Perdão

Olá, leitores!!

Hoje falar-vos-ei sobre a importância do perdão. Durante o ano, na oração do Ângelus, cuja liturgia era Jo, 8; acerca da passagem sobre a mulher adúltera que foi perdoada por Jesus,  o papa Francisco veio nos lembrar que "Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão". Afirmou ainda que "Temos de aprender a ser misericordiosos com todos". Então, que tal saber um pouco mais sobre isso ? ;)



Bom, creio que todos sabem que o perdão mutias vezes não é fácil, mas já dizia Jesus: "Que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou". Do mesmo jeito que queremos que o outro seja misericordioso conosco quando erramos, assim devemos fazer com o outro que errou conosco.A própria oração do Pai Nosso, pedimos perdão a Deus, assim como perdoamos a quem nos defende. Aí venho fazer uma observação. Muitas vezes queremos ser perdoados, mas não nos abrimos a perdoar quem nos ofendeu. Já dizia em Marcos 11,25-26
"E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados".
Marcos 11, 25-26
E mais, mostra-nos que para perdoar muitas vezes precisamos também ter paciência, às vezes o processo é difícil, outras o nosso coração é muito duro, são inúmeras as situações que dificultam para que possamos dar o nosso perdão a alguém. Por isso, se estiver difícil, peça a ajuda de Deus, mas não fique de braços cruzados, esteja dócil às orientações que o Espírito Santo te der. Pense em quantas e quantas vezes também erramos e arrependidos, corremos para pedir perdão a Deus. Quantas e quantas vezes Ele já nós perdoou ?
'Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete".
Mateus 18:21-22

O perdão é um fardo muito pesado para carregarmos e muitas vezes, junto com ele carregamos a mágoa, o ódio, a desconfiança...quando nos permitimos ir além e perdoar, nos libertamos e libertamos o outro desse peso, desocupamos os espaços do nosso coração para Aquele que deveria ocupá-lo por completo, o nosso Amado!!
Na Palavra existem muitas passagens que nos recordam a importância do perdão. Iremos recordar algumas aqui.



Se somos Imagem e Semelhança de Deus, devemos buscar ao máximo, sermos como Ele. E vamos combinar que Sua misericórdia conosco chega a ser constrangedora, mas isso é amor.
"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga
suas transgressões, por amor de mim,
e que não se lembra mais
de seus pecados".
Isaías 43:25
Então, aqui vai outra dica importante, perdoou, tá perdoado, o pecado/erro foi esquecido. Muitas vezes nossa visão deturpada tem mais facilidade para enxergar um erro que o outro faz que 99 acertos. Precismos mudar essa visão equivocada. Todos cometemos erros, nos arrependemos, porque não dar uma chance ou 70 x 7 ?
Acontece também de quem saiu magoado ficar guardando aquela dor por um tempão enquanto aquele que a causou, talvez nem tenha noção da dor que causou. Que tal ter conversas maduras, pra chegar na pessoa civilizadamente e dizer "olha, não gostei de tal atitude, me senti ofendida, me magoou". Talvez quem fez não tinha a intenção de magoar. Guardar rancor é como se guardássemos veneno em nosso organismo e assim nos permitimos que ele nos corroa por dentro. Por mais que seja difícil, não façamos isso. Peçamos a Deus a coragem e humildade de pedir perdão ou perdoar.
Quando concedemos o perdão ou perdoamos tiramos um peso enorme das costas. Amemos mais!! O amor sim, vale a pena cultivar em nosso organismo, esse é o antidoto que renova a nossa vida a cada dia.
Que possamos pois, seguir o exemplo de Francisco:
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando, que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna!

Como faz um tempinho que não sugiro 'tarefa de vida', aqui vai a de hoje: Pedir ao Espírito Santo que te ajude a perceber quem você precisa perdoar e quem precisa dar o perdão e liberte-se desse peso!!

Luz  e Paz!


Comentários