O caminho do Calvário

Graça e paz!

Como já comentamos no post anterior,a exposição O Homem do Sudário esteve em minha cidade e pensei em fazer alguns posts mesclando dados e fotos da exposição com trechos correspondentes da Bíblia Sagrada.
Vamos percorrer o caminho do calvário com Cristo?


Novamente começaremos pela passagem bíblica, dessa vez recorrendo ao Evangelho de São Mateus.
Depois de escarnecerem dele, tiraram-lhe o manto e entregaram-lhe as vestes. Em seguida, levaram-no para o crucificar (Mt 27,31).


A Exposição" O Homem do Sudário"mostra que Jesus precisou de ajuda para carregar a cruz e isso sugere que Ele caiu sob o peso da mesma algumas vezes.O  Sudário apresenta evidências que os  joelhos estão muito feridos, indicando repetidas quedas.Na Bíblia podemos pensar sobre isso em algumas passagens: Mt 27,32 - Mc 15,21 - Lc 23,26.
Outro fato que nos chama atenção é que a pesquisa do pólen encontrado no Sudário após estudos realizados por Max Frei e Avinoan Danin mostra que o Homem do Sudário caminhou descalço e caiu com as mãos amarradas, pois foi encontrado terra sobre a imagem do nariz, do joelho e dos pés. 

Reflexões:

Cristo, assumiu a nossa cruz e carregou em Seus ombros todos os pecados do mundo, sofrendo e caminhando em silêncio para nos salvar.Segui por esse doloroso caminho no calor e na solidão...caiu e sentiu a poeira na boca. O peso da cruz o sufoca.




Muitas vezes em nossa caminhada, tentamos diminuir a nossa cruz, queremos geralmente reduzir seu peso...o sofrimento de carrega-la... Então paramos, traímos o caminho difícil e ficamos longe do caminho de Cristo.

Cristo está no fim das Suas forças...ferido, cansado, humilhado, sentindo o peso de nossos pecados.
Naqueles momentos, tudo se misturava...o peso da cruz, o calor, o caminho em subida, as forças se esgotando, o cansaço...Cristo caiu novamente...a maldade humana, a infidelidade, a falta de fé..tudo isso o feriu ainda mais....mais do que a dor física...ele sentiu a frieza de nossos corações, a teimosia em permanecer de olhos fechados e os ouvidos surdos para não percebermos os outros no caminho...para não enxergarmos a Verdade...

Cristo caiu pela terceira vez, isso aconteceu no alto do Calvário onde a cruz foi colocada.

Que nos possamos compreender a  mensagem do Calvário unindo-nos a Cristo Crucificado (Gl 2,19) e a cada vez que damos os passos na caminhada lembremos da Paixão de Cristo, cientes de que é pela cruz que se chega à luz.

Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)


Por Ticiana e Vilena.

Fontes:
Bíblia Sagrada - Editora Ave Maria
Facebook da exposição: https://www.facebook.com/ohomem.dosudario/?fref=ts
Aleteia: http://pt.aleteia.org/2015/06/21/quem-e-o-homem-do-sudario/

Comentários