Natal: TEMPO DE LUZ! NASCEU O MENINO JESUS! - Nosso Mistério Cristológico

Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz do Menino Jesus e a ternura da Virgem Maria!
Tudo bem?

No post passado, tivemos a oportunidade de refletir um pouco sobre o Dia de Finados e também sobre os ensinamentos da Igreja Católica sobre o Purgatório. É um mistério em que aprendemos a confiar ainda mais na Misericórdia Infinita de Deus Pai, buscando viver melhor nossa vida e nossa caminhada. A nossa busca pela Santidade deve ser constante e não podemos esquecer que somos estrangeiros neste mundo, ou seja, não somos daqui, somos cidadãos do Céu. Dessa maneira, nossas
atitudes, pensamentos e o movimento do nosso coração devem estar voltados para a Pátria Celeste.
Lembrando a indicação de leitura do post anterior, para a boa vivência desse tempo.

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Isaías 9,1). Esse fato narrado pela Palavra de Deus aconteceu há mais de dois mil anos, no entanto, atualiza-se todos os dias. É ele o motivo que nos faz celebrar o Natal, pois uma Luz brilhou em meio às trevas!
Somos envolvidos pela correria do comércio. Os presentes, as viagens e tantas outras realidades próprias do fim de ano fazem-nos viver um tempo diferente. Mas será que estamos mesmo celebrando o Natal? Ou seja, será que estamos celebrando o nascimento de Jesus, o Deus que se fez Menino, nascido da Virgem Maria, que veio habitar em meio a nós? Ele é a verdadeira Luz que brilhou para o povo que andava nas trevas. Ele veio para nos salvar e nos fazer participantes da Sua
vida divina. Trouxe-nos a grande e esperada libertação; por isso celebramos Seu nascimento! Mas será que em nossos dias, tão agitados e interativos, temos tido tempo para tomarmos consciência desta verdade? Penso que celebrar o Natal sem nos deixar envolver pela ternura do amor de Deus, expresso no nascimento de Cristo, é como participar de uma festa sem conhecer os anfitriões, nem o motivo da comemoração.
Precisamos recordar com urgência o motivo da celebração do Natal e nos prepararmos com dignidade para esta festa sem nos deixarmos levar pelo clima externo do consumismo. Mesmo que isso seja um grande desafio em nossos dias, é preciso fazermos nossa parte como cristãos! Aquela Luz que brilhou na Terra, há mais dois mil anos, é Jesus, a mesma Luz que deseja, hoje, iluminar nossa vida, dissipando toda espécie de trevas que o pecado nos incutiu. Lembremo-nos de que nosso coração é o lugar que Deus escolheu para nascer, pois somos únicos diante d’Ele. No entanto, como Pai amoroso que é, o Senhor continua a respeitar nossa liberdade e espera darmos o primeiro passo na direção certa, para que Sua luz entre em nossa vida. O Senhor quer que aconteça o Natal na situação real da sua casa, seja ela qual for, mesmo que haja muita dor, muitos sofrimentos e pecados, muita divisão e loucura. Justamente por isso o Senhor quer que você viva o Natal. O que vivemos no Natal é real, não uma lembrança. Jesus quer nascer no nosso coração, e isso não é poesia. Ele quer nascer em sua casa, quer ser presente no seu lar, quer em tudo o que você possui e em sua vocação.
A Obra Lumen é chamada a viver, como seu Mistério Cristológico, a Encarnação do Verbo Divino, para, a exemplo de Jesus em sua Kenosis, despojar-se de si mesmo e ir ao encontro do irmão necessitado: “[O Verbo] era a verdadeira luz que ilumina todo homem (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 9.14). Assim, assumindo uma autêntica espiritualidade cristocêntrica, o Membro Lumen é aquele que assume os mesmos sentimentos e atitudes de Jesus em Sua Encarnação, de forma especial: o despojamento, a verdadeira pobreza de espírito, a humildade, a compaixão, o desejo sincero de fazer a vontade de Deus e de fazer-se um com os outros. Assim, celebraremos o Natal, a festa verdadeira da Luz!

Vamos fazer um breve momento de Oração Pessoal? Procure ficar em lugar muito especial, em um clima de tranquilidade e de silêncio. Peça a presença do Santo Espírito de Deus. Vá rezando com tudo o que aconteceu nesse ano e peça que a Luz que vem de Jesus seja sua alegria e seu guia. Peça também que todo o sentido do Natal seja compreendido pelas pessoas. Se puder, vá escrevendo o que Deus for te inspirando.
Após um breve momento de silêncio, deixe que Deus fale em você. Com isso, pegue seu caderno de orações e escreva:
1) De que forma você pode Ser Luz nesse Natal?
2) O que você tem feito para iluminar o mundo? O que você pode fazer para levar a Luz que vem de Jesus para todos?
3) Como você pode fazer Jesus nascer em todos os lugares que você vai?

Dica da Graça: reze e reflita todos os dia s com a Oração ao Menino Jesus.
“Menino Deus, eis-nos aqui diante de Tua manjedoura. Como os reis magos, apresentamos os nossos presentes. Obrigado por ter se encarnado para nos salvar. Pedimos pelas famílias que hoje se encontram divididas, pais separados e filhos mergulhados na droga e no pecado. Olha para Teus filhos, ouve nossa prece. Criança abençoada, pedimos por outras crianças, que também como Tu não têm onde nascer. Menino Jesus, no Teu aniversário, refaz o milagre da distribuição do pão do amor. Porque os homens se esquecem que também são capazes de realizar o que Tu ensinaste. Príncipe da paz, devolve ao mundo a Tua paz. Reaviva, Menino, no coração dos homens, a compaixão, o amor e a misericórdia, para que eles cuidem das crianças do mundo. Que sejam alimentadas, não sofram nem chorem. Menino Jesus, toma em Tuas mãos as crianças. Livra-as da guerra, da fome, da morte antecipada, da morte em vida e da dor que não podem compreender nem deveriam sentir. Cuida das mulheres grávidas e daquelas que querem engravidar. Que os homens sejam como São José e as mulheres como Maria. Livra o nosso mundo do trauma do aborto, Vós que sois a Vida. Devolve o sentido de viver àqueles que perderam a felicidade. Menino que é, coloca no rosto das outras crianças o sorriso, o amor e a segurança. Na boca, coloca a comida e a Tua Palavra. Obrigado, Menino Deus!”
Oremos: “Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dá-nos alcançar, por uma vida santa, Teu eterno convívio. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”

Textos para leitura e que serviram de base:

Por André Luís

Comentários

  1. Olá Ticiana, Paz e Bem!
    Muito obrigada por sua visita e seu comentário em meu Blog. Eu também gostei muito do seu Blog, tem ótimos artigos. Que Deus te abençoe e que seu Blog evangelize cada dia mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário