. Temos um chamado de sair das trevas do egoísmo e da indiferença que assola nossas almas, para retornar ao que fomos criados para ser. Clamamos por sair dessa escuridão!

Quanto tempo eu perdi?
Vazio e perdido, preso em mim 
Paralisado, preferia me esconder
Mas ao fundo uma voz, ao me eleger... 
Que dizia: VEM PARA FORA!

Somos filhos de Deus, eleitos para ser o Seu Povo! Chega de fugir, se esconder, é Ele quem nos chama. Nosso tempo e perdido muitas vezes em coisas inúteis (tik tok, fofocas, instagram, séries, festas, filmes) e esse muitas vezes é um tempo que se esvai e pode ser utilizado para salvar vidas, para proclamar a Palavra de Deus.

A pedra do sepulcro rolou 
Ao tocar no abandonado 
Minh’alma ressuscitou
Já não sou eu quem vivo
É Cristo quem vive em mim

Aqui faço um paralelo com o anúncio da Ressureição do próprio Cristo que nos convida também a ressuscitar, sair de nós, da nossa indiferença e ir ao encontro do outro, gerando assim um encontro salvífico de ambos. 
2. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. [...]
5. O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.
6. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.
7. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei".
8. As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus.
Assim é a espiritualidade da Obra Lumen. Anunciar esse encontro, e assim como Jesus nos chama a um movimento de saída, e o papa Francisco tanto nos convida, precisamos sair do sofá e partir ao encontro dos que mais sofrem. É o próprio Cristo quem sofre naqueles que são abandonados pela sociedade. Nessa saída de si, no serviço, encontramos o verdadeiro sentido das nossas vidas, ganhamos novo fôlego. 


Definitivamente vou me ofertar
O sepulcro do meu coração, vou Te dar.
Por Tuas chagas, o que era morto, ressuscitará!

Quanto temos pouco que seja de conhecimento bíblico ou mesmo da história dos santos, quanto temos um Encontro com o Senhor, o movimento natural é sair apressadamente, como Maria o fez ao saber da gravidez se sua prima Izabel. Queremos anunciar o tesouro de Cristo à todos. Testemunhar o que aconteceu na nossa vida e na vida das crianças, adolescentes, homens, mulheres, famílias que conheceram o Verdadeiro Amor e tiveram uma mudança concreta em suas vidas, em suas histórias.

O tempo urge, a multidão espera
Tua ressurreição, Tua presença viva (2x) 
E Tua voz a nos chamar...

Basta assistir os jornais, a violência e a pobreza só aumentam. Não podemos mais perder tempo ensimesmados em nosso mundinho. Vidas precisam do nosso sim, do nosso serviço, da nossa oração, do nosso cuidado e amor, da nossa contribuição financeira para manter as casas de acolhimento e centros sociais. Toda ajuda é bem vida. Vale à pena conhecer e fazer essa experiência, seja nas ruas e praças, nos centros sociais, nas casas de acolhimento.


Caso queira conhecer mais a Obra Lumen e saber um pouco do que fazemos ou mesmo contribuir para que continuemos a evangelizar e anunciar a cultura do encontro, aqui vão algumas informações:
FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO E SEJA UM BENFEITOR SER FELIZ: Acesse o aplicativo PicPay: https://app.picpay.com/user/lumenserf... FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ: Acesse: https://www.lumenserfeliz.com/cadastro Instagram Lumen Ser Feliz:   / lumenserfeliz   (@lumenserfeliz) Nesse instagram você pode ver um pouco do que é feito, saber os locais onde estamos inseridos. CONTAS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA: Banco: Bradesco Favorecido: Obra Lumen de Evangelização CNPJ: 19.614.384/0001-60 Agência: 0452-9 Conta: 0025152-6





Comentários