Pensando na letra da música louvor Guardião do Emanuel (XLIII Encontro Lumen Despertar Filhos da Luz)

Fala galera!

Com a graça de Deus, realizamos o retiro Lumen Despertar do primeiro semestre de 2024, que recebeu o nome de Filhos da Luz. Já anuncio que um pouco diferente dos posts anteriores dessa série, esse está mais "técnico" pois tentei pensar a música à partir de trechos da Palavra de Deus, dos documentos da Igreja e de santos. Vamos pensar juntos, um pouco da letra dessa música tão especial que marca o novo tempo a ser vivido na comunidade?

A letra da música está em negrito, os demais textos são escritos por mim ou colocados trechos de outros autores para nos ajudar a pensar um pouco à respeito da letra.  

Guardião do Emanuel 
(Intérpretes: Thereza Araújo e Patrick Araújo)
(Composição: Daniel Karbage) 

Fui alcançado pelo Amor de Deus 
Sua misericórdia me levantou
Fui escolhido para amar
Gerar nova vida

A Palavra de Deus nos fala extensivamente sobre o amor dEle para conosco. Em 1 João 4:9-10, lemos: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”. Santa Teresa de Ávila disse: “O amor de Deus não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo Amado.”. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) afirma no parágrafo 221: “Mas o seu amor é eterno, porque Deus é amor.”
Em Lamentações 3:22-23, está escrito: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” São João Paulo II disse: “A misericórdia de Deus é a sua fidelidade ao próprio amor.” A encíclica “Dives in Misericordia” de São João Paulo II enfatiza a importância da misericórdia divina na vida cristã.
Em João 15:16, Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” Fomos escolhidos para amar, para revelar a face de Deus aos demais. Santo Agostinho afirmou: “Ama e faz o que quiseres.” O CIC no parágrafo 1822 declara: “A caridade é a virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor a Deus.”
Em João 3:3, Jesus diz: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Já com São Francisco de Assis em sua famosa oração temos que “É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.” São Francisco de Assis disse: “É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”
A música começa nos fazendo refletir uma mensagem de amor, misericórdia, escolha divina e renovação espiritual.

Sou guardião do Emanuel 
Confiastes a mim os mais pobres, Senhor 
Do Teu grande tesouro vou cuidar 
“Vinde e Vede” vou anunciar 

Conforme citado em outros posts, Emanuel significa “Deus conosco” e é mencionado em Mateus 1:23: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que traduzido é: Deus conosco).” O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 437 menciona: “Emanuel: Deus conosco.” Uma curiosidade que descobri enquanto rezava para escrever aqui é que São José é frequentemente referido como o guardião de Jesus, o Emanuel. São João Paulo II, na sua exortação apostólica “Redemptoris Custos”, fala sobre São José como o guardião do Redentor.
Mais trecho que marca muito o carisma Luman, em Mateus 25:40, Jesus nos diz: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” A encíclica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco enfatiza a opção preferencial pelos pobres. São Vicente de Paulo é conhecido por seu trabalho com os pobres e disse: “Os pobres são nossos mestres e senhores.”
Quando nos falam de tesouro e Palavra de Deus, creio que logo vamos para a passagem de Mateus 6:21, onde Jesus ensina: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”  A encíclica “Laudato Si’” do Papa Francisco fala sobre o cuidado com a criação como um tesouro de Deus, ora, a criação mais amada por Deus, é o homem, que foi feito "À sua imagem e semelhança", logo precisamos cuidar uns dos outros. São Francisco de Assis renunciou a todos os seus bens materiais para seguir a Cristo e cuidar dos pobres.
Em João 1:39, Jesus diz: “Vinde e vede.” Esta frase é um convite para conhecer e seguir Jesus. Santo André, ao encontrar Jesus, disse a seu irmão Pedro: “Achamos o Messias” e o levou a Jesus (João 1:41-42). O documento “Evangelii Nuntiandi” , não tão conhecido, talvez por ser mais antigo do Papa Paulo VI fala sobre a importância da evangelização e do anúncio do Evangelho.
Essa parte nos mostra como a letra da música está profundamente enraizada nos ensinamentos bíblicos, nas reflexões dos santos e nos documentos da Igreja, refletindo uma missão de cuidado, evangelização e serviço aos mais necessitados.
 
Venham ver 
Esse mistério de amor
Conhecer 
A face escondida do Senhor 

Em 1 João 4:8, lemos: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” O amor de Deus é um mistério profundo que somos convidados a conhecer. A encíclica “Deus Caritas Est” do Papa Bento XVI explora o mistério do amor divino. Santa Teresa de Lisieux disse: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor.”
Paulo escreve: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.” (2 Coríntios 4:6). O Catecismo da Igreja Católica (CIC) no parágrafo 1028 fala sobre a visão beatífica, onde os eleitos verão Deus face a face. São João da Cruz falou sobre a busca pela face de Deus em sua obra “A Subida do Monte Carmelo”. 
Esse trecho mostra como a letra da música convida os ouvintes a explorar e contemplar o profundo mistério do amor de Deus e a buscar conhecer mais intimamente a Sua presença, mesmo quando parece escondida.

Vamos juntos 
Ao Encontro
Nossas vidas ofertar 
Um só corpo
Consagrados 
Refletimos a tua Luz

Jesus nos diz em Mateus 18:20: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” A ideia de ir juntos ao encontro de Deus é central na vida católica. O Concílio Vaticano II, no documento “Lumen Gentium”, fala sobre a Igreja como o Povo de Deus, caminhando juntos em direção ao Reino. São Bento de Núrsia, em sua Regra, enfatiza a importância da comunidade e da vida em comum para buscar a Deus. A fraternidade mostra-se pilar essencial para o bom andamento de uma comunidade. 
Em Romanos 12:1, Paulo exorta: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” O CIC no parágrafo 901 fala sobre a oferta da vida dos fiéis como um sacrifício espiritual. Santa Teresa de Lisieux ofereceu sua vida como um “holocausto de amor” a Deus, inclusive tem uma outra música baseada nesse termo e que é muito boa para rezar. 
Paulo escreve: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é Cristo. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo.” (1 Coríntios 12:12-13). O documento “Christifideles Laici” do Papa João Paulo II fala sobre a unidade e a missão dos leigos na Igreja. Santo Agostinho disse: “Onde há amor, há unidade.”
Em Mateus 5:14-16, Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Esse trecho diz muito da essência do ser Lumen. A encíclica “Lumen Fidei” do Papa Francisco fala sobre a luz da fé que ilumina a vida dos cristãos. São Francisco de Assis orava: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver trevas, que eu leve a luz.”
Esse trecho me fez refletindo sobre unidade, sacrifício e missão de refletir a luz de Cristo no mundo.


Ficamos por aqui. espero que rezem com essa música e tirem suas próprias reflexões e, se essa análise ajudar nesse processo, fico imensamente feliz, pois o que importa é glorificar à Deus, aproximando-os dEle por meio da música. Se puder, compartilha com os colegas e/ou comenta aqui o que achou. 

Comentários