Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Novo Dia - Missionário Shalom

Olá!

Nesse post, vou colocar reflexões minhas sobre a música Novo dia, do Missionário Shalom, que foi a música tema do Despertar Lumen Kairós. O professor Felipe Aquino vem nos dizer o significado de Kairós:
Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.¹
Vemos muito esse termo como o "tempo da graça". Enfim, vamos deixar de conversa e partir pra música?




Em cada novo dia, que em cada amanhecer
O meu primeiro olhar encontre sempre o teu
Em cada madrugada, que em cada anoitecer
Meu último desejo seja em ti me perder.


A música transmite um profundo desejo de entrega e confiança em Deus. A ler esse primeiro parágrafo, sou levada a pensar no Primeiro Mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas". No Evangelho de Mateus, vemos que Pedro, ao tirar os olhos de Jesus, em meio à tempestade, começou à afundar. Nisso, mostra-nos a importância de manter nossos olhos sempre em Jesus, pois assim caminhamos rumo à santidade com maior segurança.

Me lançar no mar do teu coração
Me guardar na segurança de tuas mãos
Me confiar ao teu amor

Opa, parece-me que a música foi feita com alguma inspiração na passagem do Evangelho de Mateus (Mt 14, 22-36). Quando faço meus estudos bíblicos e lectio divina, costumo prestar bastante atenção aos verbos utilizados nas passagens, pois eles podem nos dizer bastante. Nesse trecho temos o verbo lançar, em uma atitude novamente de confiança. Logo em seguida, vemos que a pessoa não se lança em qualquer devaneio mundano, mas no mar do coração divino e, algo bem importante, se guarda na segurança das mãos de Deus. Ela deixa bem claro essa confiança no Senhor.

Que em cada novo instante, eu consiga encontrar
O teu amor constante a me conquistar
Que em cada novo momento, eu possa corresponder
Ao teu amor imenso e só por ti viver.

Percebo aí o desejo de um coração decidido, mas consciente de suas faltas e falhas. Uma certeza que a Palavra nos mostra, é a da constância do amor de deus por cada um de nós, que insiste em nos perdoar, nos atrair, nos surpreender, nos (re)conquistar a cada novo dia. E, mesmo sabendo das limitações, reforça o desejo de corresponder a esse amor e viver em função dele, que para mim, soa como o chamado/função da nossa vida: corresponder ao amor da Trindade Santa e por ela viver. 

Me entregar confiante ao Teu querer
Desejar somente por ti cada novo dia viver.

Um despojamento profundo de si, pois, como diria uma música do Diego Fernandes: "Eu não tenho medo de ser de Deus /De entregar meu futuro pra Ele /Pois Ele tem /sempre o melhor pra mim /Ainda que eu não entenda / Deus tem o melhor pra mim"². As palavras mais uma vez são decisão e confiança.

Te amar com tudo o que tenho e sou
Teu amor tão perfeito lança fora todo o meu temor
Me dá forças pra que em cada novo dia
Eu viva assim: em Ti, Senhor.


Enxergo esse trecho quase como um grito de gratidão, amor e liberdade. Liberdade? Sim! A liberdade de quem escolhe entregar suas vidas nas mãos mais confiáveis, nas mãos do Criador! Disponível para corresponder aos sonhos de Deus ao nos criar. E de posse da certeza do Amor de Deus, e despojados de nossas vontades, permitimos que todo temor que o mundo possa querer nos colocar, vai embora. Aqui, percebemos a influência da 1ª Epístola de João, capítulo 4:

7 O AMOR VEM DE DEUS
Caríssimos, amemos-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.
8 Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.
9 Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.
11 Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é plenamente realizado.
13 A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu do seu Espírito.
14 E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
15 Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16 E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor. E ele amou primeiro Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
17 Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois assim como é Jesus, somos também nós neste mundo.
18 No amor não há medo. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o medo, pois o medo implica castigo, e aquele que tem medo não chegou à perfeição do amor.
19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
21 E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.
Te amar com tudo o que tenho e sou
Teu amor tão perfeito lança fora todo o meu temor
Me dá forças pra que em cada novo dia
Eu viva assim: apaixonado por ti, Jesus.

Bom, é uma bela música e que tem muito a nos ensinar. Então, que tal você também fazer a sua análise da música? Ela pode te mostrar ou transmitir outras coisas que não percebi.
Estejamos pois, atentos para viver esse tempo da graça em nossas vidas, partindo da certeza do amor de Deus por nós e cuidando dessa relação tão profunda entre Pai e filho(a). Não deixemos a graça passar por descuido, é da nossa vida e do sentido dela que estamos falando.

Luz e Paz!!


Fonte:
1. http://cleofas.com.br/significado-de-kairos/
2. https://www.letras.mus.br/diego-fernandes/1055202/

Comentários