5º Mistério Luminoso - A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal

Luz e paz!!

Tomarei a liberdade, de escrever e postar sobre esse mistério antes que os anteriores a ele estejam escritos e postados. E isso se dará por conta do Tríduo Pascal. Falar desse mistério é grande desafio e motivo de gratidão. Como pode um Deus trino que se dá em alimento a cada um de nós ? É um grande mistério de fé. Algo que vai além da nossa compreensão humana, mas que para mim é inquestionável. 





Comecemos desde já a pedir ao Espírito Santo que nos prepare para podermos entender cada expressão e cada gesto de Jesus Cristo. Sentindo que seu sacrifício de puro amor se aproximava Jesus reuniu-se com aqueles que eram mais próximos, seus discípulos e, instituiu sua permanência não só entre os discípulos, mas entre todos nós que temos a graça de poder viver (e não somente frequentar) a Igreja. Bom, vamos à passagem base desse mistério:
  
EVANGELHO DE SÃO LUCAS:

Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos. Disse-lhes:

- Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus.

Pegando o cálice, deu graças e disse:

- Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.

Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo:

- Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo:

- Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós.

Lc 22, 14-20

A Instituição da Eucaristia, não é algo simbólico ou representativo, as palavras são bem claras, Jesus está presente na hóstia consagrada em corpo, sangue, alma e divindade. A Eucaristia, está sempre disponível para saciar a nossa fome espiritual, iluminar as almas, acolher as súplicas e preces de todos que buscam o seu auxílio, ajudando e inspirando ao longo da existência, protegendo e defendendo as pessoas contra as investidas de Satanás e consolando-as nos reveses da vida. 
Pão. Um alimento relativamente comum no café da manhã de todos. Que faz parte da primeira refeição do dia. Justamente nessa simplicidade, Jesus, esconde todo o seu poder e a sua divindade. É a maior das ajudas que Jesus nos deixou para garantir que permaneçamos firmes na fé. E que ajuda!! É Cristo que vem fazer morada em nós. Trazer sua santidade a nosso corpo tão castigados pelos pecados. E, em sua infinita sabedoria, precisamos nos reconciliar com Ele, por meio do nosso arrependimento e humildade, assim como por seu perdão e misericórdia no sacramento da Reconciliação. Para, assim, estarmos em perfeita comunhão ao recebermos a Eucaristia.  
O que é a Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.
Para melhor ajudar-vos a meditar esse mistério, vou meio que resumir o que já falei acima, só que em frases de santos. Sugiro que façam essa meditação sem pressa nenhuma, pedindo ao Santo Espírito para ajudar-nos a entender verdadeiramente o profundo significado desse mistério. Se necessário for, que escolhamos uma frase ou algumas. O importante é buscarmos entender e agradecer o enorme presente que Jesus nos deixou e nos dá a cada dia.

“O Senhor imola-se de modo incruento no Sacrifício da Missa, que representa o Sacrifício da Cruz e lhe aplica a eficácia salutar, no momento em que, pelas palavras da consagração, começa a estar sacramentalmente presente, como alimento espiritual dos féis, sob as espécies de pão e de vinho”. – Papa Paulo VI

“Vós, Jesus, partindo deste mundo, o que nos deixastes em memória de vosso amor? Não uma veste, um anel, mas o vosso corpo, o vosso sangue, a vossa alma, a vossa divindade, vós mesmo, todo, sem reservas”. – Santo Afonso de Ligório“A Eucaristia não é só garantia do amor de Jesus Cristo, mas é também garantia do paraíso que Ele nos quer dar…”- Santo Afonso de Ligório

“Jesus Cristo quer de tal modo unir-se conosco, pelo amor ardente que nos tem, que nos tornemos uma só coisa com Ele na Eucaristia”. – São João Crisóstomo

“O dar-se Jesus Cristo a nós como alimento foi o último grau de amor. Deu-se a nós para unir-se totalmente conosco como se une o alimento diário com quem o toma.” – São Bernardino de Sena

“Remédio pelo qual somos livres das falhas cotidianas e preservados dos pecados mortais”. – Concílio de Trento

“ Por meio deste sacramento, o homem é estimulado a fazer atos de amor e por eles se apagam os pecados veniais. Somos preservados dos pecados mortais, porque a comunhão confere o aumento da graça que nos preserva das culpas graves”. – São Tomás de Aquino

“O Santíssimo Sacramento é fogo que nos inflama de modo que, retirando-nos do altar, espargimos tais chamas de amor que nos tornam terríveis ao inferno”. – São João Crisóstomo

Depois de morrer consumido de dores sobre um madeiro destinado aos maiores criminosos, Vos colocastes sob as aparências do pão, para Vos fazerdes nosso alimento e assim, unir-vos todo a cada um de nós. Dizei-me: que mais podíeis inventar para Vos fazer amar?” – Santo Afonso de Ligório

“A Eucaristia não é coisa que se possa descobrir com os sentidos, mas só com a fé, baseada na autoridade de Deus”. – São Tomás de Aquino

Vou ficando por aqui, indicando alguns textos, uma pregação do Padre Paulo Ricardo e músicas para talvez ajudar, nesse entendimento.

Fontes de pesquisa e/ou oração:
http://br.radiovaticana.va/news/2017/04/13/quinta-feira_santa-institui%C3%A7%C3%A3o_da_eucaristia_e_do_sacerd%C3%B3cio/1303083
http://opusdei.org.br/pt-br/article/a-instituicao-da-eucaristia/




Comentários