Sobre o amor e espera - por Madre Teresa de Calcutá

Em minha leituras pela internet, deparei-me com esse pequeno texto de madre Teresa de Calcutá que está transcrito no decorrer desse post e que fala sobre o amor e sobre espera, de uma forma singela e muito bela. Resolvi compartilhá-lo aqui, claro, reconhecendo a Fonte do texto. Diferente das letras de músicas e outros textos, resolvi colocá-lo inteiro primeiro e tecer meu comentários depois.

 

"O amor chega a quem espera, ainda que o tenham decepcionado; a quem ainda acredita, mesmo que antes tenha sido traído; a quem ainda precisa amar, mesmo que tenha sido ferido; e a quem tem coragem e fé para construir a confiança novamente.Não se deixe levar pelo exterior, porque ele pode enganar. Não se deixe levar pelas riquezas, porque ela pode ser perdida. Procure alguém que faça você sorrir, porque um sorriso é capaz de fazer um dia escuro brilhar.
O princípio do amor é deixar que aqueles que conhecemos sejam eles mesmos, e não tentar mudá-los segundo nossa própria imagem, porque então só amaremos o reflexo de nós mesmos.
Espero que você encontre aquela pessoa que lhe faça sorrir! Há momentos nos quais você sente tanta saudade da pessoa em seus sonhos, que tem vontade de tirá-la dos seus sonhos e abraçá-la com todas as suas forças.
Espero que você sonhe com esse alguém especial e que essa pessoa sonhe o que você quer sonhar. Veja por onde você quer caminhar e seja o que você quer ser, porque você só tem uma vida e uma oportunidade de fazer tudo o que você quer fazer.
Espero que você tenha felicidade suficiente para tornar-se doce; provas suficientes para tornar-se forte; dores suficientes para ser um humano autêntico; esperança suficiente para ser feliz, recordando que as pessoas mais felizes nem sempre são as que têm o melhor de tudo".
(Madre Teresa de Calcutá)
Fonte: http://pt.aleteia.org/2015/10/26/conselhos-de-amor-da-madre-teresa-de-calcuta/



Bom, ao começar a ler algumas passagens bíblicas me vieram à cabeça, a principal delas é a do livro do Eclesiástico, o capitulo 2 completo. Fala de perseverança, paciência, espera, dedicação a Deus. Diria que é no cumprimento do primeiro mandamento, que é o de amar a Deus sobre todas as coisas, que começamos nossa preparação para essa espera, pois colocando Deus no centro de nossa vida, as demais coisas vão ocupando seu lugar de forma harmoniosa e equilibrada, ou pelo menos deveria ser assim. Com essa maturidade de deixa-se conduzir por Deus, vamos curando nossas feridas e mágoas e deixando que amor ocupe o nosso coração, a nossa vida. A doação do nosso tempo, da nossa vida ao outro, vai nos ajudando nesse processo de esperar,nos tirando do egoísmo e nos levando para a caridade, o altruísmo.
As aparências muitas vezes nos enganam. A primeira impressão não necessariamente é a melhor impressão, precisamos exercitar o nosso olhar para o outro com o olhar de Deus. Olhar para além da aparência, de um corpo bonito, sondar o coração. Algo muito belo que já ouvi uma vez é que Adão e Eva antes do pecado original olhavam para o outro e viam a Deus, pois havia pureza, transparência. Ninguém casa com um rosto ou um corpo bonito simplesmente, é com aquela pessoa para além da aparência, com  potencialidades e dificuldades.
Advirto com relação a essa parte de sonhar com alguém especial, que isso seja feito com prudência, e principalmente em comunhão com Deus. Muitas pessoas encontram-se solteiras por ter um ideal de parceiro (a) que nem sempre é o que precisa. Por isso a importância de imaginar alguém em consonância com o desejo de Deus. Ele, muito melhor que nós, sabe do que precisamos e como podemos ajudar o outro. Aquela pessoa que vai caminhar junto, que vai sorrir e chorar conosco, que vai nos ajudar a crescer na fé e na vida. Daí a necessidade da espera, de estarmos preparados para o outro e dele estar preparados para nós. Como o Eclesiastes 3, 1-22; vem nos orientar, para tudo há um tempo. E o tempo em que somos preparados é justamente o tempo de espera, que diferente do que a maioria de nós pensa, é um tempo ativo, de buscar a Deus e de deixar-se ser moldado por sua mão amorosa.  Se lermos 1, Coríntios 13, 4-13; veremos os frutos de um amor cultivado com maturidade.


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:4-13


Fica, portanto a sugestão de rezar com as passagens bíblicas citadas e de viver essa espera ativa em Deus. Deixo também duas músicas da Marcela Taís, para escutar e pensar a respeito, mesmo sem saber você já reza por seu José ou sua Maria ?









Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)


Misericórdia, paz e luz!!

Comentários