Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Eterna União - Comunidade Católica Shalom

Opa, tudo bem com vocês?

Mais um retiro Despertar Lumen acaba de ocorrer e vem trazendo consigo um novo tempo, nova espiritualidade para a Obra Lumen. Aê.
Quando escrevi ainda não havia escutado sobre o nome e nem espiritualidade, então o que aqui está expresso é fruto unicamente da minha observação e oração, ok?
No post que segue, vamos falar da música de oração desse retiro que é o XXXVI Despertar. O Despertar Lumen RABONI!! Ela foi retirada do último cd litúrgico da Comunidade Católica Shalom em comemoração aos seus 33 anos. A música chama-se Eterna união. Vamos lá pensar na letra dela?

No CD, a música é interpretada pelo padre Cristiano Pinheiro e é identificada como uma música vocacional. Não encontrei a versão do cd no youtube, mas se quiser escutar na voz dele, tem o cd, o Deezer e o Spotify. 
- http://www.deezer.com/br/track/376097911
- https://open.spotify.com/track/53s2BEjjfVqhJvcTETGaPR


Quem sou eu para que lembres tanto assim de mim
Não sei vocês, mas quando leio esse começo, penso em alguém consciente da sua história de salvação pessoal, de suas misérias e da ação de Deus ao longo de sua vida
E me cerques com tanto carinho e proteção?
E, sabendo disso, tem humildade e gratidão ao Pai. 
Quem es tu amor que nunca desistiu de mim
Essa é uma característica paternal de Deus, jamais desistir de seus filhos.
E com paciência me trouxe até aqui para me desposar?
Nossa, que graça! Apesar de tudo que somos em nossa humanidade limitada, ainda assim Jesus nos quer como suas almas esposas. Lembrando que alma esposa não é só quem segue a vida religiosa, mas quem busca corresponder ao Amado e alegrá-lo em cada pequena ação do seu dia. (Sei que essa é uma explicação por demais singela para a profundidade de tal conceito. Sugiro que pesquise mais, inclusive colocarei no fim do post, uma sugestão de livro sobre isso).
Então deixo que as chamas do teu infinito amor me consumam por inteiro
Em gratidão e humildade, assim como rezamos no Pai Nosso: "Seja feita a Vossa vontade". demos permissão a Deus para que seja o Senhor de nossa vida.
Até que não reste nada meu, mas tudo seja teu
Essa linha e as posteriores parecem ter sido inspiradas pela passagem de Gálatas 2, 20:
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2:20
E tomado pela força da tua ressurreição
Por me deixar esvaziar para que Jesus faça morada em mim, sou tomado por essa misericórdia e amor.
sinto tua vida em minha carne já não vivo eu
Vou deixando de lado meus apegos, meus pecados, meus vícios, para assim, dar lugar á purificação que Cristo faz em nossa vida, por meio em especial dos Sacramentos do Perdão e da Sagrada Eucaristia.
mas vive o amado meu eternamente em mim
Nossa, e que alegria saber que apesar de indigno, Cristo vive em mim!! Busquemos pois viver essa graça. Pratiquemos o hábito da gratidão e louvor.

Oh doce eterna união que supera toda a imperfeição
Quando nos permitimos viver essa união na plenitude de nossos dias, apesar da nossa imperfeição, essa união gera laços eternos, por meio da santidade e da graça.
Que com amor juntais coisas tão desiguais
E que amor, hein?! Amor misericordioso, rahamim.
Para manisfestar sua gloria e o seu poder
Nessa união, Deus manifesta em nós e por meio de nós, toda a sua glória e poder. Pare um instante e pense nas manifestações de Deus em nossas vidas. Seja pelo próprio dom da vida, por milagres, curas, testemunhos. A Palavra está repleta de passagens que nos mostram coisas humanamente impossíveis de explicar senão pela fé em Deus. Pense nesses exemplos da Bíblia Sagrada.

Então deixo que as chamas do teu infinito amor me consumam por inteiro
Vou me despojando e vivendo o que Deus me propõe. Deixando-me inflamar pelas chamas de seu amor tão dinâmico e pulsante.
Até que não reste nada meu, mas tudo seja teu
Novamente a referência à Gálatas 2, 20. Veja bem, não anulamos quem somos, como alguns podem pensar ao ler/ouvir isso. Muito pelo contrário, estamos buscando viver a nossa essência, o nosso eu ideal. Seremos aquilo que Deus pensou para nós desde a nossa criação.
E tomado pela força da tua ressurreição
A força da ressurreição também me remete à esperança de céu que Jesus nos dá em sua própria ressurreição.
sinto tua vida em minha carne já não vivo eu
O fogo do amor purificou a nossa carne, muitas vezes tão impura, tão contaminada pela gula, pela falta de amor/cuidado consigo (somos templos do Espírito), pela falta de castidade.
mas vive o amado meu eternamente em mim
Nossa, a união perfeita! Uma graça que só um Deus como o nosso pode nos conceder.

Oh doce eterna união que supera toda a imperfeição
Que com amor juntais coisas tão desiguais
Para manisfestar sua gloria e o seu poder
Essa é a repetição da segunda estrofe. 

Não sei vocês, mas amei essa música e sinto que o tempo que está começando traz humildade, gratidão, pessoas sedentas por atingir a santidade, intimidade com o Senhor, pureza, castidade, despojamento.
Rezem com essa música e peçam ao Santo Espírito que os ilumine por meio dessa música, que pode também servir como testemunho da ação de Deus em nossas vidas.

Depois, pretendo fazer um post sobre o nome do retiro. Espero que dê certo. hehe

Sugestões de músicas para pensarmos junto? Comenta aí.
Percebeu algo que deixei passar? Partilha conosco, não deixa essa graça passar. 

Luz e alegria!

Comentários