Conhecendo santa Gemma Galgani

A paz de Deus!

Olá!
Para quem não sabe. faço parte da Obra Lumen de Evangelização e, a cada semana nos é proposto algum desafio, que nos impulsione em nossa busca pela santidade. Segue o texto do desafio:
"[DESAFIO DA SEMANA]
"Posso, apesar de minha pequenez, aspirar a santidade" (Santa Teresinha).
O Desafio da Semana vem propor a você a buscar conhecer algum santo novo, que ainda não conheça... Que tal criar profunda intimidade com alguém novo??? Nosso caminho é em busca da santidade e é muito importante que procuremos apoio nas coisas do céu, com pessoas do céu, aqueles que já alcançaram a santidade. Então é tempo de você pesquisar sobre a vida daquele santo que você apenas ouviu falar ou até mesmo procurar nomes desconhecido para você. Abra seu coração ao novo de Deus! #DesafioDaSemana #EuVivoODesafioDaSemana #LuzQueBrilha#EuSouLuzQueBrilha #BuscarASantidade"
Como já me falaram bastante de santa Gemma Galgani e eu nunca fui atrás de conhecer de verdade, decidi que conhecê-la seria o meu desafio. Logo, vou dividir com vocês algumas das minhas descobertas sobre essa santa.
Uma característica que logo chamou minha atenção foi que, assim como são Padre Pio, ela tem uma profunda relação com seu anjo da guarda. Acho que, muitas vezes, não usufruimos devidamente da presença desses celestiais guardiães. Desde muito cedo, ela soube aproveitar essa relação não só para a sua santificação, mas para ajudar na sua comunicação com outras pessoas. Diante disso, fica o questionamento, como está sua relação com o seu anjo da guarda? Você costuma convocá-lo a participar do seu dia a dia? Fica a sugestão...vamos nos aproximar desses mensageiros de Deus!
Em 1899, Cristo lhe dá o dom das estigmas. Na oração, sua sangue; no seu corpo, além dos sinais dos pregos, aparecem as chagas da flagelação. Suas luvas pretas e a sua veste escura e estreita escondem os sigilos da Paixão. Estas estigmas se abrem, dolorosas e sanguinolentas, toda semana, na véspera das sextas-feira.
Em seus sofrimentos, ela nada reclamava, apenas pedia a Jesus para si, mais dores, e para os outros conversão e salvação. Diferente do que as pessoas que não tem uma relação tão forte assim com Deus. o sofrimento não é algo romantizado pela Igreja, mas é uma forma de purificação, santificação salvação e mesmo de maior intimidade com o Senhor. Com eles, podemos aprender a paciência, o que nos é (ou deveria ser) prioritário, o amor se purifica, somos moldados...enfim, tantas outros benefícios. Calma, também não é para sair por aí, atrás de sofrimento, mas é para aprender a lidar com os sofrimentos naturais da vida sem murmurar. 
"...enquanto fazia as orações da tarde, Cristo Crucificado tornou-se novamente visível a ela e lhe disse: “Olha, minha filha, e aprende como se ama. Vês esta Cruz, estes espinhos e cravos, estas carnes lívidas, estas contusões e chagas? Tudo é obra de amor, e de amor infinito. Eis até que ponto Eu te amei. Queres amar-Me verdadeiramente? Aprende então a sofrer: o sofrimento ensina a amar”.
Encontro com Maria:
Na véspera da festa do Sagrado Coração, Gemma perdeu os sentidos e, ao acordar, encontrou-se em presença da Santíssima Virgem, que lhe disse: “Meu Filho, Jesus, ama-te muito e quer conceder-te uma grande graça; mostrar- te-ás digna dela?”. A santa não sabia o que responder. Nossa Senhora continuou, dizendo: “Eu serei para ti uma mãe. Saberás tu te mostrar verdadeira filha?”. E, a seguir, estendeu seu manto e a cobriu com ele.

Gemma começou seu processo de falecimento na Páscoa de 1902. Seu corpo, prostrado na cama por terrível doença que a impossibilitava de ingerir alimento, espelhava as penas interiores que padecia sua alma. “Não sabeis que sou toda vossa? Jesus só!”, suspirava Gemma.
Ela havia participado sucessivamente de todos os tormentos de Jesus: suas angústias interiores, seu suor de sangue, a flagelação e suas numerosas chagas, os maus tratos, por obra dos demônios, as profundas feridas da coroa de espinhos, o deslocamento dos ossos e as chagas dos cravos. Faltavam-lhe apenas, a sua Paixão, a agonia e a morte em um mar de dores.
Foi o que aconteceu, por fim, no Sábado Santo de 1903. Com apenas 25 anos de idade, ela foi de encontro ao Senhor.
Uma curiosidade. Padre Pio teria lido os escritos de Gemma, supostamente chamando-a de "A Grande Santa".
Passei a admirar essa santa que ao meu ver é exemplo de adorar com a vida, pois desde cedo ela sempre buscou a santidade, com devoção e piedade, sempre tentando agradar a Deus e realmente fazendo dele Senhor de seus dias. Sua proximidade com o anjo da guarda, é um lembrete para que nós também recorramos mais a esse fiel companheiro. Ela também é exemplo de simplicidade.
Ainda não li tanto quanto gostaria sobre ela, mas tenho gostado bastante do que tenho lido. Pretendo comprar o diário dela em breve e, assim, provavelmente no futuro escreva mais.



Fontes utilizadas na pesquisa:
http://digilander.libero.it/raxdi/porto/vitag.htm
http://www.arautos.org/secoes/artigos/especiais/santa-gemma-galgani-um-so-coracao-e-uma-so-alma-143587
http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/Santa%20gemma%20Galgani.htm

Comentários