2º Mistério Gozoso - A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.

Olá!!

Venho mais uma vez propor um momento de oração e meditação, passando por uma importante passagem da história de Jesus e da nossa própria salvação. A passagem em que a virgem Maria, repleta do Espírito Santo vai visitar sua prima Isabel, que estava gestante. Sem delongas, peçamos desde já que o Espírito Santo venha nos guiar nesta santa leitura, oração e meditação. 
Lembrando que os mistérios gozosos costumam ser rezados nas segundas e nos sábados.


Passagem Bíblica: Lucas 1, 39-56
"39.Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42.E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43.Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44.Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46.E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47.meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48.porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49.porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50.Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51.Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52.Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53.Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54.Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55.conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56.Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa." 

Vou pontuar algumas coisas que calam em meu coração. Sabendo da boa nova da gravidez de sua prima e repleta do Espírito Santo, Maria vai apressadamente ao encontro de Isabel. Esse é um movimento natural de quem se encontra com o Espírito Santo, o de não deixar a graça só em si, mas ir ao encontro de quem precisa. E, algo, que acho que precisava mais no mundo era a pureza e alegria de um coração que testemunha a graça de Deus na vida do outro. Quantas vezes vemos milagres acontecerem ao nosso redor e não paramos para louvar junto com o irmão? Quantas vezes ao invés de nos alegrarmos com o outro, os invejamos por nossos planos não acontecerem como queremos? Peçamos ao Senhor a graça de um coração puro, alegre e disposto a seguir as inspirações que os Espírito Santo nos dá.
Sabe aquela história de querer ser uma mosquinha para presenciar determinadas cenas? Então, como eu gostaria de ver o encontro de Maria com Isabel! Como falei acima, o Santo Espírito nos põe em movimento e, mesmo dentro do ventre de Isabel, João Batista, por graça divina, reconheceu naquela voz a presença de Deus e se alegrou e, essa alegria reverberou em sua mãe. Não foi preciso dizer nada a Isabel, o Espírito Santo que preenchia o seu ser, a revelou o milagre e grande graça que estava diante dela. Sua prima seria a mãe do Salvador!!
Aqui destaco a fala de Isabel: "45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!". Quantas vezes já não perdemos graças, serviços e experiências por não crermos nas promessas de Deus por nós? Por ter aquele pezinho atrás com algo que nos foi inspirado ou que do nada chegou a nós de alguma forma (seja pela palavra de um amigo, uma passagem, uma música)? A crença, a fé, abre boa parte do caminho para que os sonhos de Deus se concretizem em nossa vida. No que estamos crendo? Como professamos o credo em nossas orações diárias? Deus tem muito para nós, além do que sequer nosso intelecto consiga imaginar. Crer é o primeiro passo para fazer acontecer. 
Poxa, o Magnificat!! O louvor entoado por Maria, em sua profunda humildade, alegria e prudência nos ensina muito. Na alegria, Maria glorifica o Senhor e não a si. Ela demonstra a sua gratidão. Ela, sem esperar recebeu a grande graça de ser a mãe do Salvador! Quem poderia imaginar um milagre como esse, uma virgem dar a luz?! Ela louva não só por si, mas pelas misericórdias do Senhor desde o começo da criação do mundo, na vida de quem a antecedeu e na vida dos que ainda viriam (sim, o louvor dela também se estenda ao que Deus fez e faz por nós a cada dia). Contrariando o que esperavam, de talvez um Deus-Rei guerreiro, rico e poderoso, Jesus nasceria oriundo de uma família simples, uma jovem fiel e seu noivo marceneiro. Jesus nasceria sem pompas nem luxo, mas em meio a muito amor, cuidado e singeleza. A Palavra de Deus foi revelada aos puros e simples, não aos sábios e soberbos. A Palavra chegou e chega a cada dia, para quem muitas vezes esqueceu-se do significado do amor, da fraternidade, do perdão...chega não necessariamente por palavras, mas por gestos concretos de importar-se, de cuidar, de amar, de abraçar, de dar pão a quem tem fome, de dar atenção e tempo a quem se vê esquecido. Quem perde-se em busca de poder e bens materiais, deixa de viver a liberdade de "nada ter para tudo dar". Para quem divide o que tem e aqui eu ressalto os dons, a própria vida em Cristo, encontra a verdadeira liberdade, uma vida com sentido verdadeiro.
Por seu louvor, suponho que Maria tinha considerável conhecimento das promessas do Senhor e, atenta como era, percebeu que essas promessas não eram como nossas promessas humanas, mas as promessas de um Deus fiel, que cumpre o que diz, que não abandona seus filhos à própria sorte. Você já parou para anotar e/ou observar o que Deus já prometeu e cumpriu na sua vida? Na vida de quem está ao seu redor? Nos sonhos e projetos inspirados em sua comunidade ou paróquia? Parou para louvar por isso? Muitos só recorrem a Deus em seus momentos de angústia. Esquecendo-o e deixando-o de lado quando tudo está indo bem. Estranho né? Por que será que muitas vezes esquecemos de dividir também nossas alegrias com Deus?
Talvez já tenha falado demais. Vou deixar que parem e pensei em tudo que aqui está.

Deus vos abençoe ! 

Luz e alegria!

Comentários