Família e perdão

Olá!!

Nessa época de Natal e Ano Novo, recebemos muitas mensagens, seja via whatsapp, seja pelo Facebook. Recebi uma mensagem sobre a família e o perdão e, como sou um pouco cismada, fui pesquisar se realmente era do papa Francisco. Após breve pesquisa, tudo leva a crer que sim. Por ter gostado da mensagem, resolvi postá-la aqui para refletirmos um pouco sobre isso.



Colocarei o texto na íntegra e depois farei meus apontamentos.

                                               Família, lugar de perdão
Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença (Papa Francisco).
O papa Francisco já começa deixando claro que aquela família perfeita de comercial de margarina é tudo fachada, puro marketing. Perfeita mesmo, só a Trindade Santa. Somos totalmente humanos, logo, falhamos, decepcionamos, somos decepcionados. Faz parte da vida.Ainda nesse parágrafo ele frisa algo bem importante:
[...]não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão.
Ouso dizer que não há nenhum relacionamento saudável sem o exercício do perdão. Quem nunca teve que pedir perdão ou perdoar, está sendo no mínimo hipócrita. E aí podemos pensar no egoísmo,  no orgulho, do guardar as mágoas ao invés de resolvê-las com maturidade sinceridade e amor.
O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual.
Lembro-me da passagem do evangelho de Mateus que nos diz: "23. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 25. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. 26. Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo" (Mt 5, 23-26). Faz parte do nosso amadurecimento emocional e espiritual, perdoarmos e, assim, deixarmos para trás todas as mágoas e falta de amor que nos prendem e pesam sobre nós, atrapalhando os nossos passos na caminhada. Um coração que perdoa, tem mais espaço para o amor e é livre! É tão triste que muitos de nós ainda insistamos em nos prender às algemas das mágoas, que nos prendem e prendem aqueles que não perdoamos ou não pedimos perdão. Isso só traz um atras na nossa ida. Nos prende em nós mesmos, atrapalhando o nosso movimento natural de amar, de ir ao encontro do outro, de viver a fraternidade. 
Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas.
A família costuma ser o nosso primeiro contato com o mundo. Se onde deveria ser o nosso lar, o nosso aconchego, estamos encontrando mágoas e conflitos, algo esta errado. Algo precisa ser conversado com maturidade e doçura, o perdão precisa ser dado para que a cura possa acontecer. E, como foi dito antes, isso deve ser feito logo. não adiemos o perdão. Peçamos a Deus a graça de conseguirmos dar e pedir o perdão com verdade, assim como o pedimos na oração do Pai Nosso.
Sem perdão a família adoece.
Quando não há o diálogo, o amor, a sinceridade, a tendência de qualquer relação é adoecer. É não fluir. Vai-se criando um peso, uma animosidade, as pessoas vão se voltando mais pra si que para o outro. E alguns podem até adoecer de fato, por obesidade, depressão, anorexia, bulimia, recorrer a adicções (alcoolismo e drogadicção).
O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
Perdão é liberdade para quem recebe e para quem concede. É uma leveza de espírito saber que não há nada pendente na vida. Antes de conhecer esse texto já pensava exatamente da mesma forma, guardar mágoas e não perdoar, é como tomar um veneno e esperar que faça mal ao outro, Na verdade estamos fazendo mal a nós mesmos e, como foi dito, em vários aspectos (físico, emocional e espiritual), pois retendo algo que não faz parte de nós e que não é nada bom. A falta de perdão vai pesando no corpo e na alma. Com isso, acabamos perdendo muitas oportunidades de ser feliz, de viver com mais leveza, de reter em nossa vida e em nosso coração o que realmente importa: O Amor e seus frutos. 
É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença.
O que está faltando na sua família para que ela seja um lugar de vida? O que estamos fazendo para melhorar a nossa família? Estamos promovendo o amor, o perdão e a paz ou esperamos de braços cruzados para alguém tomar a iniciativa e ninguém o faz? Promovemos a cura pelo amor, ou a doença pela falta de perdão, as recriminações e acusações? Sejamos LUZ em nossas famílias!! Sei que não é nada fácil, mas se não tentarmos vai continuar na mesma ou piorar, Enquanto cristãos devemos dar o primeiro passo, perdoar, promover a paz, o diálogo, espalhar o amor puro. 
Enfim, acho que esse convite que faço a sermos luz em nossas famílias vem muito a calhar nessa época de Ano Novo que todos desejamos coisas boas para os outros, fazemos planos. Sabe, se queremos todas essas coisas boas, devemos fazer por onde, plantar as sementes, regar, cuidar e as coisas vão acontecer. Se não nos arriscarmos a mudar, se não ousarmos, teremos sempre o mesmo.
Por hora, é isso! Desejo a todos um coração aberto para as surpresas que Deus nos reserva nesse tempo e que saibamos aproveitar com sabedoria e gratidão, cada uma delas!

Que Deus seja o centro desse ano e de nossas vidas, sempre!


Comentários