XXXVI Encontro Lumen Despertar - Raboni

Olá!

Conforme falei no post sobre a música de oração do Encontro Lumen Despertar Raboni, pretendo falar aqui um pouco do significado desse tema para mim. Do que ele me diz, portanto algo pessoal.

Bom, para melhor explicar o nome, vou utilizar-me da Palavra. 

EVANGELHO – Jo 20, 11-18 
11 Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. 12 Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras”. Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus, de pé, mas ela não sabia que era Jesus. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo”. 16 Então, Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Raboni!” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe tinha dito.


Contextualizando melhor a situação. Naquele tempo, a mulher não tinha espaço na sociedade. Maria Madalena, era uma pecadora, como todos nós, mas, ao conhecer Jesus ela converteu-se. Jesus a libertou de sete demônios (Lc 8,2)Ela teve contato com o mais puro amor e talvez pela primeira vez na vida, pode enxergar a sua dignidade, pode enxergar quem ela é diante de Deus. Os homens não a viam muito bem, prendiam-se ao superficial, às leis, e esqueciam de buscar conhecer o coração, de saber o que estava por trás de sua vida e conduta, de tentar ajudar. Jesus provavelmente foi o primeiro que a tratou como uma pessoa digna, como um ser humano. Como nos disse santo Agostinho: “Deus é mais íntimo de nós que nós mesmos” e, ao conhecê-lo ela se descobriu. Ao ser liberta por Cristo, ela enxergou quem era de verdade, para Deus. Ao finalmente enxergá-lo, ela se enxergou. Sem falar que foi a primeira a fazer uma experiência com Cristo Ressuscitado. Essa é uma grande graça!!

Maria Madalena foi uma das poucas pessoas que choravam aos pés da Cruz de Cristo, enquanto alguns discipulos fugiram com medo de perseguição, ela chorou sua morte profunda e verdadeiramente. E foi a primeira a testemunhar a sua ressurreição.
Em formação no site da Canção Nova, temos que: (Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/maria-madalena-encontra-a-si-mesma-ao-encontrar-jesus/)
Maria Madalena já tinha feito essa experiência. Na tradição, ela foi vista, muitas vezes, como aquela mulher flagrada em adultério (Jo 8,1-11). Enquanto os homens pegam pedras para apedrejá-la, Jesus escreve algo misterioso no chão. Talvez, ele esteja escrevendo a verdadeira identidade dela. Ele é Deus e n’Ele estava a verdade dela. Ela não é uma adúltera desprezível, mas alguém com dignidade e beleza. Jesus resgata Maria para sua verdade. Talvez seja esse o desespero dela ao procurá-Lo “entre os mortos” no terceiro dia. Se Jesus morreu, com Ele morreu Madalena, sua verdade, sua dignidade.
Jesus nos mostra concretamente como podemos ser o melhor de nós e mostrar o melhor do outro Veio resgatar os humilhados e os marginalizados da sociedade, e,  no momento de sua gloriosa Ressurreição, fica do lado dos mais fracos. O Evangelho segundo João, nos mostra que a mulher é a primeira a ser agraciada com a experiência de vida em abundância, – a primeira a presenciar a vitória da vida sobre a morte. Podemos perceber a saudade e a ansiedade de Maria, por não estar perto do Amado. Jesus ensina os seus discípulos a fortalecer a fé, os levando a acontecimentos das formas mais duvidosas possíveis, coisas jamais imaginadas nem no passado e nem agora. Os primeiros que deveriam aprender a reconstruir um mundo arrebentado pelos preconceitos e humilhações eram os discípulos; esse é o motivo pelo qual Jesus desafia a forma de crer de seus seguidores, apresentando a mulher como fonte primeira de testemunho para a Ressurreição.
E daí tiro alguns dos pontos que identifiquei nesse novo tempo.
Não há espaço para exclusão ou preconceitos, nosso coração deve estar aberto para acolher os outros em suas misérias, pois também nós somos miseráveis. Cristo morreu na cruz por todos nós, então nada mais justo que nos unirmos e buscarmos juntos a santidade. Como o povo de Deus no Êxodo, devemos andar juntos rumo à terra prometida que é o próprio Céu. O julgamento e condenação do outro não trazem nada de bom. Peçamos pois, no início das nossas manhãs que o Senhor nos ajude a enxergar o outro como Ele próprio os enxerga.

Algo que também chama muito a minha atenção é esse processo de ser pecador, ter um encontro profundo com o Amor, converter-se e testemunhar essa conversão. Não é que a pessoa deixa de ser pecadora, mas ela conhece algo mais forte e infinitamente melhor que o pecado. Uma Trindade Santa que tudo faz por amor a nós. Um Deus que envia seu Filho único, para nos ensinar a ser o melhor de nós, o que Ele nos criou para sermos e que se dá por amor a nós, mesmo sem ter pecado, em uma morte que não era nem um pouco gloriosa. Jesus veio para nos dar o céu. E essa alegria do céu é tão grande, que devemos ir ao encontro do outro e comunicar esse amor, muitas vezes em gestos, em olhares que acolhem ao invés de condenar e desmotivar. 
Penso em um tempo de pessoas humildes, que reconhecem quem são e a ação de Deus em suas vidas. Pessoas que não têm medo de mostrar que mudaram, mas que se propõem em viver o que Deus quer para a vida delas.
Alguns autores monásticos a chamam de "enamorada de Deus".  Ah, o amor esponsal também 'salta aos olhos'. Esse deixar-se consumir pelo Amado. O fato de tê-lo pedido momentaneamente para a morte, ´provavelmente a deixou tão desolada que esqueceu-se de sua promessa de que voltaria. Porque perdê-lo era como perder um pouco de si, de sua descoberta sobre quem era. Aí bate aquela insegurança, será que estou pronta para seguir sem o Mestre ao meu lado ?? 
Nessa passagem, Jesus, já ressuscitado chama Maria pelo nome mas, ela pode muito bem ser a representação de cada um de nós. Ele nos conhece pelo nome e nos chama. Isso mesmo. Você que está aí lendo do outro lado da tela também é chamado a ser ressuscitado e testemunhar as maravilhas do Mestre!! Não somos uma profissão (prostituta), uma situação de vida (morador de rua), um vício (drogado), um pecado, nós somos filhos amados por Deus. Discípulos que Ele chama pelo nome. Jesus se deu naquela cruz por cada um de nós. Muitas pessoas ainda estão aí pelo mundo, sem saber disso!! Iludidas, presas em paixões que não levam a nada de bom, buscando preencher o vazio de suas vidas em riqueza, poder, álcool, drogas. Por que não sabem o imenso valor que elas têm!! E fica a inquietação, para ser transformada em ação, como podemos mostrar isso?? Não precisa de grande ações, isso se dá no nosso dia a dia, com aqueles que estão ao nosso redor, muitas vezes invisíveis para nós. Por que e para que guardar um anúncio tão especial somente para nós, o anúncio de um Deus que nos ama apesar de quem somos? É tempo de anunciar o Ressuscitado!
Já falei da questão do lema do tempo: "Sursum corda", no post sobre a música de louvor, mas friso aqui que "corações ao alto" nada mais é que o chamado a manter o nosso coração sempre em unidade com o Sagrado Coração de Cristo, nosso Cordeiro Imolado. É de lá que jorram o sangue e água do lado aberto de Cristo. E que não só o coração esteja voltado para o alto, mas que a nossa vida esteja em buscar as coisas do alto, aquilo que não passa, que traz a perfeita alegria. 
Somos ressuscitados por Jesus!!! Você já parou para pensar verdadeiramente sobre a profundidade disso ??
Vamos deixar que o homem velho lá no passado e viver a alegria da ressurreição que Jesus nos traz ?? Testemunhar o Ressuscitado em nossas vidas ?? 

Fonte:
http://www.a12.com/redacaoa12/igreja/conhecendo-os-evangelhos-maria-madalena-aclama-rabuni
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/maria-madalena-de-pecadora-a-discipula/
https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/maria-madalena-encontra-a-si-mesma-ao-encontrar-jesus/https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/maria-madalena-a-comunicadora-da-alegria-pascal/
Sugestão de leitura:
O segredo de Madalena.  Maria Emmir Nogueira e D. Dominique Rey. Editora Shalom
O Ressuscitado que passou pela cruz. Maria Emmir Nogueira. Editora Shalom

Comentários