Série Pensando na letra das músicas do Encontro Lumen Despertar - Mãe Pietá - Camila Correia e Lívia Figueiredo


Opa, tudo bem com vocês?

Mais um retiro Despertar Lumen aconteceu a pouquíssimo tempo e trouxe consigo um novo tempo, nova espiritualidade para a Obra Lumen. Aê. Para além disso, ele anuncia, mais do que nunca, o próprio Carisma!
De antemão aviso, que as opiniões, observações e interpretações aqui, são frutos da minha percepção acerca da música. Não conversei com as compositoras. 

No post que segue, vamos falar da música tema desse retiro que é o XXXVII Despertar. O Despertar Lumen PIETÁ!! Essa música foi composta por duas pessoas fantásticas, as quais admiro bastante.  Vamos lá conhecer a música e pensar na letra?
Mãe Pietà (Camila Correia e Lívia Figueiredo)



O que está em negrito, itálico e grifado, é a letra da música. O restante, são meus pensamentos em forma de palavras.

Quando estava cansado de prender-me em minha indiferença 
Em minha escuridão se iluminou uma doce Presença

Muitas vezes, na correria do dia a dia, nos deixamos contaminar pelo egoísmo e indiferença, menosprezando o outro e seus sofrimentos. Isso não é nada bom, pois assim, estamos indo na contramão do que nos ensinou o Senhor.
"E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo" São Mateus, 22 - Bíblia Católica Online
E que doce presença seria essa?! Ora, é Maria, mãe da piedade! Aquela que gerou no próprio ventre, o nosso Salvador!

Quando os teus braços me envolveram com serenidade 
No teu ventre fui gerado, Mãe da Piedade 

Quando, assim, como Jesus, me coloco nos braços, no colo de Sua Mãe, deixo-me ser gerado também por ela. Permito que ela me eduque e cuide de mim, assim como cuidou de Jesus.
"26. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa."
São João, 19 - Bíblia Católica Online
Mostrou-me seu filho ferido, Jesus 
E a luz que me gerou 
Fez o ressuscitado em mim 
Encontrar o abandonado da Cruz 

Maria, levamos, para o momento da crucificação e morte de Jesus, na cruz, não simplesmente para mostrar seus sacrifício cruento por cada um de nós, mas para ensinar-nos que quando a dor e o sofrimento encontram o amor, desse encontro é gerado algo muito poderoso, a própria luz de Cristo que se espalha e ilumina as trevas da solidão e do abandono.

Faz dos meus braços os teus 
Que abraçam o teu Menino Crucificado 
Transforma minhas mãos nas tuas 
Que com amor tocam na carne sofredora do meu Senhor 

Assim como Maria, queremos também acolher Jesus Crucificado!! Você pode até pensar, mas como,
se Jesus morreu a tanto tempo ?!! Só pode estar louca! E eu te respondo, que é possível sim!!
"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37.Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40.Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes."
São Mateus, 25 - Bíblia Católica Online
Sendo assim, quando encontramos alguém faminto, com sede, sem abrigo, sem roupa/maltrapilho, doente e preso, é o próprio Cristo que encontramos!!! Quantas vezes não escutamos ou lemos essa passagem e deixamos que ela 'passasse em branco"?? É o próprio Cristo quem está naquele que sofre!!!
Compreendendo isso, nosso coração se enche de parresia (ardor missionário), para não mais fugir dessas pessoas, mais buscar ser braço que acolhe e mão que acalenta.

Que homem se fez e se faz 
No Pobre Abandonado 
Então que seja o meu olhar a o amar 


O Filho de Deus, se fez homem por amor e ainda se faz a cada dia na figura do pobre abandonado, aquele que é esquecido, humilhado, que muitas vezes nem sabe ou esquece da dignidade/identidade que tem enquanto filho de Deus. Sabe a famosa frase "Eli, Eli, lama sabactâni" (Mt 27, 46) que Jesus proferiu na cruz, em profundo desespero ? Pois é, essa frase transmite o sentimento de abandono diante dos folhos de Deus que mais sofrem, à margem, esquecidos, humilhados, abandonados. Parece pouco ou até bobo, mais um simples olhar de amor, pode mudar o dia e mesmo a vida de alguém. Um simples abraço, pode mudar o dia de alguém. Uma ligação ou mensagem de cuidado, pode fazer a diferença. Para quem muitas vezes perdeu a credibilidade até da família, o olhar de acolhida pode ser um ponto de partida para uma mudança. É nos pequenos gestos, que fazemos grandes mudanças no universo do outro. (nossa, tou me sentindo inspirada! kkkk)

Ensina-me a abraçar o Amor chagado 
Pois com Ele sou inteiramente transformado 
E em meu ser surge um novo viver 
Posso entender que pela cruz vou renascer 
Felicidade sem fim, o Paraíso que sonhastes para mim 

E nessa perspetiva de se deparar com o Amor chagado, pode bater aquela insegurança de "Ah, não sei como chegar e conversar.", "O que vou falar, nem o conheço", "Será que ele quer conversar comigo?". Por isso, imploramos Àquela que O Envolveu tantas vezes no abraço, que recebeu seu corpo já sem vida em seu colo, para que nos ensine a vencer essas barreiras e tentações que podem surgir. Mas já digo de antemão, é muito mais simples do que pensamos. E nesses encontros com Cristo, essa luz que há em nós e neles, se potencializa de uma forma que é difícil colocar em palavras.
Não é fácil vencer nosso egoísmo, timidez e medo, para ir ao encontro do outro. Mas basta dar o primeiro passo, deixa-se guiar pelas mãos de Maria, que as coisas fluem e trazem como que um vinho novo em um coração novo. Uma experiência de profunda graça que é um prenúncio do nosso paraíso já sendo vivido aqui na terra.

Faz dos meus braços os teus 
Que abraçam o teu Menino Crucificado 
Transforma minhas mãos nas tuas 
Que com amor tocam na carne sofredora do meu Senhor 

Jesus não é mais distante, para ser simplesmente admirado em uma cruz de madeira, Ele está ao nosso alcance, nas ruas, praças, hospitais, prisões, locais de consumo de substâncias psicoativas, periferias e...contrariando o pensamento costumeiro de sofrimento, também está nas celebridades que têm uma vida de aparências, mas de profundo vazio e tristeza, nos ricos que levam uma vida de ganância e egoísmo e em tantos outros!!
E de posse dessas informações, vamos continuar indiferentes ou vamos agir?
Peçamos a graça de vencer nossas barreiras e tocar essa carne sofredora, de abraçar com amor aquele que sofre.

Faz dos meus braços os teus 
Que abraçam o teu Menino Crucificado 
Transforma minhas mãos nas tuas 
Que com amor tocam na carne sofredora do meu Senhor 

Que homem se fez e se faz No Pobre Abandonado 
Então que seja o meu olhar a o amar

Que daqui em diante, possamos trocar o olhar de desprezo, medo e julgamento, por um olhar de amor, de acolhida, de incentivo. Vamos juntos fazer essa experiência transformadora!

Então, por ora é isso.
Concordou, discordou, quer dar sua opinião ou partilha, comenta aí ;)

Luz e alegria!



Comentários