Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Decisão (Lívia Cartaxo e Suerda Freire)

Luz e paz!!!

Dessa vez, vou falar de uma música que me ajuda muito a rezar. De uma simplicidade e profundidade que me impressionam e me fazem louvar a Deus. É a música Decisão, do Encontro Lumen Despertar  Parresia, composta pela Lívia Cartaxo e pela Suerda.




Enquanto os meus olhos
Se voltavam à minha fraqueza
Descobri a luz de Cristo em mim
Ao encontrar a mais bela riqueza

Percebo que muitas vezes insistimos em nos prender aos nossos erros, esquecendo de ver além, de enxergar a misericórdia de Deus agindo a cada dia em nossa vida. E ficamos presos nesses pontos negativos, que claro, têm que ser melhorados aos poucos, a partir da decisão diária de melhorar, muitas vezes com a ajuda dos sacramentos, do jejum e da mortificação. Cabe-nos portanto nos conhecer melhor, saber não só o que precisamos melhorar, mas também que dons temos e podemos ofertar a serviço do Reino de Deus. Conhecer-se à luz de Cristo, não é fácil, é uma construção passo a passo, que exige muita oração, perseverança, fé e paciência; por isso é chamado de caminhada. Quanto mais no conhecemos à luz de Cristo, mais descobrimos nossa verdadeira essência e mais nos aproximamos de Deus e de seus planos para nós.

O amor que tudo crê,
Tudo espera e suporta

Gosto bastante da passagem bíblica da qual foi retirada esse trecho, 1 Coríntios 13. E aí vou colocar um pouco além do trecho, pois vale muito a pena ler, aprender e buscar viver as sugestões desse capítulo. 

I Coríntios, 13
1.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
2.Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
3.Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
4.A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.
5.Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7.Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8.A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9.A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
10.Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
11.Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
12.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
13.Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.

Retirado da Bíblia Ave Maria

Princípio básico do amor, crer, esperar e suportar. Infelizmente, vivemos em um mundo que quer nos ensinar o contrário, com crenças que mudam a cada instante, com a pressa e a liquidez tão faladas por Zygmunt Bauman, e com a paciência e maturidade para aprender a suportar cada pessoa do jeito que ela é. Felizes aqueles que conseguem praticar esses atos.

Ultrapassei o simples sentir
E o encontrei em uma decisão

Quando conseguimos viver o que Deus nos propõe, saímos da superficialidade dos sentidos para viver algo muito mais profundo, viver a Verdade. E nessa vivência temos a certeza do que queremos, do que realmente nos faz bem, do que vale a pena, aí podemos gritar decididamente como São Filipe Néri que preferimos o paraíso. A partir de então, a cada dia temos que renovar essa decisão de caminhar com Cristo como o centro de nossa vida, o nosso bem maior, o nosso salvador.

Ser discípulo por amor

Por amor ao Amado,
escutamos o seu chamado
assim como tempos atrás 
fizeram outros mais

Deixaram as redes
Deixaram as famílias
Deixaram o passado
Para viver uma nova vida

E muitos vão
assim vivendo
seguindo a Cristo
o bem fazendo

Anunciar com o meu viver
O que Deus realizou

Dar testemunho! Mostrar que vale a pena deixar o homem velho para trás e seguir por onde a vida faz sentido. Mostrar ao mundo que Deus realiza milagres e prodígios em nossas vidas. Curas, libertações, livramentos...Deus não cansa de agir em nossas vidas, de nos mostrar o seu amor e misericórdia. Muitos não têm fé, não conhecem esse amor, e cabe a nós, cristãos, mostrar que Deus tem esse poder de nos tirar das trevas e nos levar para a LUZ, que Ele faz novas todas as coisas. Não importa se percebemos pouco ou muito da ação de Deus em nossa história, mas com certeza todos temos a mostrar o quanto vale a pena ser dEle. Existe uma frase bastante difundida que expressa bem o que gostaria de falar: "As palavras convencem, mas os testemunhos arrastam". Muitos de nós somos teimosos, descrentes mesmo. A princípio, como crianças, precisamos ver a concretude das coisas, então quando escutamos um testemunho contando as mudanças que Deus operou na vida das pessoas, sentimos essa concretude, pois podemos dizer que vimos alguém que foi transformado, vimos o homem novo naquela pessoa. 
Dentre os exemplos de quem se decidiu por anunciar as maravilhas de Deus na vida, é Maria e Francisco de Assis.

Em meu coração, o pulsar revela:
Se Deus me escolheu, aqui estou

A certeza do amor de Deus nos dá a segurança para seguir em frente, enfrentar tudo e ir além. A segurança de saber que por mais que não faça parte dos nossos planos, os planos de Deus são infinitamente melhores que os nossos. E aí vem o nome do retiro, a Parresia, o ardor missionário de quem se vê inflamado pelo Espírito Sangue, bebeu da Água Viva e quer mostrar ao mundo o quanto é bom, quer mostrar que nada detém a LUZ. É a decisão ousada de se colocar inteiramente nas mãos de Deus, confiante que Ele capacita os escolhidos, que Ele nos criou, nos conhece como ninguém e sabe do que somos capazes de fazer, coisas que muitas vezes sequer imaginamos.

Já não me basta mais somente a fé
Sem o Amor, jamais conseguiria

Acreditar nos impulsiona a praticar, a viver aquilo que cremos. Crer já não basta, temos sede de mais, de mergulhar em águas mais profundas, de viver cada vez mais essa Verdade. É a ação do Amor em nossa vida e prática cada vez mais concreta dele que nos fazem ir além do esperado, superar e suportar todas as adversidades. Sozinhos nada somos, mas com Deus tudo podemos. 

No irmão ver o próprio Cristo
Em comunhão, ser sua Igreja

Não devemos encerrar o amor em nós, enquanto muito podem estar ao nosso redor sem conhecê-lo. Aí perpassa muito da vocação Lumen. Jesus disse aos seus discípulos: "Vós sois o sal da terra (...)Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13-16). Devemos ajudar o irmão a descobrir o sabor da Vida, ajudá-lo a sair das trevas e conhecer algo muito melhor, a vida em Cristo.  Assumir esse discipulado requer que saiamos do nosso comodismo, parados e sozinhos não vamos a lugar algum. Precismos ir ao encontro daqueles que sofrem, que não conhecem o amor, que estão desesperançados, desesperados, doentes, escravizados pelos vícios...e mostrar que há sim, outro caminho, que não é tarde para mudar, que Deus está a espera de cada uma de suas ovelhas que se desviaram do caminho para perdoá-las e amá-las, para restaurar sua dignidade, para ocupar o lugar que é deles de filhos de Deus. Talvez não tenha nada mais belo que ajudar o irmão a perceber sua dignidade, a perceber-se um outro Cristo. Vivamos pois a fraternidade, e assim teremos um mundo melhor, sem preconceitos e discriminações, simplesmente amando a acolhendo a todos. É na comum união que nos reúne e nos faz Igreja. Já diz a Palavra em João 17, 21: "Que todos sejam um...". Devemos pois combater as discriminações e preconceitos com o amor e a união. 

Bom, de antemão peço perdão se minha forma de interpretar essa música não agradar ou não estiver completa. É apenas uma forma de ver. Acredito que você, caro leitor, possas ter coisas a acrescentar, um olhar próprio de acordo com suas vivências. Espero poder de alguma forma contribuir para o seu louvor, oração e proximidade com o Senhor e com o irmão. 

Deus vos abençoe e Maria vos guarde sob seu divino manto!


Comentários