Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Outra Maria - Kyrios Dei

Olá!!

Mais um post especial de reflexão das músicas do retiro Despertar Lumen. Dessa vez, a música em questão é do Despertar Kenosis. Chama-se Outra Maria. A palavra Kenosis vem do grego “kenwsis”e quer dizer despojamento pleno, ontológico e profundo de si, para que, assim possamos ir de encontro com a Verdade na Trindade Santa. Esta palavra grega evoca uma ação de violência. um quebrantamento radical de si mesmo. Estranhamente ou não, penso no kenosis como um ato de profunda coragem e libertação de tudo que carregamos como nosso, mas que nem sempre nos faz bem, para dar espaço ao nosso eu mais profundo, aos sonhos e planos de Deus para nossa vida. É também um ato de amor, pois eu lanço fora o meu egoísmo, o meu querer, para que Deus venha ser o Senhor da minha vida. Esta obra é descrita na carta aos Filipenses 2, 1-11:
“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”
Então, munidos desse conceito, vamos ao post propriamente dito ?!

Antes, de escutar a música, sugiro que desde já peçamos que o Espírito Santo venha preparar o nosso coração, para o que Deus tem a nos mostrar por meio dessa música.
Ah, um detalhe, a música é da Kyrios Dei, ministério de música católico, pertencente à Obra Lumen de Evangelização, com a missão de ser luz para o mundo através de suas canções. 

Água transformada em vinho,
Vida transformada em ti
Já não sou mais eu quem vivo
É teu amor vivendo em mim

Claramente, pelo menos pra mim, essa música nos faz pensar na passagem das bodas de Caná (Mc 7, 1-15). Naquele tempo, se não me engano, os casamentos duravam vários dias. O vinho tinha acabado e, Maria, como seu coração de intercessora, já atenta às necessidades de quem estava ao seu redor, percebeu a situação. Em sua profunda humildade e simplicidade, pediu ao filho que fizesse um milagre, pois não queria que aquele casal se entristecesse por não ter "o de beber" para aqueles que compartilhavam esse momento tão especial com eles, seriam uma frustração e vergonha. E nisso, eu vejo também a atenção de mãe de Maria para conosco. Muitas vezes, nem nós percebemos as ciladas que estamos caindo e com seu coração sensível, Maria intercede e cuida de nós.
Também tem um significado mais profundo, prenúncio da instituição da Eucaristia na última ceia.
Anuncia a mudança da nossa vida quando nos aproximamos de Deus e deixamos que Ele seja o Senhor de nossa vida. Quando ocorre o kenosis, e nos aproximamos tanto de Deus que quando olham para nós, as pessoas não veem só a nós, mas a Ele também.

Eis, senhor, a minha vida,
Meu pecado, a minha cruz
Quero ser ressuscitado
Em teu amor, meu Jesus

A livre entrega de quem conhece suas misérias e sabe que sem Deus não dá pra viver. O sim para que Deus nos guie no processo de despojamento. Aquela permissão para que o Senhor faça o que for preciso em nossos corações.

Fazer tudo que disseres
Tua vontade, meu viver
Em tua graça vou lançar-me
E tua luz resplandecer

Tanto me remete ao que Maria falou aos servos nas bodas de Caná, como ao momento do FIAT de Maria. Ao dar no momento da anunciação, o seu sim, Maria confiou na Divina Providência, lançou-se com profunda entrega, na vontade de Deus, abrindo mão de seus planos. Não é fácil, é um longo processo, construído no sim de cada dia, com uma vida de oração consolidada e jejum.

O meu ser é restaurado
Treva transformada em luz
Te adorar com minha vida
Usa-me, Jesus

Ante o sim que concedemos à Trindade, as trevas da nossa vida, tais como as mágoas, ódios, vão dando espaço à luz do amor de Cristo. E como ficamos mais leves, quando deixamos pra traz o que não nos faz bem, o que nos afasta de Deus para dar espaço à paz, ao amor, ao perdão e à alegria! A sabedoria de quem tem uma relação de intimidade com o Senhor e sabe que o que Ele sonhou para nós é infinitamente melhor do que nossos planos e sonhos. Quantas vezes já não fomos convidados para algum serviço inesperado e fomos surpreendidos com os mimos de Deus?? Basta um sim!

Adorar com a vida, Senhor
Outra Maria eu quero ser
Como em Caná, faz um milagre
Em minha vida acontecer

E que o Senhor seja adorado sempre e a cada instante em nossa vida, por nossos gestos, palavras e pensamentos. Que o amor flua de nossa alma indo de encontro ao outro, seja ele quem for. Peçamos um coração sensível às necessidades de quem está ao nosso redor. Cuidemos uns dos outros, é tão bom deixar de olhar para o próprio umbigo e sentir que está fazendo o outro feliz, que sua vida é útil ao outros. Se tens um coração duro ou preguiçoso, pede ajuda à Deus, permite que Ele quebrante o teu coração.

Adorar com a vida, Senhor
Outra Maria eu quero ser
Atender à tua vontade
Faz teu amor prevalecer

Um coração entregue, ansioso, de quem conhece a misericórdia do Senhor. Um coração grato e inflamado de amor, que já não para tanto para pensar, mais que segue confiante.

Enfim, espero, ter conseguido um pouco que seja do significado da música e levado os seus corações pra mais perto do Senhor.

Luz e a alegria!!



Comentários