Série pensando nas letra das músicas do Encontro Lumen Despertar Charis - Resposta - Lívia Figueiredo

Olá! 
Uma vez por ano, costumo vir aqui e reativar esta Série que amo muito. A cada ano a Obra Lumen realiza um Encontro, no qual encerra-se um tempo de vivência e espiritualidade e inicia-se outro. O tempo Pietá se encerrou e deu início ao tempo Cháris. Nesse post vou colocar o que a música tema me transmite. É pessoal. 
Nesse post, rezaremos pensaremos sobre a música de oração. Já adianto que além da música em si, o clipe está sen-sa-cio-nal.
 



Resposta
Lívia Figueiredo
Música de oração do Encontro Lumen Despertar 2019: Charis

 Ir contra a corrente
 Ser diferente 
Deixar Teu amor reconquistar 
Os olhares ausentes 
Tão indiferentes 
Que perdidos no escuro nada podem enxergar 

O papa Francisco em 2014 já  pedia aos jovens que não se “abarrotem” de coisas supérfluas. “Ousem nadar contra a corrente. Sejam capazes de buscar a verdadeira felicidade. Digam não à cultura do provisório, da superficialidade e do usar e descartar, que não os considera capazes de assumir responsabilidades e de enfrentar os grandes desafios da vida”, aconselhou o papa.
A sociedade muitas vezes nos empurra valores de ter, poder e prazer para ser feliz, mas isso só aumenta o vazio das almas e as doenças e transtornos mentais. O papa Francisco nos faz um chamado especial para SER, ser aquilo que Deus nos chama a ser, amor em movimento, encontro de amor. O amor de Deus transparecido em nós, testemunhas do Seu amor misericordioso; pode ajudar a tirar a pessoas da indiferença consigo mesmo, com o outro e suas dores. O egoísmo e o preconceito, endurecem o nosso coração, tornando nosso olhar indiferente, perdidos em ilusões de felicidade. Somos chamados a testemunhar o poder da cultura do encontro, a verdade evangélica da passagem de Mateus 25, 40. Quem já teve essa experiência de passar de abandonado a ressuscitado é chamado a testemunhar. As pessoas precisam sair da escuridão de seus frios corações.

Me chamas a ser e a anunciar 
A esses corações a luz do Teu amor 
Que me faz amar 
E levá-los comigo à Tua cruz pra Te consolar 
Testemunhar, e ver esse encontro brotar 

Somos chamados a anunciar as maravilhas de Deus em nossas vidas e na daqueles que conhecemos. Esse anúncio do encontro vivido com a graça do Espírito Santo tem poder de iluminar vidas, curar, impulsiona ao outro, ao amor, nos faz querer mais e mais que as pessoas vivam a alegria de ser feliz fazendo o outro feliz. Quando buscamos corresponder aos sonhos de Deus, naturalmente as pessoas são atraídas por essa diferença, por essa verdade anunciada. 

A minha resposta é a vida ofertar 
Consumir-me por inteiro e o mundo incendiar 
Pois eu sei, sou resposta ao Teu grito na cruz 
Que ecoando está nos corações dos Teus pequeninos 


Diante das maravilhas de Deus, a resposta mais natural é ofertar a nossa vida em holocausto por aqueles que necessitam do nosso sim. O mundo precisa desse anúncio. As pessoas precisam sair da indiferença e viver as obras de misericórdia. E nós somos chamados a apresentar Jesus abandonado a elas. A dor, o grito de Cristo naquela cruz: "Eli, Eli, lamá sabactani!", é o grito de abandono da própria humanidade que sofre com a nossa indiferença.

Me chamas e ser e a anunciar 
A esses coraçoes a luz do Teu amor 
Que me faz amar 
E levá-los comigo à Tua cruz pra Te consolar 
Testemunhar, e ver esse encontro brotar


Refrão já comentado acima

A minha resposta é a vida ofertar 
Consumir-me por inteiro e o mundo incendiar 
Pois eu sei, sou resposta ao Teu grito na cruz 
Que ecoando está nos corações dos Teus pequeninos 

Já comentado acima. 

Quem Te dará de comer e de beber? 
Quem irá Te vestir e Te acolher?
                                                                Te visitar, de Ti cuidar? 

Evangelho segundo Mateus 25, 31-40
"31.“Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, se sentará no seu trono glorioso. 32.Todas as nações se reu­nirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. 37.Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. 40.Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’"

A palavra é clara, quando somos omissos e egoístas, negando ao outro as obras de misericórdia, é ao próprio Cristo quem estamos negando. E falando por experiência própria, a vida floresce quando deixamos de olhar para o nosso umbigo e nos encarnamos no outro, sentindo suas dores, conhecendo sua história, olhando, acolhendo, mostrando a dignidade dos filhos de Deus. 

Quem irá ao mundo Te apresentar? 
Quem irá com a vida anunciar? 
Aqui estou! Envia-me! 
Aqui estou! Envia-me! Refrão (2x) 

Essa verdade de Mt 25 precisa ser revelada ao mundo. Quantas almas precisam que a venda caia de seus olhos para ter uma conversão de fato? Todos chamados a viver as obras de misericórdia!! E os que vivem têm o chamado de anunciar a alegria de ser instrumento de Deus, a alegria de corresponder ao chamado de Deus, a alegria de ganhar almas para Deus, a alegria de ser feliz fazendo o outro feliz. Qual será a sua resposta??? Lembrando que essa resposta é diária. E a cada sim, meu coração se inflama mais para corresponder aos planos de Deus. 


É isso. Rezem com essa música e se deixem contagiar por esse clipe que está incrível.
Quando praticamos a leitura orante, nos perguntamos aquilo que Deus quis no dizer com a passagem lida e qual nossa resposta diante disso. ;)
Se quiser testemunhar, o que essa música provocou em ti, fica à vontade.
Louvado seja Nosso Senhor, Jesus Cristo!

 - - - - - - - - - - - - -
FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ
www.lumenserfeliz.com
@lumenserfeliz

Banco: Banco do Brasil
Favorecido: Ação Social Lumem
CNPJ: 07.510.103/0001-40
Agência: 2917-3
Conta: 20663-6

Banco: Banco do Brasil
Favorecido: Ação Social Lumem
CNPJ: 04.082.338/0001-90
Agência: 2917-3
Conta: 30750-5

Banco: Caixa Econômica
Favorecido: Ação Social Lumem
CNPJ: 04.082.338/0001-90
Agência: 1559 |
Operação: 003
Conta: 6256-9

Comentários