A Coroa de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo


A Paz de Cristo!

Como já comentamos no post anterior,a exposição O Homem do Sudário esteve em minha cidade e pensei em fazer alguns posts mesclando dados e fotos da exposição com trechos correspondentes da Bíblia Sagrada e com o Diário de Santa Faustina. Dessa vez contemplaremos o Terceiro Mistério Doloroso do Rosário.

Rei e Deus verdadeiro, Jesus, depois de ter seu sacratíssimo corpo lacerado pelos açoites dos algozes,sofreu na Sua fronte adorável o tormento dos espinhos. Comecemos pois, a ver a coração de espinhos na Bíblia Sagrada.

2.Os soldados teceram de espinhos uma coroa e puseram-lha sobre a cabeça e cobriram-no com um manto de púrpura.3.Aproximavam-se dele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
4.Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de acusação.5.Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: Eis o homem!
(Jo 19,2-5)
                                                    


A cabeça do Homem do Sudário apresenta feridas produzidas por um conjunto de objetos pontiagudos que sugerem um capacete de espinhos, à imitação das tiaras dos reis orientais, e não uma coroa.Há cerca de 50 marcas desses espinhos, de aproximadamente 5 cm e que provocaram um sangramento abundante(Exposição O Homem do Sudário).











Já no Diário de Santa Faustina, somos chamados a refletir sobre a maldade dos homens:

Quando me concentro na Paixão do Senhor, freqüentemente vejo Nosso Senhor na adoração, da seguinte maneira: após a flagelação, os carrascos levaram-No e tiraram-Lhe as vestes, que já se tinham colado às feridas; ao tirarem Suas vestes renovaram-se Suas Chagas. Em seguida, cobriram o Senhor com um manto de púrpura, sujo e rasgado, jogando-o sobre as Chagas renovadas. Esse manto, apenas em alguns pontos, atingia os joelhos. Mandaram, então que o Senhor se sentasse num tronco; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram na Sua Santa Cabeça, pondo-Lhe ainda um caniço nas Suas mãos e zombando d’Ele. Inclinavam-se diante d’Ele como diante de um rei, cuspiam no Seu rosto, enquanto outros pegavam o caniço e batiam na cabeça, outros infligiam-lhe dores esbofeteando-O, ou cobrindo-Lhe o rosto, davam-Lhe murros. Jesus suportava tudo em silêncio. Quem compreenderá Sua dor? Jesus olhava para o chão, e eu senti o que então estava acontecendo no Dulcíssimo Coração de Jesus. Que toda alma reflita sobre o que Jesus sofreu nesse momento. Rivalizavam uns com os outros em insultos ao Senhor. Eu ficava refletindo: de onde vinha tanta maldade no homem? E no entanto, é o pecado que causa isso – encontrou-se o amor com o pecado. (Diário no. 408)



Reflexão
Como Santa Faustina referiu.".encontrou-se o amor com o pecado".
Que possamos refletir sobre o encontro desses dois abismos.
E também somos chamados aqui a pensar no quanto somos muitas vezes incompreendidos e humilhados, ou, ao contrário, o quanto humilhamos ou deixamos de compreender nossos irmãos.
Quantas vezes ferimos nossos irmãos por meio de brincadeiras aparentemente "inofensivas" mas que de alguma forma, sem que percebamos, podem produzir feridas que custam a cicatrizar e até mesmo prejudicar a vivência da fraternidade.

Por Ticiana e Vilena.

Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)


Fontes:
Bíblia Sagrada - Editora Ave Maria
Diário de Santa Faustina

Comentários