Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Em teus braços - Missionário Shalom

Luz e paz!

Dando prosseguimento à Série Pensando na letra das músicas do Despertar Lumen, dessa vez falaremos da música tema do Despertar Magnificat. No qual, tive a grande alegria de servir no ministério de intercessão. Trata-se da música Em teus braços, da banda Missionário Shalom.

Bom, antes de começar a pensar na música, lá venho eu com um adendo sobre a misericórdia (sim, mais uma vez estou falando dela).  Um dos significados da palavra misericórdia, rahamim,  vem do hebraico e quer dizer útero, ventre materno. Entre as derivações, encontra-se a forma rahamim, substantivo plural abstrato usado para “vísceras”, “entranhas”, “sentimento de amor”, “compaixão”, “misericórdia”. Diante disso, podemos considerar a relação do termo com o sentimento materno, por referir-se ao útero,  que indica um órgão único no corpo da mulher, e sentimentos que tratam a misericórdia e o amor, que procederiam desse lugar do corpo. Contudo, o hebraico  também utiliza-se da expressão rahamim para falar de sentimentos de homens e até mesmo de Deus. A expressão rahamim é sintetizadora de sentimentos de compaixão, misericórdia, pela força criadora de afirmar a vida. Rahamim significa assim, um amor profundo e entranhado da mãe para com seu filhinho. Em posse dessas informações, já podemos dar uma olhada na letra da música.

Tudo o que eu quero é habitar em Ti, Senhor
E me perder em Teu amor
Mesmo sem ter nada pra te dar
Disponho a Ti tudo o que tenho e o que sou

A letra parece brotar do fundo do coração de quem teve uma profunda experiência com o amor de Deus. É um ato de corajosa decisão de quem sabe que está seguindo o chamado do Pai. Reflete claramente um coração transbordando de amor, tanto que sabe, que esse amor não está ali para ficar preso em si, mas para colocar-se a completa disposição do que Deus quer fazer dele. Para onde o Senhor indicar que aquela pessoa espalhe esse amor, ela mostra-se completamente disponível para ir. Mostra também a humildade de reconhecer-se pequeno diante da imensidão do amor do Pai. E é uma entrega tão grande, tão bela, que arrasta, que atrai, que chama a atenção por percebermos que não é um simples 'fogo de palha', mas algo que brota do fundo do coração. É o desejo de quem reconhece a misericórdia do Senhor e quer que as pessoas também vivenciem isso, um coração generoso.

Como criança em teus braços
Eu quero sempre estar
Depender do Teu amor
Por toda a minha vida
Já não importa o que virá
Se enraizado em mim está
O amor que me sacia inteiramente


E o desejo é colocar-se inteiramente sob as asas e a condução do Senhor, como uma criança embalada ou que está sendo segurada nos primeiros passos titubeantes. Lembra-me a passagem do Evangelho de João 3,30: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua.". É uma decisão de quem tem a maturidade de reconhecer que o que o mundo oferece não preenche o vazio do nosso peito, mas que vai escravizando a nossa alma. Ele sabe que o melhor é o que é eterno, o que vem de Deus e não quer perder tempo, como aqueles discípulos que deixaram sua famílias e tudo que estavam fazendo e foram seguir Jesus. Quem conhece realmente a Deus, sabe de sua fidelidade, e assim como em Romanos 8, sabe que Ele cumpre suas promessas, cuida de seus filhos, sempre está conosco, sabe e tem o melhor para nós. Vejamos um pouco de Romanos 8:
31 A que conclusão, pois, chegamos diante desses fatos? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas? 33 Quem poderá trazer alguma acusação sobre os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica! 34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, Ele ressuscitou dentre os mortos e está à direita de Deus, e também intercede a nosso favor.
35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou ansiedade, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro”. 37 Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Abandonado em Tuas mãos

Esvaziado eu quero estar
Sem nada mais reter, tudo doar!

O ponto alto da confiança em Deus, a entrega absoluta, despojando-se das vontades, das dores, de tudo e entregando-se por completo, por saber que Deus tem sempre o melhor para nós. Então, se o que o mundo nos oferece é passageiro, por que nos prendermos a isso ? Porque perder tempo em uma luta de braço com o Senhor, quando sabemos no fundo da nossa alma que o que Ele tem para nós é muito melhor!? Claro, não é fácil largar nosso conforto, nossa vontade, nosso comodismo e entregar-se à providência divina; requer maturidade, uma decisão firme, uma fé enraizada. Contudo, com toda certeza, é a decisão mais acertada!


Após ter escrito e publicado esse post, escutei uma música que, para mim, é quase como se fosse o complemento dessa. Infelizmente não tenho vídeo dela, para que conheçam, mas é belíssima. Chama-se 'Me deste asas' e foi composta para o espetáculo Luce, organizado pelo ministério Presença, Ministério Geral de Artes da Obra Lumen. Vou deixar o link da letra, caso queira conferir:
https://www.cifraclub.com.br/obra-lumen/me-deste-asas/

Essa foi a minha forma de enxergar essa música. Você pode ter outras observações e se sentir-se à vontade para isso, compartilha aqui. Caso tenham sugestões de outras músicas que querem que eu coloque aqui e reflita sobre a letra, comenta aí. ;) 

Fiquem com Deus e que Maria os guarde !

Comentários