Intercessão: Abraçar em Oração o Próximo e as Almas do Purgatório!

Grupo de Novembro - 27/11/2016 
Querido(a) e amado(a) jovem, a Paz de Cristo e a ternura de Maria! Como está sua vida?

No Texto&Partilha passado, meditamos e refletimos sobre as Missões e o Santo Rosário. Cristo nos convida a ir pelo mundo e anunciar o Reino de Deus. É um convite muito bonito e muito verdadeiro. O que fala mais forte ao coração do Cristão é essa Divina Voz, que de maneira muito forte, nos faz o chamado de busca pela Santidade e também que nos dá o incentivo na nossa caminhada até o Céu. Ser Missionário é justamente isso, corresponder à esse precioso chamado, e realizar a Missão, juntamente com toda a Igreja. Não estamos sozinhos nisso, pois o Espírito Santo é quem nos guia e nos dá coragem! Lembre-se que a Missão começa dentro de nós, passando pelo próximo e chegando ao mundo inteiro! O Santo Rosário é a oração mais bela e mais missionária da Igreja. Ao repetir as orações, estamos reafirmando nosso compromisso de levar Cristo ao mundo. Além disso, a busca constante de ser Eucaristia para o Mundo ! Ser Luz para o Mundo !



Nesse mês de Novembro, a Igreja nos convida a refletir sobre a importância da oração de todos para as almas que padecem no Purgatório . No começo do mês, celebramos o Dia de Finados, que faz lembrança às pessoas já falecidas, especialmente pelos nossos familiares que já não estão mais em nosso convívio. Com isso, a Igreja nos pede que nossas orações possam alcançar as almas que mais precisam. Nesse sentido, também precisamos nos aprofundar na Oração da Intercessão. Vamos entender melhor sobre esse tema? Para isso, aqui refletiremos um pouco sobre esse assunto, mas também temos um Texto Auxiliar, que se encontra no link (http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/finados/19.htm) e servirá de ajuda para uma melhor compreensão. Será mais uma ferramenta de estudo e de leitura. Aproveite isso e faça esse exercício proposto no nosso Grupo e na nossa Missão Lumen Pavuna.
Para a Igreja Católica, o Purgatório é um estado onde as almas dos defuntos passam por um processo de purificação a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu. É a ocasião final que Deus dá às pessoas de estarem em comunhão plena com Ele. Assim, o Purgatório é a última conversão, na morte. Quando uma pessoa morre, sua opção de vida torna-se definitiva. Podem existir pessoas que levaram uma vida puríssima, tendo morrido na graça e na amizade de Deus, estando totalmente purificadas. A Igreja ensina que tais pessoas seguem imediatamente para o Céu. No outro extremo, podem existir aqueles que morreram tendo cometido faltas muito graves, sem terem se arrependido e acolhido o Amor Misericordioso de Deus. Esses passariam ao estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus, chamado de Inferno.
O ensinamento católico considera que o ser humano, na morte, ainda tem uma ocasião para se purificar e atingir o grau de santidade necessário para entrar no Céu. O Purgatório é exatamente este estado em que as almas dos defuntos se purificam. Não é uma câmara de tortura e não deve causar medo. O Purgatório é uma derradeira oportunidade para a pessoa tornar-se plena e evoluir até as últimas possibilidades do seu ser. Sendo assim, aqueles que morrem na graça e na amizade com Deus,
mas não estão completamente purificados, têm a oportunidade de passar por essa purificação após a morte.
Com isso, a oração de intercessão pelas almas do purgatório é mais que necessária e é de grande ajuda para esses nossos irmãos cristãos que não estão mais entre nós, e que precisam de purificação. Lembre-se delas, suas amigas, as benditas almas do Purgatório. Elas precisam das nossas orações. Reze por elas, em cada momento do seu dia. Ofereça pequenos sacrifícios. Nunca se esqueça delas. E lembre-se de que elas serão suas intercessoras quando chegarem ao Céu!

Te convido agora para um momento de Oração Pessoal. Fique em um lugar silencioso, e de maneira muito tranquila e verdadeira, peça a presença do Espírito Santo de Deus. Vá pedindo para que Ele ilumine seus gestos, suas palavras, sua mente e o seu coração. Vá fazendo uma oração de intercessão pela sua vida e pela sua alma. Lembre-se de todos aqueles que não estão mais por aqui e interceda por todas as almas do Purgatório. Elas precisam da sua oração e da minha oração. Se possível, reze o terço nesse instante. Aproveite e vá escrevendo tudo aquilo que Deus for colocando em seu coração.
Após um breve momento de silêncio, deixe que Deus fale em você. Com isso, pegue seu caderno de orações e escreva:
1) De que forma você tem intercedido pela Igreja, pelo Papa, pelo seu Pároco, pela sua família e pelos seus amigos?
2) O que você tem feito para dedicar momentos de orações pelos outros e acolher as orações que te oferecem?
3) Como você pode alimentar sua fé nos ensinamentos da Igreja e assim exercitar mais a intercessão pelas almas?

Dica da Graça: reze e reflita todos os dias com a Oração pelas Almas do Purgatório.
“Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união
com todas as Missas que são celebradas em todo o mundo e todas as orações dedicadas; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.”

Textos para leitura e que serviram de base:
por André Luís

Comentários