Humildade

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Olá!!
Estou lendo um livrinho de oração sobre as virtudes de Maria e senti-me impelida a escrever sobre a humildade. Talvez seja por conta desse mundo capitalista que prega 'valores' como a ostentação, onde o ter é mais importante que o ser. Quanta ilusão!! Muito melhor ter a consciência limpa e o coração em paz de quem busca viver conforme a vontade de Deus. Não vou dizer que seja fácil, mas é uma vida que faz sentido, que aponta pro céu, pro que é eterno.






"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus". (Mateus 5,3)
Particularmente, penso que junto aos 10 mandamentos, que depois foram "atualizados" por Jesus no "Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei" (João 13, 34), as bem aventuranças também são um poderoso guia para a santidade. Com isso, Deus quer dizer-nos que "feliz é aquele que percebe estar desprovido de tudo diante de Deus, e que nada tem em si que é capaz de torná-lo aceitável diante de Deus."O que leva o homem a depositar toda a sua confiança e esperança na graça de Deus. A humildade é inclusive algo extremamente necessário para os servos de Deus, pois ela nos deixa totalmente abertos para a livre ação do Espírito Santo em nós.
Vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica fala sobre essa bem aventurança.

§ 2546
"Bem-aventurados os pobres em espírito" (Mt 5,3). As bem-aventuranças revelam uma ordem de felicidade e de graça, de beleza e de paz. Jesus celebra a alegria dos pobres, a quem já pertence o Reino:
O Verbo chama "pobreza em espírito" â humildade voluntária de um espírito humano e sua renúncia; o Apóstolo nos dá como exemplo a pobreza de Deus quando diz: "Ele se fez pobre por nós" (2 Cor 8,9).


Que fique bem claro que a humildade começa com uma atitude de coração e se expressa em uma avaliação honesta de quem somos perante Deus, com nossas virtudes e fraquezas, não nos atendo portanto somente às fraquezas. Por meio da humildade desenvolvemos um ato de gratidão perante Deus, por saber que sua graça nos basta e nos sustenta. Uma pessoa humilde diferente do que muitos pensam nem sempre é "acanhado", mostrando-se confiante. É alguém que sabe honrar os outros e ao mesmo tempo sabe receber elogios sem gloriar-se neles.Sabe que apesar do vaso de argila que somos, Deus quer nos usar para sua Obra, quer que sejamos seus instrumentos e o ajudemos a restaurar a humanidade, a devolver a dignidade do homem. Não porque Ele precisa, mas para que nós cresçamos e vivamos a fraternidade, para que provemos o Amor mais puro. Ele quer que desfrutemos do que é eterno e não nos prendamos ao que é passageiro.

§ 2547
O Senhor se queixa dos ricos porque encontram na profusão dos bens o seu consolo (Lc 6,24). "O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito busca o Reino dos Céus." O abandono nas mãos da Providência do Pai do Céu liberta da preocupação do amanhã. A confiança em Deus predispõe para a bem-aventurança dos pobres. Eles verão a Deus.

A partir do momento que nos reconhecemos necessitados de Deus e entregamos confiantemente em suas mãos, aprendemos a viver na sua providência, certos de que Ele quer o melhor para nós. Muitos de nós, sofre com essa dificuldade de deixar que Deus fique no comando, com aquela coisa de dizer que deixou nas mãos dEle, mas buscando segundas opções caso não dê certo. Confia!! Deus é fiel!! Como é difícil confiar na providência, despojando-se dos nossos planos e expectativas!! É uma luta diária, mas que vale a pena.

§ 2603
De [§1] Cristo, durante seu ministério, os evangelistas conservaram duas orações mais explícitas, que começam ambas com uma ação de graças. Na primeira[a2] , Jesus glorifica o Pai, agradece-lhe e o bendiz porque escondeu os mistérios do Reino aos que se julgam doutos e revelou-os aos "pequeninos" (os pobres das Bem-aventuranças). Sua exclamação emocionada, "Sim, Pai!", exprime o fundo de seu coração, sua adesão ao "beneplácito" do Pai, como num eco ao "Fiat" de Sua Mãe em sua concepção e como prelúdio àquele sim que dirá ao Pai em sua agonia. Toda a oração de Jesus está nesta adesão amorosa de seu coração de homem ao "mistério da vontade" do Pai[a3] .
"Reflita e tenha sempre em mente a grande humildade de Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe." (Santo Padre Pio de Pietrelcina)
Se pararmos para pensar a situação de Maria quando o anjo veio anunciar que Ela era cheia de graça perante Deus e que ela havia sido escolhida para ser a Mãe do Salvador, vemos o quanto ela teve coragem e despojamento. Não percebemos em nenhum momento ela se vangloriando disso, mas vemos sua humildade, gratidão e obediência. Percebemos isso por no Magnificat, no qual descaco o trecho Lc 1, 46-50:
"Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem."

§ 2660
Orar nos acontecimentos de cada dia e de cada instante é um dos segredos do Reino revelados aos "pequeninos", aos servos de Cristo, aos pobres das bem-aventuranças. É justo e bom orar para que a vinda do Reino de justiça e de paz influa na marcha da história, mas é também importante modelar pela oração a massa das humildes situações do cotidiano. Todas as formas de oração podem ser esse fermento ao qual o Senhor compara o Reino.

Nesse quesito me vem muito forte a importância de fazemos Exames de Consciência ao longo do dia. Ajuda-nos a percebemos as graças de Deus no nosso dia a dia e também nos faz perceber o que precisamos buscar melhorar, os nossos avanços na luta contra o pecado.

§ 2833
Trata-se de "nosso" pão, "um" para "muitos". A pobreza das bem-aventuranças é a virtude da partilha que convoca a comunicar e partilhar os bens materiais e espirituais, não por coação, mas por amor, para que a abundância de uns venha em socorro das necessidades dos outros.

Os dons e virtudes não estão em nossas vidas por acaso, são para nossa santificação e para colocar a serviço do Reino de Deus. A graça deve ser compartilhada para frutificar no outro. Não guardemos a graça conosco, pois assim ela seria como aquela moeda que foi enterrada e nada rendeu. 

Se olharmos com atenção o Evangelho de Mateus (Mt 11, 28-30), Jesus nos diz que é manso e humilde de coração. Deixe-mo-nos moldar pelo Espírito Santo, para que Ele nos ajude na luta diária de termos um coração manso e humilde como o do Nosso Senhor. E essa é só uma das passagens bíblicas que fala da humildade, o Novo Testamento está repleto de exemplos da importância da humildade em nossas vidas e da própria humildade na vida de Jesus e dos próprios fiéis.
Vale ressaltar que a pessoa humilde costuma ser consciente e agradecida, rende as graças a Deus, busca que os outros conheçam a Deus e não a si própria, não tem problemas em honrar a quem merece, enxerga suas limitações como provas de ser propriedade peculiar de Deus. Não nos tornamos humildes de uma hora para outra, e a leitura orante da Palavra pode nos ajudar muito nisso, guiando nossos passos e permitindo que tomemos as decisões certas, decidindo-nos pela vontade de Deus em nós.Tenhamos paciência, não nos deixemos desanimar nessa jornada, e jamais tiremos o olhar de Cristo. 




Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)





Comentários