Anjo da guarda

Olá!!

Desculpem! Ando meio sem tempo de escrever aqui.
Hoje é o dia do anjo da guarda, mas...o que você sabe sobre eles?
Muita gente acaba restringindo a relação com o anjo da guarda àquela oração que aprendemos a rezar antes de dormir. Bom, eles podem nos ajudar muito em nossa vida. Vamos lá aprender um pouco sobre eles por meio da Palavra e dos santos?
“Lembrem-se que os Anjos fazem o que podem para defender do pecado os homens e Deus ser assim honrado.”- Santo Inácio de Loyola

Enquanto católicos, acreditamos, que no dia do batismo, cada cristão é confiado a um anjo que o acompanha e o guarda em sua caminhada para Deus, iluminando-o e inspirando-o. Quem de nós não aprendeu, desde pequeno, a rezar aquela oração ao Santo Anjo da Guarda: "Ó santo Anjo da minha guarda, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, Amém" ?
Na Bíblia encontramos a seguinte passagem: 
“Assim diz o Senhor: Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões e nele está o meu nome. Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuzeus, e eu os exterminareis”. . (Êxodo 23, 20-23).
Por essa passagem podemos perceber que o anjo, como o nome diz, é um mensageiro de Deus no meio de nós, e vem para nos auxiliar na busca pelo céu e a santidade. Ela nos orienta a sermos obediente a esses nossos companheiros. 
No Salmo 90, também podemos saber um pouco mais dos anjos:
"10. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, 11.porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. 12.Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra."
Em Atos dos Apóstolos um anjo liberta Pedro da prisão. No fim podemos entender que seria o anjo da guarda de Pedro.
"7.De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos. 8.O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me. 9.Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando. 10.Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu. 11.Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus. 12.Refletiu um momento e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos se tinham reunido e faziam oração. 13.Quando bateu à porta de entrada, uma criada, chamada Rode, adiantou-se para escutar. 14.Mal reconheceu a voz de Pedro, de tanta alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, foi anunciar que era Pedro que estava à porta. 15.Disseram-lhe: Estás louca! Mas ela persistia em afirmar que era verdade. Diziam eles: Então é o seu anjo."
 A Sagrada Escritura atesta: 
"Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?” (Hb 1,14)
No Catecismo da Igreja Católica temos que:
“Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão (anjos da guarda). “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.” Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus”. (CIC § 336)
Por meio da vida e escritos de vários santos, podemos identificar a importância dos nossos santos anjos e o quanto podem nos ajudar se a eles estivermos sensíveis. S. Basílio Magno  afirmou que “cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (Eun. 3,1). São Jerônimo, doutor da Igreja, afirmou que: "A dignidade de uma alma é tão grande, que cada um tem um anjo guardião desde seu nascimento". Bossuet nos diz que: "Os anjos oferecem a Deus as nossas esmolas, recolhem até os nossos desejos, fazem valer também diante de Deus os nossos pensamentos… Sejamos felizes de ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos". Santo Ambrósio, doutor da Igreja, declarou: "Devemos rezar aos anjos que nos são dados como guardiães" (De Viduis, IX); (cf. S. Agostinho, Contra Fausto, XX, 21). O papa João Paulo II nos diz que “Os anjos, criaturas espirituais, têm função de mediação e de ministério nas relações mantidas entre Deus e os homens”. (São João Paulo II)
São Bernardo tem algumas frases que podem nos orientar nesta santa relação:
“Digo-vos isto, meus irmãos, para que de hoje em diante tenhais maior confiança nos santos Anjos e invoqueis com maior familiaridade o seu auxilio em todas as necessidades”.
"Invocai os anjos “para que procureis tornar a vossa vida mais digna da sua presença”.
"Invocai os anjos para “conciliar cada vez mais os seus favores, captar a sua benevolência, implorar a sua clemência". 
São Padre Pio e Santa Gemma Galgani eram muitos próximos de seus respectivos anjos.

- Padre Pio e os anjos 
Padre Pio tinha uma devoção muito especial, delicada e respeitosa pelo Anjo da guarda. Aprendamos com ele a nos relacionar com o nosso anjo da guarda de forma que ele realmente seja nosso guia rumo à santidade. Por vezes ele chamava o anjo de ‘pequeno companheiro de infância’, ‘o bom anjinho’, companhia que sempre o ajudou. Foi amigo obediente, fiel, pontual, que, como grande mestre de santidade , exerceu sobre ele um estimulo continuo a progredir no exercício de todas as virtudes.
Sua ação assídua e discreta foi de guia, de conselho e de amparo. Se, por antes do demônio, algumas cartas de seu confessor chegavam até o Padre manchadas de tinta, ele sabia como torná-las legíveis porque o”anjinho lhe sugeriria que quando a carta chegasse, a aspergisse com água benta antes de abri-la “ (cf. Epistolário,1.p.321). Algumas das frases do São padre Pio:
“ É inútil que me escrevas, porque eu não posso lhe responder. Envie-me seu Anjo da guarda sempre, e eu farei tudo “
“ Invoque o seu Anjo da guarda, pois ele te iluminará e te guiará no caminho de Deus. Deus o deu a você. Então o use.”
“ Se a missão do nosso Anjo da guarda for uma grande missão, a minha missão é sem dúvida maior, porque ele tem que ser como um professor para me explicar outros idiomas.”
“ Envie-me seu Anjo da guarda, porque ele não paga ingresso no trem e nem consome seus sapatos “
“ Para todas as pessoas que vivem há um Anjo da guarda. Por isso ninguém se encontra sozinho “
“ Padre Pio disse certa vez a uma pessoa: – Nós rezaremos pela sua mãe, para que o seu anjo da guarda lhe faça companhia “

Santa Gemma Galgani e o anjo (Fonte: Excertos da obra 'Gema Galgani, Virgem de Luca', do Pe. Germano de Santo Estanislau, tradução do Pe. Matos Soares, 1923).

Segundo o diretor espiritual, Pe. Germano de Santo Estanislau, pode-se dizer que o Anjo da Guarda era para Gema “um segundo Jesus”. E ela mesma disse: “Há seis dias que não vejo a Jesus; Ele, porém, não me deixou completamente só. O Anjo da Guarda conserva-se sempre visível junto de mim” . Em seu diário podemos ler: “Como Jesus é bom! Quando Se retira de mim, deixa o Anjo, que me assiste com incansável amor, vigilância e paciência” 
Assim, santa Gemma alcançou uma familiaridade e intimidade muito grande com o Anjo.A transcrição a seguir é um exemplo dessa proximidade: “Dize-me, meu Anjo, o que tinha esta manhã o meu confessor para ser tão severo e recusar a ouvir-me? E o Padre que está em Roma responderá à carta urgente em que lhe peço uma regra de conduta sobre tal ponto? Dize-me, querido Anjo, quando é que Jesus converterá este pecador por quem me interesso? O que devo responder a tal pessoa que me pede conselho? E que pensais vós de mim? Jesus está contente? Como poderei agradar-Lhe?” . Costumava dizer-lhe: “Ó meu Anjo, amo-vos tanto!” Ao que o bom Anjo replicou: “Por que?” - “Porque me tornais boa e humilde, e fazeis com que eu ame a Jesus” (
A santa já chegou a ser repreendida pelo padre por em sua tamanha familiaridade com o anjo, tratá-lo por tu. O que na época era um desrespeito. A familiaridade de Gemma com o Anjo da Guarda era simples, espontânea, cheia de humildade, como testemunha a seguinte aparição, tomada entre muitas e contadas pela própria jovem: 'Estava eu no leito, muito atormentada, quando me senti subitamente possuída de um profundo recolhimento. Juntei as mãos e com toda a força do meu fraco coração fiz o ato de contrição com uma viva dor dos meus inúmeros pecados. Estando o meu espírito absorvido pela lembrança das minhas ofensas, notei o Anjo junto do leito. Fiquei envergonhada de me ver em sua presença. Ele, ao contrário, com uma amabilidade cheia de encanto, disse-me: 'Jesus tem uma grande afeição por ti, ama-O muito'. Depois acrescentou: 'Amas a Mãe de Jesus? Envia-lhe muitas vezes as tuas saudações. Ela fica muito contente em as receber e nunca deixa de as retribuir. Se não o faz sempre sensivelmente, é para experimentar a tua fidelidade'. Abençoou-me e desapareceu'.

Em certa ocasião disse ao anjo: “Se eu alguma vez for má, Anjo querido, não te zangues. Quero mostrar-te minha gratidão”. E o Anjo respondeu: “Sim, serei para ti um guia e teu companheiro inseparável. Não sabes Quem te confiou à minha guarda? Foi o Misericordioso Jesus” 
Segundo relatos, a santa não somente conversava com o Anjo, mas muitas vezes rezaram juntos e cantaram os louvores de Deus. Quando rezaram os salmos, fizeram-nos alternadamente. Quando rezaram jaculatórias, começava uma santa competição, e eles clamavam num entusiasmo crescente: “Viva Jesus!” 
São Josemaria Escrivá vem nos orientar sobre o anjo da guarda:
562. Tem confiança com o teu Anjo da Guarda. Trata-o como amigo íntimo - porque de fato o é -, e ele saberá prestar-te mil e um serviços nos assuntos correntes de cada dia.563. Conquista o Anjo da Guarda daquele que queres trazer para o teu apostolado. - É sempre um grande “cúmplice”.564. Se tivesses presente o teu Anjo da Guarda e os do teu próximo, evitarias muitas tolices que deslizam na tua conversa.565. Ficas pasmado porque o teu Anjo da Guarda te tem prestado serviços patentes. - E não devias pasmar; para isso o colocou o Senhor junto de ti.566. Há nesse ambiente muitas ocasiões de te desviares? - De acordo. Mas por acaso não há também Anjos da Guarda?567. Recorre ao teu Anjo da Guarda na hora da provação, e ele te protegerá contra o demônio e te dará santas inspirações.568. Com muito gosto deviam cumprir o seu ofício os Santos Anjos da Guarda junto daquela alma que lhes dizia: “Santos Anjos, eu vos invoco, como a Esposa do Cântico dos Cânticos, "ut nuntietis ei quia amore langueo" - para Lhe dizerdes que morro de Amor”.569. Sei que te dou uma alegria copiando para ti esta oração aos Santos Anjos da Guarda dos nossos Sacrários:“Ó Espíritos Angélicos que guardais os nossos Tabernáculos, onde repousa o tesouro adorável da Sagrada Eucaristia, defendei-a das profanações e conservai-a para o nosso amor”.
Façamos o exercício de assim como diariamente invocamos o Espírito Santo de Deus em nossa vida, fazer de nosso anjo da guarda um companheiro presente e um guia ao qual devemos respeitar e ter sempre presente.
Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece:
 “Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

Sugestões de leitura:
- Anjos novos de cada dia. Maria Emmir Oquendo Nogueira. Editora: Shalom
- http://www.comshalom.org/os-anjos-testemunhos-de-sua-presenca/
- Santo Estanislau, Germano de. Biografia de Serva de Deus Gema Galgani. Editora Porto.
- Padre Pio - Palavras de Luz - Florilégio do epistolário. Edições Loyola.
-  

Comentários