Série pensando nas letra das músicas do Encontro Lumen Despertar Charis - Coração Transpassado - Camila Correia

Olá! 
Uma vez por ano, costumo vir aqui e reativar esta Série que amo muito. A cada ano a Obra Lumen realiza um Encontro, no qual encerra-se um tempo de vivência e espiritualidade e inicia-se outro. O tempo Pietá se encerrou e deu início ao tempo Cháris. Nesse post vou colocar o que a música tema me transmite. É pessoal. 


Coração Transpassado 
(Camila Correia) 
Música Tema do Encontro Lumen Despertar 2019: Charis 

Olho nos teus olhos marejados 
Imolado no mais abandonado 
Sinto na alma Tua dor
 Vejo em Ti a fonte inesgotável 
Que dissolve todos os meus pecados 
Me devolvendo ao que sou 

O olhar nos olhos já pressupõe que saímos do nosso egoísmo e estamos promovendo a cultura do encontro. E não é um encontro de qualquer jeito, mas com entrega, com verdade. Os olhos estão marejados por conta de todo o sofrimento da humanidade. Jesus é o cordeiro imolado que deu a própria vida em detrimento dos pecados do mundo todo, e pecado traz muita dor à alma. Ainda hoje Cristo sofre encarnado em cada pobre, abandonado, doente. Na cruz, seu lado, jorrou sangue e água, sinais de sua infinita misericórdia. E a cada sacramento da reconciliação e comunhão, somos purificados novamente e nos aproximamos mais do nosso eu ideal, àquele que fomos criados para ser. 

Desposa em mim a dor 
Liberta-me Senhor 
E pelas tuas chagas 
Me cura em Teu Amor 

Faz-me Senhor, compreender que a dor também é fruto de libertação e santificação. Que não paremos em nossas dores, mas a unamos com a de Jesus abandonado. É por esse encontro, por esse sair de si e ser um com o outro que está a sofrer, que somos libertados. É no toque da carne chagada, no contato, no abraço. Recentemente, escutei uma partilha que dentre outras coisas dizia que "o abraço de um morador de rua é muito quente". É quente porque é o abraço do próprio Cristo. É quente porque esse abraço nos cura e liberta de dores. A cultura do encontro promove isso. 

Do Teu coração transpassado, vida jorrou 
Em sangue e água, me ressuscitou 
Quero em Teu lado aberto mergulhar 
E em ti testemunhar 
Vida nova por tua cruz posso alcançar 

A misericórdia de Deus e para com o outro, nos ressuscita, nos traz vida nova. Mergulhemos pois nos sacramentos que nos aproximam de Deus e em Cristo encarnado no pobre. A cultura do encontro gera testemunhos fortíssimos, gera fraternidade. A cruz não termina no sofrimento, ela nos leva à ressurreição. Quando entregamos nossos planos e nossa vida para Deus, Ele jamais nos decepciona, mas nos leva por caminhos surpreendentes. Quanto mais nos aproximamos desses planos de Deus, e nos jogamos, vivemos o amor esponsal, mais nos aproximamos do nosso eu ideal, e nossa vida é renovada.
Nos diz o Papa Francisco: 
"A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje: Deus está a fazer novas todas as coisas, o Espírito Santo transforma-nos verdadeiramente e, através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos".


Pela brecha do Teu peito, o Pentecostes enfim jorrará 
E assim o mundo inteiro, quero incendiar 
Apenas vaso de argila sou 
Eleito por Ti pra ser, enfim 
O carisma que a mim confiou 

Pelas vivências com as obras de misericórdia, somos inflamados pelo Espírito Santo. Sair do nosso egoísmo e servir a quem sofre, pode ser uma experiência fantástica se com a graça de Deus tivermos essa graça de enxergar o próprio Cristo sofrendo naquele irmão. Quando nos reconhecemos como argila, nos permitimos deixar-nos moldar pelo Criador. E só Ele tem o pode de fazer de nós novos jarros, apesar de todas as sujeiras e trincados que a vida nos causa com o pecado  e a dor. Essa percepção também gera em nós pobreza de espírito, humildade, gratidão. Sinto que o carisma Lumen é um dom enorme que o Senhor nos confiou e que não deve ficar preso em nós, mas vivido,  anunciado, testemunhado, pois é algo para o mundo. O chamado à cultura do encontro, as obras de misericórdia, o olhar voltado para os mais pobres, têm sido assuntos recorrentes abordados pelo papa Francisco. Então não se trata somente de algo nosso, mas é um chamado para a Igreja, para a humanidade. É um presente! É uma via de santidade, a nossa vida de santidade. 

Do Teu coração transpassado, vida jorrou
 Em sangue e água, me ressuscitou 
Quero em Teu lado aberto mergulhar 
E em ti testemunhar 
Vida nova por tua cruz posso alcançar 

Refrão - já comentado. 

Ressalto que é como a música chega para mim. O tempo Cháris é um tempo de muita cura, graças, libertação, um novo Pentecostes, cultura do encontro. É o que sinto, rezo e observo. 
Espero que gostem e queria saber o que a música tem dito e mexido em vocês. ;) Deus voz abençoe!

FAÇA SEU CADASTRO SER FELIZ
www.lumenserfeliz.com 
@lumenserfeliz 

Banco: Banco do Brasil 
Favorecido: Ação Social Lumem 
CNPJ: 07.510.103/0001-40 
Agência: 2917-3 
Conta: 20663-6 

Banco: Banco do Brasil 
Favorecido: Ação Social Lumem 
CNPJ: 04.082.338/0001-90 
Agência: 2917-3 
Conta: 30750-5 

Banco: Caixa Econômica 
Favorecido: Ação Social Lumem 
CNPJ: 04.082.338/0001-90 
Agência: 1559 | 
Operação: 003 
Conta: 6256-9

Comentários