Leitura orante: como fazer.

Olá!!

Bom, já faz um tempinho que aprendi esse método de leitura da Bíblia e posso afirmar que me ajuda bastante a semear o terreno do meu coração para que a Palavra nele cresça e se desenvolva de maneira a dar bons frutos. Em vista disso, vou tentar ensiná-los a fazer essa leitura para que, assim, possam melhor conhecer a Palavra que nos alimenta a alma e a vida.




A leitura orante é dividida em 4 passos, mas antes de começar recomendo que façam uma oração para invocação do Espírito Santo, pedindo a Ele que ilumine e ajude a entender o que Deus quer nos dizer por meio dessa leitura.

Para começar, minha sugestão é fazer a leitura da liturgia diária. Para melhor conduzir, cada fase vai ter perguntas chave. E também deixo como sugestão que separe um caderno anotar as meditações do dia, palavras que saltaram no texto (podem ser grifadas também).

1. Leitura (Verdade)

A leitura é o primeiro passo da Leitura Orante da Bíblia. Ler a Palavra, reler, cada vez mais.Buscar conhecer o que está escrito, até assimilar o texto; tomando o cuidado para respeitar o texto tal como ele é, sem interpretações precipitadas, pensando no contexto em que aconteceu e sem achar que já conhece esse texto. Devemos ler como se fosse a primeira vez.  Estar atento para as palavras, as repetições, o jeito como está escrito, quem aparece no texto, em que lugar, o que fazem, o que falam, podendo até transcrever ou grifar o que considera mais marcante no texto, talvez palavras chave. Observar verbos, promessas, orientações. Depois da leitura inicial podemos nos perguntar:
O que o texto diz ?
 Qual a mensagem central da passagem que você está lendo ?


2. Meditação (Caminho)

A meditação é o segundo passo. Depois de ler a Sagrada Escritura, vamos usar  palavras, a repetição mental ou oral de uma palavra, uma frase, um versículo. Repetir de memória, com a boca, o que foi lido e compreendido. Fazendo uma reflexão de tal forma que da boca e da cabeça, passe para o coração. Já não é mais só o que o texto diz, mas o que esta palavra está dizendo hoje, o que me diz concretamente dentro da realidade em que estamos vivendo. Em sua sapiência, Deus nos dá uma Palavra viva, atemporal. Digo por experiência própria que fico maravilhada com isso. O quanto é incrível ler a mesma passagem em tempos diferentes da vida, mesmo que seja na semana seguinte é no mínimo curioso que Deus nos mostra nuances e olhares diferentes de uma mesma passagem.
Como perguntas que ajudam a guiar esse degrau temos:
O que Deus falou no passado e o que está falando hoje, através deste texto? 
Pensando na passagem a partir da sua vida, da sua realidade pessoal e social.
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? 

3.Oração (Vida)
Chegamos ao terceiro passo. A leitura e meditação se transformam em um encontro mais direto, íntimo e pessoal com Deus, no qual começamos um diálogo, entrando em comunhão amorosa com Deus. Respondemos a Deus, pedimos que nos ajude a praticar o que a sua Palavra nos pede. O texto bíblico e a realidade de hoje nos motivam a rezar. O terceiro passo é a oração pessoal, que pode se dar por meio de uma súplica, um diálogo sincero com Deus, um louvor, uma oração com algum salmo.
E então, podemos nos perguntar:
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Qual a minha resposta diante do que Deus me propõe/me mostra hoje? 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É o transbordamento do coração em ação, em transformação, frutos de conversão. Vale ressaltar que diferente do que muitos de nós pensamos, contemplar não é algo meramente intelectual, que se passa somente na cabeça, a nível de pensamento, mas é uma nova forma de agir, uma mudança no integral no ser. É contemplativa a pessoa que tem o “jeito novo” de ser, viver, ver e assumir a vida, é o vinho novo que nos transforma e nos conduz a uma conversão profunda. A Leitura Orante se torna uma atitude continuada no dia-a-dia por uma ação transformadora em seus mais variados aspectos. Esse passo nos faz pensar em testemunho, em serviço, em doação ao outro.
O questionamento aqui é:
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? O que a palavra impele em meu ser, no que diz respeito à ação (perdoar, testemunhar, amar, servir, respeitar)? 

A leitura orante não é mais um método de leitura, mas é um chamado à conversão e à intimidade com Deus. 

Encerro por aqui, deixando-me disponível para possíveis dúvidas e esperando que tenha explicado de maneira clara, de forma que a partir de agora a relação de vocês com a Palavra possa frutificar ainda mais.

Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)


Luz e paz!

Comentários