Unidade

Luz e paz!!!

Dessa vez meu post é um misto de desabafo, exortação, pregação, reflexão...,enfim, é fruto de uma inquietação que brotou em meu coração nos últimos dias e que está gritando para ser verbalizado.

Basta ligar a televisão ou ver os sites de notícias na internet para constatar, infelizmente, o quanto vivemos em tempo extremistas, de intolerâncias, falta de respeito e amor. E, enquanto cristãos, devemos pois levar a boa nova da esperança de tempos melhores, levar o amor, o respeito, o perdão e a compreensão, a paz e a união. A humanidade precisa disso com urgência.
Acontece também, que nós cristãos precisamos orar e vigiar mais, conhecer e praticar mais o Evangelho, ser realmente presença de Cristo no meio da humanidade que geme. Enquanto estivermos olhando para as diferenças e julgando, ao invés de acolher, ter misericórdia e amar, estamos fazendo errado, permitindo que aquele o Divisor nos confunda. Abramos pois os olhos, invoquemos com verdade o Santo Espírito para tirar as vendas de nossos olhos e nos moldar conforme o desejo do Senhor.
Sabe, convivo com pessoas das mais variadas crenças, cores, valores, times...e me dói ver em uma pessoa ou um livro a falta de compreensão de que a diferença deveria unir e não separar. A beleza está justamente na diferença, pois assim aprendemos a aceitar a nossa miséria e a do outro, e amar verdadeiramente. Sim, eu sei, isso não é nada fácil, mas é algo que devemos buscar a cada dia. Não é nada fácil admitir nossas misérias e ver o quanto Deus faz em nós, o quanto é misericordioso conosco. Devemos pois, biscar seguir o nosso Pai e Senhor, fazer-nos misericordiosos e amorosos tal como Ele o é.
Enquanto quisermos adequar o outro a nossa crença, a nossa forma de pensar, ao partido ou político que acreditamos, estamos perdendo, e muito!, em fraternidade. Enquanto estamos por aí discutindo se meu partido ou político é melhor, se o meu time está melhor que o seu, se minha crença é melhor ou "mais certa" que a sua, estamos perdendo o tempo de amar, estamos deixando o espaço do nosso coração se poluir com divisões, estamos dando contra testemunho!! Que tal aceitar o convite de respeitar as diferenças e desfrutar das beleza que há na diversidade, de simplesmente amar o outro no jeitinho que ele é ? Bora nessa ?! 
Vivendo com respeito às diferenças eu digo por minhas vivências que tenho aprendido muito e desfrutado ótimos momentos de fraternidade. Graças a Deus, não nos bastamos, precisamos dos outros.! O Salmo 133,1 no diz “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!”. Ou, na primeira carta aos Coríntios,12,22; “Por que, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”. E nessa passagem fica bem clara a necessidade que temos um dos outro, de fazer a unidade acontecer realmente para, assim, melhor vivermos o que Deus tem para nós, melhor transmitirmos a luz de Deus utilizando assim o dom e o jeito de cada um. 

Veremos algumas passagens consideradas chaves para a união.

Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).
Observando melhor, podemos ver que Jesus deu meio que um 'upgrade' nos 10 mandamentos, sintetizando-os nessa fala. Pois se buscarmos amá-lo acima de todas as coisas e amar uns aos outros como Ele nos ama, não atentaremos contra a nossa dignidade nem contra a dos nossos irmãos. Nos tornando amor, assim como nosso Pai e Criador o é, voltamos assim à nossa essência, à imagem e semelhança de quando fomos criados. Busquemos pois, tirar da nossa vida, mesmo que o façamos 'involuntariamente', todo desejo de 'fofocar', de murmurar, de falar algo que possa causar intriga, magoar o irmão, julgamentos...isso nos afasta da nossa essência, nos leva ao pecado da falta de amor.
Algo que me ajuda bastante nisso, é a oração de São Francisco, que soube como ninguém sintetizar esse mandamento de uma forma belíssima.


-“Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” Romanos 12,10
A falta de humildade é outro fator que muitas vezes atrapalha nossa unidade com Deus e com o próximo. 
-“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2,4
Venho aqui ressaltar que essa passagem não é um incentivo à observação da vida do outro com fins de fofoca, julgamento ou murmuração; muito pelo contrário, ela vem nos falar de estarmos atentos às necessidades do outro que muitas vezes está no mesmo quarteirão que estamos andando, com fome, com frio, com desesperança, de solidão.... E não basta detectarmos essa necessidade, temos que fazer algo, buscar ajudar a quem precisa, pois todos precisamos de algo. Pensando na figurinha do post com uma frase do papa Francisco, vivamos a cultura da acolhida ao invés da do julgamento.
- “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” Efésios 5,21
Vejo aqui muito como um incentivo a ir além do superficial e da aparência, mas ver o outro com os olhos do próprio Deus.
Enfim, espero de alguma forma, com a graça de Deus, ter conseguido tocar o vosso coração para a necessidade do amor, do respeito e da misericórdia em nossas vidas, refletindo então, na vivência da fraternidade, de quem se vê rodeado de filhos e filhas de Deus, com suas potencialidades e vulnerabilidades, mas todos enquanto criaturas preciosas para Deus e para nós.

Aos que gostam de rezar com música, vou deixar algumas sugestões:





Deus os abençoe e Maria os conduza à unidade assim como conduziu os apóstolos no Pentecostes!

Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)



Comentários