Série Pensando na letra das músicas do Encontro Despertar Lumen - Quem dera - Lìvia Figueiredo

Opa, tudo bem com vocês?

Mais um retiro Despertar Lumen acaba de ocorrer e vem trazendo consigo um novo tempo, nova espiritualidade para a Obra Lumen. Aê.
De antemão aviso, que as opiniões, observações e interpretações aqui, são frutos da minha percepção acerca da música. Não conversei com a compositora. 
No post que segue, vamos falar da música de oração desse retiro que é o XXXVII Despertar. O Despertar Lumen PIETÁ!! Essa música foi composta com uma pessoa que admiro muito, como pessoa, como irmã de comunidade, como musicista, cantora e compositora.  Vamos lá pensar na letra dela?


 
ou 
Quem Dera (Lívia Figueiredo) 

Senhor, eis-me aqui
Podes escutar-me?
Pois ouço teu pranto, pranto de solidão 
Senhor, estou aqui 
Podes enxergar-me?
Pois vejo tuas chagas ferindo o teu coração 

Imagino que nem tenha sido a intenção da compositora, mas esse início lembra-me a passagem de 1 Samuel, 3; na qual há um diálogo entre Deus e o menino Samuel. Nela, Samuel chama o garoto e, orientado, Samuel responde "Eis-me aqui" e depois ainda falou "vosso servo escuta". Enfim, fica a sugestão para ler a passagem referida e rezar com ela.
Também lembro de outra passagem, do livro de Isaias, 58; e esta, traz um grande ensinamento para nós:
"2.Sem dúvida eles me procuram dia após dia, desejam conhecer o comportamento que me agrada, como uma nação que houvesse sempre praticado a justiça, sem abandonar a lei de seu Deus. Informam-se junto a mim sobre as exigências da justiça, desejam a presença de Deus. 3.De que serve jejuar, se com isso não vos importais? E mortificar-nos, se nisso não prestais atenção? É que no dia de vosso jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos operários. 4.Passais vosso jejum em disputas e altercações, ferindo com o punho o pobre. Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz. 5.O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia? Curvar a cabeça como um junco, deitar sobre o saco e a cinza? Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao Senhor? 6.Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo. 7.É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante. 8.Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. 9.Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; 10.se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. 11.O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis. 12.Reerguerás as ruínas antigas, reedificarás sobre os alicerces seculares; chamar-te-ão o reparador de brechas, o restaurador das moradias em ruínas. 13.Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações, 14.então encontrarás tua felicidade no Senhor: eu te farei galgar as alturas da terra, e gozar a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do Senhor falou."
Na minha leitura percebo alguma coisas. Primeiro, seria uma referência a nossa oração pessoal, ao nosso momento diário de conversa com Deus. Quem nunca colocou suas angústias diante de Deus e caiu da tentação de duvidar que Ele realmente nos escutava? Nem sempre estamos conectados com Ele, a ponto de compreender que Ele nos envia respostas das mais variadas formas e sinais. E às vezes Ele também silencia para nos ensinar algo, promover nosso amadurecimento.
Segundo, sinto-me convidada a me colocar no monte Gólgota, onde Jesus foi crucificado, onde Ele deve ter se sentido mais solitário, onde Ele tomos nossas dores e enfermidades, ou seja, Jesus, no ápice de seu sofrimento. Diante desse cenário, de tamanho sacrifício de amor, faço-me um com Cristo. Permito-me ser tocada pela dor dEle. Se trouxermos pros dias de hoje, Jesus está sofrendo em cada irmão que sofre na escravidão das drogas, no abandono familiar, nos enfermos, naqueles que mais sofrem humilhados, desacreditados, tratados muitas vezes com indiferença. E qual a nossa resposta diante desse fato? O que podemos fazer para aliviar tamanha dor? 

Quem dera eu sofrer ao Teu lado 
te ver consolado, dizer que sozinho não estás 
Quem dera eu envolver-Te em meus braços, 
ó Cristo Abandonado, e então a Ti me entregar

Como Maria, aos pés da cruz, que nosso coração tenha a pobreza de se colocar diante do sofrimento do outro com amor e cuidado, buscado reparar suas dores. Que não sejamos indiferentes ao outro, mas que nos coloquemos em prontidão para consolar suas dores sem julgamentos ou reprimendas. Que nos permitamos ir além do que supomos ser nossos limites e tocar na carne chagada de Cristo nos sofredores. 

 Senhor, eu renasci
Quando me encontrastes 
carrego comigo as marcas do teu amor 
Por isso estou pronto a seguir
buscar os teus amados 
A tua carne ferida 
Para testemunhar a ressurreição 

Nesse encontro do que se compadece e cuida, com o que sofre; somos curados e curamos, é uma via de mão dupla, uma graça de renascer junto com Cristo. E após provar do amor de Deus, como Maria ao saber de sua gravidez e da gravidez de sua prima, nos sentimos mais que chamados, naturalmente inflamados e impelidos a mostrar esse Amor de Deus, a mostrar que o Amor tudo pode, que para Deus absolutamente nada é impossível. Quem provou da graça do Senhor em sua vida, é chamado a testemunhar, a mostrar que a ressurreição é possível, quando nos permitimos cuidar e sermos cuidados. 

Quem dera eu acolher o cansado 
Amar o mais humilhado, dizer que sozinho não está 
Quem dera eu ser o Ressuscitado,
amar o Abandonado, e as trevas iluminar
"28.Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei."
(Mt 11, 28)
É promessa bíblica, o cuidado com aquele que está cansado, aflito. Nós, enquanto cristãos, podemos ser esse instrumento de acolhida e conforto. A forma como Jesus morreu, foi uma das mais humilhantes, e foi por amor a todos nós. Que sejamos nós aqueles que amarão os mais humilhados, os que nem sequer sabem da identidade de filhos de Deus. Que sejamos os que, após ser cuidados, curados e ressuscitados, possamos testemunhar e ir ao encontro daqueles que também precisam de cuidado, cura e amor. O mundo clama por nossa ação, por nossa resposta. Diante de tanto ódio, tantos preconceitos, tanta indiferença, tanta violência, NOSSA RESPOSTA É AMAR. E, a partir do que já foi dito, amar aqueles que mais ninguém ama, aqueles que ninguém acredita, os desesperançados.

E ao encontrar esses corações posso tocar o próprio amor, ali és Tu, amor 
Quero esquecer a mim e então me consumir por amor, pelo Amor 

Quando me permito esse encontro, nos encontramos com o próprio Cristo. Vivemos o amor mais puro e evangélico. Saímos então do nosso egoísmo, do nosso umbigo, e encontramos um novo horizonte, algo muito maior e talvez impossível de colocar em palavras, a própria razão do viver, o consumir-se por amor, Pelo Amor.

Quem dera eu sofrer ao Teu lado 
te ver consolado, dizer que sozinho não estás 
Quem dera eu envolver-Te em meus braços, 
ó Cristo Abandonado, e a Ti me entregar 

Senhor, que não sejamos indiferentes à dor de nossos irmãos, à tua própria dor. Que não sejamos inertes diante do sofrimento do mundo. Que a nossa maior resposta seja em ação, em amor.

Quem dera eu acolher o cansado 
Amar o mais humilhado, dizer que sozinho não está 
Quem dera eu ser o Ressuscitado, 
 amar o Abandonado, e as trevas iluminar

Que diante do egoísmo, dos julgamentos, dos rótulos, nossa resposta seja de acolhida, de escuta, de estender a mão e mostrar que ninguém foi criado para a solidão, mas que há uma fraternidade que une toda a humanidade. O Amor tem o poder de iluminar as trevas até dos corações mais duros.

Enfim, essa é uma leitura minha, com relação a essa música.
Como você percebe cada trecho ? Já parou para rezar com essa canção ?
Fica o convite, vale muito à pena.

Luz e alegria!

Comentários