Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Adoramos o Verbo - Toca de Assis

A paz do Senhor esteja convosco!

Nesse post, continuaremos com mais uma música da série sobre as músicas tema, oração ou louvor dos retiros Despertar Lumen. Como não sei todas as músicas, estou me atendo mais às tema. A escolhida desse post, é a música tema do Despertar Seraph. Esse retiro aconteceu em 2008 e foi o 27º retiro Despertar Lumen.

Antes de falar na música, vou discorrer um pouco sobre o significado de Seraph.  No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas. A mais influente de tais classificações com 9 coros foi estabelecida por Dionísio, o Areopagita, entre os séculos IV e V, em seu livro De Coelesti Hierarchia. Contudo, depois de Dionísio, outros escritores também fizeram suas classificações dos anjos, tais como São Clemente, Santo Ambrósio e São Jerônimo.
A primeira hierarquia é formada pelos Santos Anjos que estão em íntimo contato com o Criador. Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a Deus numa constante e permanente freqüência, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos.
Aqui nos ateremos a explicar sobre os serafins. O nome “Seraph” deriva do hebreu e significa “queimar completamente”. Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que “queima”, mas “que se consome” no amor ao Sumo Bem, que é o nosso Deus Altíssimo (Elyon).
Na Sagrada Escritura os Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaías: (Is 6,1-7);
1.No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. 2.Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. 3.Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória! 4.A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo.5.Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! 6.Porém, um dos serafins voou em minha direção; trazia na mão uma brasa viva, que tinha tomado do altar com uma tenaz.7.Aplicou-a na minha boca e disse: Tendo esta brasa tocado teus lábios, teu pecado foi tirado, e tua falta, apagada.
Chega de enrolação, não é?! Vamos à música Adoramos o Verbo.

Adorar-te e encontrar-te em teu altar
E encontra-me a mim a verdade que sou eu
Contemplar o teu olhar em meu pobre olhar
E entender que nada sou diante de ti
E os meus desejos e anseios por ti em minh'alma
Adentrar
Meus pensamentos, razões que se dobram
Perante teu amar
E me faz ver mais além do que os olhos
Podem ver
Sobre véus desse amor seu mistério de luz
Senhor, “que se reconfirme incessantemente a Vossa presença neste templo, e todos aqueles que nele entram notem que ele é a Vossa casa, “o tabernáculo de Deus entre os homens” (Apoc 21, 3) e, visitando esta basílica, encontrem nela a fonte mesma “de vida e de santidade que brota do Vosso coração eucarístico”. São João Paulo II
Bom, começo falado da graça que hoje temos, por poder adorar a Jesus eucarístico, pois antigamente eram poucos os que podiam ir ao Santo dos Santos e estar mais próximos de Deus. A Adoração com a vida é uma das manifestações do carisma Lumen. Então é muito próprio de nós, esse profundo amor por Jesus eucarístico. Não só isso, mas somos chamados a 'ser Eucaristia para o mundo', tirando o foco de nós e indo ao encontro do outro, que tanto precisa de amor, de esperança, de uma escuta sem julgamentos, de perdão...
“O serviço a Deus realiza-se na oração e na adoração, no anúncio do Evangelho e no testemunho da caridade”. Papa Francisco
“É com esta fé que nós celebramos hoje e cada dia o Mistério eucarístico e que O adoramos como Centro da nossa vida e âmago do mundo!”. Papa Emérito Bento XVI 
Ao contemplar o Senhor, nos deparamos com o que está de mais profundo em nossas almas, os sonhos de Deus ao nos criar. Enquanto miseráveis, olhar Jesus, e sentir todo o seu amor e cuidado por nós. Reconhecer Sua Realeza e nossa pequenez e colocar-nos a seus cuidados com confiança e fé. Mais do possamos sequer imaginar, ao contemplar o Senhor, toda sombra se dissipa, toda alma revigora, togo joelho há de se dobrar, é por meio dEle que nossa vida encontra sentido. Seus olhos divinos, veem muito mais do que vemos, com olhos de puro amor ! E pouco a pouco o que era obscuro, vai sendo revelado, com paciência a vida vai sendo guiada por doces caminhos.
“A contemplação de Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, ao passo que é Comunhão espiritual, une fortemente os fiéis com Cristo, resplandecendo no exemplo de tantos Santos”. Redemptionis Sacramentum
E não há nada maior do que essa presença
A me embalar
Os meus tormentos, sofreres, angústias aos
Teus vão se juntar
Tudo pra te consolar
Imolado quero estar
Estando unido a ti no sacrifício da cruz

E nossas dores,
sofrimentos e angústias
encontram sentindo
quando se encontram
com Jesus crucificado
para frutificar,
para consolar o Cordeiro
puro e inocente
que sacrificou-se
em amor a nós.

É tanta gratidão,
tanto amor,
que nosso desejo
é nos consumir por inteiro,
para acender
esse Amor
em outros corações

Adoramos o verbo
Encarnado eterno
Nos prostramos aqui
Para te Adorar

Nos prostramos sim. Reconhecemos nossa pequenez diante daquele que é o Rei dos corações. E adoramos, contemplamos com profundo amor e respeito Aquele que é.
Crendo, esperando e amando, nós Vos adoramos com uma atitude simples de presença, silêncio e espera, que quer ser também reparação, como resposta às vossas palavras: “Ficai aqui e vigiai comigo” (Mt 26, 38). São João Paulo II
Adoramos o verbo
Encarnado eterno
Que se dá em alimento
Corpo e sangue para nos alimentar.

Filho de Deus Pai, encarnou-se para nos mostrar o que é o amor e, não satisfeito, ainda vem alimentar-nos, dependendo de onde moramos, diariamente. E o corpo e sangue de Cristo, Cordeiro Imolado, é alimento para nossa alma e nosso corpo. Quanto amor! Quanto perdão! Quanta alegria por ter um Deus assim! Como é bom ser da Igreja Católica Apostólica Romana!

“Senhor Jesus Cristo, que por amor dos homens, habitais noite e dia no Sacramento, esperando, chamando, acolhendo todos aqueles que vos vêm visitar, eu creio que estais realmente presente nesse Tabernáculo; adoro-vos, abismado que estou no meu nada e agradeço-Vos por tantas graças que me haveis concedido”. São Padre Pio
Você pode ajudar-me a enriquecer esse post por meio do seu comentário. Partilha aí:
o que ela significa para ti, como marcou tua vida?

Senhor, mantém aceso em nós o fervor radiante do Teu Amor com o qual nos inflamastes com o tema deste Despertar, em 2008! Amém

Fonte: http://www.paraclitus.com.br/2013/doutrina/anjos-demonios/hierarquia-dos-anjos/

Comentários