1º Mistério Gozoso - A anunciação do anjo Gabriel a Maria

A paz do Senhor esteja convosco!

Na primeira dezena ou primeiro mistério gozoso é A Anunciação a Maria. Indicado para ser rezado segunda-feira e sábado. Utilizar-me-ei de uma Encíclica do Papa Leão XII e da passagem bíblica em questão. 


Antes da passagem da Anunciação, vamos ver um pouco do que o Papa Leão XII em sua Carta Encíclica Laetitiae Sanctae vem nos falar acerca das lições dos Mistérios Gozosos:
6. Pois bem: contra estes males pensamos que se deve buscar remédio no Rosário de Maria, composto de uma bem ordenada série de orações e da piedosa contemplação de mistérios relativos a Cristo Redentor e a sua Mãe. Expliquem-se de forma exata e popular os mistérios gozosos, apresentando-os aos olhos dos fiéis como outros tantos quadros e vivas figurações das virtudes. E assim cada um verá que fácil e rica mina eles oferecem de ensinamentos aptos para arrastar com maravilhosa suavidade as almas à honestidade da vida.
7. Eis diante do nosso olhar a Casa de Nazaré, onde toda santidade, a humana e a divina, colocou a sua morada. Que exemplo de vida comum! Que perfeito modelo de sociedade! Ali há simplicidade e candura de costumes; perpétua harmonia de almas; nenhuma desordem; respeito mútuo; e, enfim, o amor: mas não o amor falso e mendaz, e sim aquele amor integral, que se alimenta na prática dos próprios deveres, e tal que atrai a admiração de todos.
Ali não falta a solicitude de se proporcionar a si mesmos tudo quanto é necessário à vida, mas com o "suor da fronte", e como convém àqueles que, contentando-se com pouco, se esforçam antes por diminuir a sua pobreza do que por multiplicar os seus haveres. E, sobre tudo isto, reina ali a maior serenidade de ânimo e alegria de espírito: duas coisas que sempre acompanham a consciência do dever cumprido.
8. Ora, estes exemplos de modéstia e de humildade, de tolerância da fadiga, de bondade para com o próximo e de fiel observância dos pequenos deveres da vida quotidiana, e, numa palavra, os exemplos de todas estas virtudes, assim que entram nos corações e nele se imprimem profundamente, certamente produzem nele pouco a pouco a desejada transformação dos pensamentos e dos costumes.
Então os deveres do próprio estado não mais serão nem descurados nem considerados enfadonhos, mas serão, antes, agradáveis e deleitáveis; e a consciência do dever, imbuída de senso de alegria, será sempre mais decidida no obrar o bem.
Por conseqüência, os costumes tornar-se-ão mais brandos sob todos os aspectos; a convivência familiar transcorrerá no amor e na alegria; as relações com os outros serão pautadas por um maior respeito e caridade. E, se estas transformações se estenderem dos indivíduos às famílias, às cidades, aos povos e às suas instituições, é fácil ver que imensas vantagens devam daí derivar para a sociedade inteira.
Bom, andes de irmos à passagem, invoquemos a presença do Espírito Santo para nos iluminar na meditação dela. Nessa primeira dezena, recordamos a anunciação do Anjo S. Gabriel a Maria: 
"O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem (...), e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe: "Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo". Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o Anjo: "Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-Lhe-á o trono de Seu pai David, reinará eternamente na casa de Jacob e o Seu reinado não terá fim". Maria disse ao Anjo: "Como, será isso, se eu não conheço homem?" O Anjo respondeu-lhe: "O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso mesmo é que o Santo que vai nascer há de chamar-Se Filho de Deus"(Lc 1,26-35).
Vou pontuar aqui alguns detalhes que chamam a minha atenção. Pode ser que nesse momento o Espírito Santo queira mostrar outras nuances para você, então, não se atenha só ao que eu falar, tente perceber o que Deus quer te falar com isso. Sejamos como o anjo Gabriel, portadores da Boa Nova do Senhor. Já tem tanta gente no mundo que se dedica a fazer e falar mal dos outros, sejamos pois, aqueles que vão mostrar o caminho certo, elogiar e apoiar. Assim como Maria busquemos fazer o bem e seguir nos caminhos retos sem esperar nada em troca, sem esperar elogios. a ponto de nos surpreendermos quando falarem bem. Humildade!!! Outra característica de Maria que é importante buscarmos, a pureza. Busquemos sempre defender a nossa pureza com afinco. Não se trata de mera 'caretice' se guardar, muti pelo contrário, é ter consciência do nosso valor e dignidade, assim como respeito por si e pelo outro. A pureza é uma grande virtude.

Que o Espírito Santo permaneça conosco e nos ilumine nos retos caminhos!


Comentários