Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Nosso Redentor - Obra Lumen

Oláaa!!!

Ainda refletindo sobre o novo tempo a ser vivido na Obra Lumen, tempo Raboni. Dessa vez vim falar sobre a música de louvor. Música composta para o retiro Despertar Lumen e quem explica muito da espiritualidade. O nome da música é Nosso Redentor. Não sei vocês, mas quando escuto não consigo ficar parada, sempre dá aquela vontade de cantar e louvar. E, não só ela como a música tema, são motivo de louvor pelos talentos colocados por Deus nessa comunidade. Vamos pensar na letra?


A letra da música está sublinhada.


Estamos unidos por causa de Ti
Não cheguei a conversar com quem compôs a música, mas para mim ela foi inspirada pelo livro bíblico do Êxodo, por volta do capítulo 15. Quando Moisés conduz o povo de Deus, unido, para fora do Egito. 
A vida que temos é tua
Saindo de uma situação de escravidão, o povo entrega sua vida nas mãos de Deus e se deixa conduzir por seu servo.
Nosso Mestre, nosso Rei, nosso Senhor
O sentido do louvor, reconhecer que Deus é Deus, colocá-lo em seu lugar e reconhecer o nosso. 
A terra exalta a Tua bondade
A esperança de quem se vê libertado e percebe a mãe de Deus em sua vida. Lembra o salmo 32:
"3.Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, 4.porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: 5.ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra."

Não há para nós maior liberdade
A liberdade de quem se coloca nas mãos do Senhor, que não nos prende, mas no permite ser quem somos em essência.
Que render-te em vida nosso louvor
A gratidão do libertado. De quem percebe o quanto Deus faz em e por nós. 
Nosso coração se alegra em Ti
Vejo algo parecido no salmo 32:
"20.Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. 21.Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. 22.Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós."

Tua misericórdia nos libertou
Por toda a Palavra encontramos a misericórdia de Deus para com seu povo. Talvez nem tenha sido a inspiração ou intenção, mas nessa parte penso em um Pai que envia seu Filho Único,  livre de todo pecado, como Cordeiro Imolado para nos dar o céu. E, claro, penso no sacramento da Reconciliação.  
Não somos mais os mesmos
Temos um Deus de misericórdia, temos a chance de errar, nos arrepender, pedir perdão e recomeçar e, com isso, pouco a pouco vamos nos libertando de nossos pecados, com esforço, penitência e jejum.
Somos salvos por tua graça
Nossa salvação é fruto da graça do Senhor.


Ó amado de nossa almas
Nossa, aqui sou levada a pensar naquele amor descrito no livro bíblico Cântico dos cânticos. No amor esponsal, devotado, fiel. É o amor da alma sincera por Jesus. 
Queremos cantar o teu grande amor
Quando estamos amando somos tomados por imensa alegria, temos a vontade de sair gritando aos quatro ventos o quão bom é amar. Imagina aí, quem sabe que foi libertado e salvo, o quanto não deve estar feliz. 
Tua luz, Tua majestade
E diante de tanta bondade, de tantos pequenos milagres que acontecem diante de nós a cada dia, reconhecemos que há uma Luz a nos guiar, a um Rei que cuida do seu reino com justiça e amor.  
Tudo que é Teu nos inspira louvor
Toda a criação, tudo que veio da mão de Deus, é motivo de louvor. 
Queremos viver a tua santidade
Quem já foi escravo, não quer voltar à antiga vida, pois sabe o quanto sofreu. Quando conhecemos o Senhor, vivenciamos a verdadeira felicidade e não aceitamos mais qualquer coisas, queremos ser como nosso Pai, santos!! Somos chamado à santidade. 
‘Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque Eu sou Santo’ (Lv 1,44-45).
‘A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo’ (1Pe 1,15-16).

Chamados por Cristo que ressuscitou
Aqui, penso não só no chamado a santidade, como falado a pouco, mas no Céu que Jesus nos propiciou por sua morte e ressurreição. Também vejo com um chamado ao arrependimento e conversão. 
Corações para sempre ao alto
Sursum corda, como está na blusa do retiro. É um lema a ser trazido e vivido como uma certeza.  Aqui, citarei o trecho que um texto que encontrei no site da Comunidade Católica Shalom e que sintetiza exatamente o que eu gostaria de dizer. 
Podemos então elevar o nosso “coração ao alto” porque antes mesmo o próprio Senhor Jesus Cristo viveu outro movimento que chamamos de kenosis. Ele viveu o “coração embaixo”, pois se abaixou até nós, até as profundezas da nossa existência, nos buscou no “fundo do poço” e de lá nos acordou, tirou com seu braço forte, nos colocou nos ombros e quer nos conduzir para o Céu.
Este mistério nos é expresso muito bem em uma antiga homilia que narra à descida divina até as profundezas das nossas mortes. Nesta reflexão o autor coloca nos lábios do Ressuscitado as inflamadas palavras de ordem: “Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te dentre os mortos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma única e indivisível pessoa”.
Deus nos salva com o Coração, pelo Amor que Se une a nossa miséria, transformando-a, e muito mais, infinitamente mais, nos concedendo as riquezas do seu Coração. Isto é o que na teologia podemos sintetizar em uma única palavra: MISERICÓRDIA.
Fonte: https://www.comshalom.org/coracoes-ao-alto/

Todos os povos se rendem a Ti,
Lembra o salmo 66. 
"Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. 5.Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com eqüidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra. 6.Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. 7.A terra deu o seu fruto, abençoou-nos o Senhor, nosso Deus. 8.Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra."

Redentor
Se formos procurar em algum dicionário, provavelmente encontraremos que Redentor é aquele que liberta, que redime. Como não ser grato e se render a tamanho amor?!
ô ô ô ô (26 vezes ?)

Povo eleito, escolhido, libertado
Pode ser tanto os israelitas conduzidos por Moisés no livro do Êxodo, como os que sofrem, os marginalizados, os que têm fome e sede, os que sentem frio, os doentes, os abandonados...
Pés enxutos, caminhando ao nosso lado
Como diz o livro do Êxodo:
Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à esquerda e à direita” (Ex 14, 29).
No seio da Igreja recebemos a misericórdia de Deus. Ali morremos a nós mesmos e renascemos. Vivemos num processo sempre retomado de morte-vida. Fomos batizados e somos pregados na cruz com Cristo e assim todos juntos somos povo que passa a pé enxuto pelos combates e embates. Somos salvos e estamos sendo salvos. Tudo começou com a água do batismo… que precisa ser mais nitidamente experimentada, na fé, como água da purificação, do renascimento. As águas do Mar Vermelho se dividiram e depois, bem depois, as águas do peito de Jesus nos lavaram e nos purificaram, fizeram com que fôssemos criaturas novas, “renatos”.
Fonte: http://www.franciscanos.org.br/?p=41991

O mar testemunhou o teu poder
Algo que era impossível, o mar se abrir, aconteceu. Para que o povo de Deus se libertasse de seus opressores. O nosso Senhor é o Deus do impossível e o Mar Vermelho é só uma das muitas provas disso.
Sobre as trevas veio a luz resplandecer
Sobre tudo o que há de ruim, há uma Trindade Santa que quer o melhor para nós, que é o nosso amparo na tribulação, nossa esperança, nossa força e salvação. 
Nosso Redentor 
Jesus, cordeiro imolado, o Ressuscitado, é a luz das nossa vidas.
Ô ô ô (26 vezes)

Mais uma vez venho dizer o quanto amei essa música. O que vi e coloquei aqui, pode ser diferente do que Deus quer te mostrar por meio dela. Por isso, sugiro, invoca o Espírito Santo e reza com essa letra. 

Vou encerrar com um poema de Santa Tereza de Jesus, que tem tudo a ver com essa música. 

Sou Vossa

Vossa sou, para Vós nasci,
Que quereis fazer de mim?
Soberana Majestade,
Eterna Sabedoria,
Bondade tão boa para a minha alma,
Vós, Deus, Alteza, Ser Único, Bondade,
Olhai para a minha baixeza,
Para mim que hoje Vos canto o meu amor.
Que quereis fazer de mim?
Vossa sou, pois me criastes,
Vossa, pois me resgatastes,
Vossa, pois me suportais,
Vossa, pois me chamastes,
Vossa, pois me esperais,
Vossa pois não estou perdida,
Que quereis fazer de mim?
Que quereis então,
Senhor tão bom,
que faça tão vil servidor?
Que missão destes a este escravo pecador?
Eis-me aqui, meu doce amor,
Meu doce amor, eis-me aqui.
Que quereis fazer de mim?
Eis o meu coração,
que coloco em Vossas mãos,
com o meu corpo, minha vida, minha alma,
minhas entranhas e todo o meu amor.
Doce Esposo, meu Redentor,
para ser Vossa, me ofereci,
que quereis fazer de mim?
Dai-me a morte, dai-me a vida,
a saúde ou a doença
dai-me honra ou desonra
a guerra, ou a maior paz,
a fraqueza ou a paz plena,
a tudo isso, digo sim:
Que quereis fazer de mim?
Vossa sou, para Vós nasci,
Que quereis fazer de mim?


Alguma observação, acréscimo, comenta aí. ;)

Luz e alegria!

Comentários