Pensando na letra da música tema Água Viva - Milad (I Encontro Lumen Despertar Água Viva)

Olá, caros leitores!
Resolvi deixar registrado um pouco da  história dos Encontros Lumen Despertar, que retratam os tempos vividos por nós. 
O primeiro despertar de nossa comunidade, mesmo anos antes da nossa fundação carismática, vem nos mostrar que Deus já tinha grandes planos para nós. A arte da camisa retrata uma mão derramando bênçãos em nós, mesmo sem saber quais. Também nos mostrou, durante esse encontro, que foi organizado para nós pelo Grupo São Vicente um ponto muito forte de nossa espiritualidade: A comunhão de carismas. A reflexão do tema desse encontro ainda é muito atual para nós, mas de forma diferente da qual rezamos hoje. No tempo Emanuel, Deus nos grita que tem sede de nós. No tempo Água Viva, Deus é muito claro de que em nossa caminhada, nos tempos de seca, de deserto, aridez espiritual, quando temos sede, Ele nos dá de beber de Sua Água Viva e nos dá forças para continuar a nossa missão, que hoje é muito mais clara. Louvado seja Deus, que nos deu de beber dessa Água Viva e nos fez chegar até os dias atuais, como resposta para a humanidade.
Para escrever, não cheguei a conversar com ninguém que participou e nem nada, são apenas ponderações feitas por mim com a ajuda do meu anjo da guarda e do Espírito Santo. Vamos comigo nessa jornada de pensar um pouco sobre a letra das músicas desse encontro tão especial? 

O que está em negrito, faz parte da letra da música, o restante, são elucubrações minhas. 

Água Viva
Milad

Cada estrada em que eu andei
Eu pensei: daria certo
Toda a terra em que habitei
Terminou em um deserto
Quando Deus achou-me em trevas,disse: Haja luz!
Quando Deus achou-me em guerras, disse: Haja paz!
Quando Deus achou-me em negras nuvens de tribulações
Fez nascer um arco-íris do céu, no meu coração
Toda vez que eu tive sede, Ele deu-me de beber

Esse início faz-me pensar na vida sem Deus, caminhando pelas próprias forças, meio sem rumo, sem um sentido. E o trecho seguinte, remete-me à passagem da criação, no livro do Gênesis:
"2.A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
3.Deus disse: “Faça-se a luz!”. E a luz foi feita.
4.Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
5.Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.

Deus não desampara os seus, mas também está na Palavra que tudo tem seu tempo. É possível que quem escreveu a música tenha precisado passar por toda esse sofrimento para conseguir parar e ouvir a voz de Deus, assim como a Samaritana sofria antes do seu encontro com Jesus.  

Quando lemos o Antigo Testamento, percebemos o arco-íris como um sinal da aliança entre Deus e Noé. Vajamos ainda no livro do Gênesis, capitulo 9:

"12.Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras.
13.Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra.
14.Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens,
15.e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda a espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura. 
16.Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que estão sobre a terra”.
17.Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra”."
          Na música, o arco-íris ganha uma conotação de que o encontro com Deus um sentido, deu cores à uma existência que estava até então em trevas, escura, sem uma poética, apenas a dureza a vida cotidiana. 
          Novamente, sou remetida ao Evangelho segundo João, capítulo 4, quando Jesus encontra a samaritana no poço. Vemos um pequeno trecho:
"13.Respondeu-lhe Jesus: “Todo aquele que beber des­ta água tornará a ter sede,

14.mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna”.

15.A mulher suplicou: “Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!”."
Diante da Verdade, as coisas do mundo perdem seu valor, e vamos sentindo mais e mais essa sede do encontro com Deus que deve ser alimentado constantemente, uma sede que nos movimenta, que nos tira de si para fazermos o que o Senhor nos chama a ser, pois é aí quem está o sentido do nosso existir. 

Água viva, deu-me de beber
Água viva, deu-me de beber
Água viva, deu-me de beber

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado". João 7:37-39
Pensando na Palavra, essa música poderia ter sido feita pela samaritana, mas também poderia remeter a minha história ou mesmo à sua que está lendo esse post. Para um pouco e vai fazendo memória de como foi o seu primeiro encontro com Jesus. Ainda não somos santos, e muitas vezes temos nossas recaídas nos mesmos pecados ou em outros, e acabamos voltando pro poço do mundo. Será que estamos precisando renovar esse encontro? Será que estamos nos permitindo receber essa Água viva?


Muitos anos depois, foi dado a um grupo de acolhida o nome de Água Viva. Era um grupo de adultos maduros e idosos. Muitos eram pais dos jovens que estavam nos grupos. Por vários anos esse grupo existindo e forneceu para os que participavam de fato essa Água Viva, gerando uma alegria e fraternidade muito grandes. Por inspiração divina, o grupo encerrou dando origem à um maior chamado grupo Famílias.  

Sentiu vontade de partilhar ou dar seu testemunho depois de ler esse post? Comenta aqui. Indica para os amigos. Temos um post posterior, pensando na música desse Encontro e, vos convido a conferir lá também, o que foi escrito, pois acredito serem complementares na explicação dessa espiritualidade. 

Comentários