Salve galera!
Seguindo minha ampliação de universos musicais, estou trazendo mais uma música dos Racionais Mc's pra pensar sobre a letra. Dessa vez, ela foi sugerida por uma amiga que curte bastante essa expressão musical. A letra é meio longa, então é capaz de ficar uma postagem meio grande. Pelo que pesquisei brevemente, parece que é o relato de um fato real.
Pelo que identifiquei, "A Vítima", dos Racionais MC's, aborda o peso da culpa e da responsabilidade após um acidente fatal causado por Edi Rock em 1994. A música mostra como o autor sente enfrentar a desumanização e o julgamento público, principalmente ao mencionar a exposição na mídia e a justiça: “A mídia, a justiça, querendo me fuzilar / Virei notícia, primeira página / Um paparazzi focalizou a minha lágrima”. Esse trecho é uma ilustração do impacto do olhar externo sobre o sofrimento individual, possivelmente tornando a situaçao ainda mais dolorosa.
A letra alterna entre a descrição do acidente, o efeitos psicológicos e a pressão social, mostrando uma pessoa dividida entre a dor pessoal e a cobrança da sociedade. Ao final, a letra não traz traços de autopiedade, mas ressalta a importância de assumir as consequências, reparar os danos e seguir em frente, como Edi Rock afirmou em entrevistas ao dizer que se reconciliou com Deus, com a família da vítima e com a justiça.Uma história bem interessante né?!
Vamos ao que interessa?
Em negrito, segue a letra da música. O que está sem destaque é apontamento meu.
mas aí vai fazer um tempo
que eu tô querendo fazer essa pergunta pra você.
Tem como você falar daquele acidente lá,
eu sei que é meio chato, embaçado.
-É nada, você quer saber a gente fala né mano.
Vamos lá. Foi dia ó, eu lembro que nem hoje
ó, vixe até arrepia, dia 14 de outubro de 94,
eu tava morando no Leblon tá ligado,
aí o Opala tava na oficina do di,
a gente ia fazer um barato a noite, a gente ia se trombar em Pinheiros,
eu não sei se você se lembra, porque você ia
com o Kleber
direto pra Pinheiros, você ia direto,
e nós, eu o Brown ia pra
Zona Sul.
O relato preciso da data ("14 de outubro de 94") parecem demarcar um acontecimento marcante na vida do narrador, daquele que resolveu relatar um fato difícil de sua vida. Na tradição católica às vezes escutamos relatos de momentos traumáticos ou de quase-morte , que costumam funcionar como um "despertar da consciência", onde a providência divina permite a memória viva do risco para confrontar o homem com a fragilidade da vida terrestre e a eternidade.
Pode ser que "esse barato" fosse um simples lazer, mas pode também passar a ideia de algo errado. A menção aos planos da noite ("a gente ia fazer um barato à noite") retrata a banalização de uma possível conduta errada no cotidiano. A fé católica ensina que o pecado muitas vezes se apresenta disfarçado de rotina, mas as escolhas e caminhos tomados (a divisão entre ir para Pinheiros ou ir para a Zona Sul) evidenciam a responsabilidade do livre-arbítrio em um ambiente cercado de tentações e perigos morais.
Já em uma abordagem logoterapêutica, Frankl aponta que a dor, a culpa e a morte compõem a "tríade trágica" da existência humana. O fato de o narrador relatar o acidente com arrepio e relutância inicial ("sei que é meio chato, embaçado") demonstra como o trauma fica gravado na psique. Contudo, ao concordar em falar ("você quer saber a gente fala né mano"), há o primeiro passo para a elaboração do sentido: transformar o sofrimento vivido em narrativa compreensível e alerta para os outros.
A reconstituinte detalhada do cenário (o carro na oficina, os rumos que cada um tomaria) reflete o ser humano tentando organizar o caos da experiência trágica. A Logoterapia enfatiza que não somos donos dos acontecimentos passados, mas somos responsáveis por como respondemos a eles e pelo significado que atribuímos ao termos sobrevivido ou passado por tais provações.Naquela noite eu acordei
e não sabia onde estava/
Pensei que era sonho, o pesadelo apenas começava/
Aquela gente vestida de branco/
Parecia com o céu, mas
o céu é lugar de santo/
Os caras me perguntando:
E aí mano cê tá legal?/
Cheiro de éter no ar nunca é bom sinal/
Dor de cabeça, tontura/
Aquela sala rodava
estilo brisa de droga, loucura/
Sangue na roupa rasgada/
Fio de sutura me costura,
porra gente não vale nada/
Do que adianta você ter o que quer/
Sucesso, dinheiro, mulher, beijando seu pé/
E num piscar de olhos é foda/
Você é furado igual peneira ou
sem valor numa cadeira de roda/
(O que que eu tô
fazendo aqui, não quero admitir, agora é tarde, tarde,
tarde...)/
Lamento, meus parceiros me contaram/ Cena
após cena, passo a passo que presenciaram/
Mano foi um
arregaço na Marginal/
Você capotou, teve até uma vítima
fatal/
Da Zona Sul e tal, sentido ao centro/
Uma da
manhã, lembrei daquele momento/
Vários Opalas, mó
carreata/
E eu logo atrás da primeira barca diplomata/
Tô dirigindo ali no volante/
Opala cinza escuro, 2pac no alto-falante/
Por um instante tive um mal pressentimento/
Mas não liguei, não dei conta, não
tava atento/
Que merda, um cara novo morreu/
Fatalidade é uma imprudência, divergência, fudeu/
Ele deixou uma mulher que esperava um filho/
Um evangélico
que nem conheceu o filho/
Um suspiro perdi a calma/
Vi uma faca atravessando a minha alma/
Olhei no espelho e
vi um homem chorar/
A mídia, a justiça, querendo me
fuzilar/
Virei notícia, 1ª página/
Um paparazzi
focalizou a minha lágrima/
Um repórter da Globo me
insultou/
Me chamava de assassino aquilo inflamou/
Tumultuou, nunca vi tanto carniceiro/
Me crucificaram,
me julgaram no país inteiro/
Pena de morte, se tiver sorte/
Cadeira elétrica se fosse América do Norte/
Opinião pública influenciada/
Era o réu sem direito a
mais nada/
Meu mundo tinha desabado/
Na lei de Deus
fui julgado, na lei do homem condenado/
O trecho traz um relato da percepção de acordar em um hospital. Seguindo por uma reflexão de que a busca por status, riqueza e prazer ("Sucesso, dinheiro, mulher...") desmorona instantaneamente diante da fragilidade da vida e da finitude humana. A queda súbita do topo para a vulnerabilidade total ("sem valor numa cadeira de roda") coloca o homem diante do pó do qual veio e ao qual retornará. A fragilidade do que buscamos em nossa vida em contraposição ao que realmente vale à pena.
Ele demonstra a dor pela perda da vida inocente ("um cara novo morreu... deixou uma mulher que esperava um filho") e revela remorso — a dor da alma ("uma faca atravessando a minha alma"). A distinção final entre "Na lei de Deus fui julgado, na lei do homem condenado" marca o confronto com a moral divina: enquanto o julgamento dos homens (a mídia, a justiça) foca na punição e no linchamento social, a lei de Deus foca na responsabilidade moral profunda, no arrependimento sincero.
O choque no hospital e a descoberta do acidente fatal foram uma quebra em um estado de alienação no qual ele parecia viver. Frankl aponta que o ser humano frequentemente vive no "vácuo existencial" até ser confrontado por um limite inevitável. A percepção do impacto das próprias ações na vida do outro obriga o indivíduo a sair do egocentrismo e enfrentar a questão do sentido da responsabilidade.
Dentro da "Tríade Trágica" (dor, culpa e morte), a culpa por um ato imprudente é um dos maiores desafios existenciais. Na Logoterapia, a culpa não pode ser apagada, mas pode ser transformada se a pessoa assumir a responsabilidade e mudar sua atitude diante do futuro. A dor interior e o choro diante do espelho mostram o início dessa dolorosa tomada de consciência existencial.
-Então Kleber, o cara morreu mano!
-É então, agora é daqui pra frente Cocão.
Não tem mais jeito, tá ligado, não se abala não,
tem que ficar firme, nóis tá junto aí!
-É então, agora é daqui pra frente Cocão.
Não tem mais jeito, tá ligado, não se abala não,
tem que ficar firme, nóis tá junto aí!
A resposta de Kleber ("não se abala não, tem que ficar firme") é o exemplo de um mecanismo de autodefesa comum, mas espiritualmente perigoso: a tentativa de sufocar o remorso e anestesiar a consciência. Na visão católica, a dor do arrependimento (a contrição) é a porta de entrada para a graça e a misericórdia. Tentar "não se abalar" diante de uma vida perdida pode levar ao endurecimento da alma, impedindo o verdadeiro pedido de perdão e a reparação do mal causado.
Quando ele fala: "nóis tá junto aí" demonstra a lealdade comunitária e o companheirismo. Contudo, do ponto de vista cristão, a verdadeira fraternidade não consiste em encobrir ou minimizar o pecado do irmão, mas em ajudá-lo a carregar a cruz da responsabilidade, buscar a justiça, pedir o perdão de Deus e caminhar rumo à redenção.
Em uma visão da Logoterapia, a afirmação "Não tem mais jeito, tá ligado" ilustra o conceito de fato consumado (destinidade). O passado e a tragédia que ocorreu não podem mais ser alterados. No entanto, a Logoterapia ensina que, embora o homem não possa mudar o que aconteceu, ele retém até o último suspiro a liberdade de escolher qual atitude tomar diante do sofrimento inevitável: aceitar a negação anestésica ou amadurecer existencialmente através da responsabilidade.
O conselho para "ficar firme" e "não se abalar" funciona como uma tentativa de fuga da culpa real. Frankl ressalta que recalcar ou negar a culpa existencial gera neurose e sensação de vazio. Enfrentar a dor da perda e o peso da falha, ao invés de "tocar para a frente" como se nada tivesse acontecido, é, talvez, a única via para atribuir um sentido autêntico à continuidade da vida.
Dois anos e poucos de audiência/
Pra mim já era o
início da minha penitência/
Aquele prédio no Fórum é
mó tortura/
Ali na frente sempre para várias viaturas/
O movimento é intenso o tempo inteiro/
Parece o
trânsito, o tráfego, um formigueiro/
Advogado pra cima, pra baixo/
Ganhando dinheiro com mais um réu,
eu acho/ Registrei um cara algemado num canto/
De cabeça baixa, me parecia um cara branco/
Esperando a vez de ser solicitado/
Julgado, talvez até se pá libertado/
Escoltado, vários gambé/
Esse aí não deve ser um
preso qualquer/
Com a mão pra trás olhando pra parede/
Fui beber água, me deu mó sede/
Uma ligação com urgência/
Meu advogado, com o resultado da sentença/
O celular tava falhando/
Não dá pra escutar, mas eu tô
indo pra aí falou, tô chegando/
Pra mim já era o
início da minha penitência/
Aquele prédio no Fórum é
mó tortura/
Ali na frente sempre para várias viaturas/
O movimento é intenso o tempo inteiro/
Parece o
trânsito, o tráfego, um formigueiro/
Advogado pra cima, pra baixo/
Ganhando dinheiro com mais um réu,
eu acho/ Registrei um cara algemado num canto/
De cabeça baixa, me parecia um cara branco/
Esperando a vez de ser solicitado/
Julgado, talvez até se pá libertado/
Escoltado, vários gambé/
Esse aí não deve ser um
preso qualquer/
Com a mão pra trás olhando pra parede/
Fui beber água, me deu mó sede/
Uma ligação com urgência/
Meu advogado, com o resultado da sentença/
O celular tava falhando/
Não dá pra escutar, mas eu tô
indo pra aí falou, tô chegando/
Quando ele fala (d)"o início da minha penitência" parece trazer o conceito católico da reparação das faltas. Na Teologia Moral, o pecado traz duas consequências: a culpa (perdoada na confissão/contrição) e a pena (a necessidade de restauração da ordem e purificação). Os dois anos de audiência e a tensão do Fórum funcionam como um Purgatório terreno — um tempo doloroso, mas necessário, de confronto com a justiça e de expiação dos próprios atos, um tempo de purificação para algo de bom que virá.
É interessante observar que mesmo tomado de ansiedade, o narrador nota o outro homem algemado, "de cabeça baixa". A sede física que o leva a beber água espelha a sede de justiça e de paz interior. Na perspectiva cristã, enxergar o sofrimento do outro no meio do caos (o "formigueiro" de advogados e policiais) é um lampejo de compaixão: o reconhecimento de que, diante do erro e da finitude, todos compartilham da mesma vulnerabilidade e necessidade de redenção. É um sair do próprio umbigo e ver além, ver o outro.
A descrição do ambiente no Fórum (viaturas, advogados, o movimento frenético) mostra o indivíduo imerso em uma instituição que escapa ao seu controle. Na Logoterapia, a angústia da espera e da incerteza sobre a sentença representa a tensão entre o que já foi feito (passado) e o veredito imutável (futuro). A forma como o narrador vivencia essa "tortura" reflete o peso existencial de ter de prestar contas pelas consequências de suas escolhas.
Até a falha no sinal do celular e a frase "tô indo pra aí, tô chegando" levam a uma tensão existencial no limite. Frankl enfatiza que o homem não vive em constante equilíbrio ou conforto, mas em uma tensão necessária entre quem ele é e o destino que precisa encarar. A sede repentina e a atenção aos detalhes do ambiente são reações somáticas e psíquicas de alguém prestes a conhecer a medida da responsabilidade que terá de carregar.
É irmão, fui de metrô/
Aquele frio na espinha que eu tinha, então voltou/
A cada estação ele aumentava/
Eu não sabia se descia ou se eu continuava/
A procura de uma distração/
Olhava o vagão lotado, a movimentação/
Aquele povo indo pra algum lugar/
Trabalhar, estudar, passear, roubar, sei
lá/
Vi uma mina bonita, discreta/
Pinta de modelo, corpo de atleta/
Eu vi um cara lendo concentrado/
Naipe de estudante,
daqueles filhos dedicados/
Vi uma tia crente em pé cansada/
De cor escura com a pele enrugada/
Ela me fez lembrar/
Parece a mãe da vítima,
como será que ela deve estar/.../
No vagão do metrô, o narrador é se dá conta da diversidade da vida cotidiana (o trabalhador, o estudante, o delinquente). O ápice espiritual desse trecho ocorre quando o olhar sobre a "tia crente em pé cansada" desperta a lembrança da mãe do homem que faleceu no acidente ("Parece a mãe da vítima, como será que ela deve estar?"). Na Teologia Católica, a consciência é o "santuário do homem", onde ele escuta a voz de Deus. É um momento de empatia que representa a quebra do egoísmo: o pecador deixa de olhar apenas para o próprio medo da pena para encarar a dor do próximo provocada por sua imprudência.
A hesitação na viagem ("Eu não sabia se descia ou se eu continuava") mostra a batalha interior da alma diante das consequências de seus atos. O "frio na espinha" mostra o peso da verdade moral que se aproxima. A tentação de descer do metrô nada mais é que a inclinação humana de fugir da cruz, da justiça e da reparação devida.
A Logoterapia ensina que a essência da existência humana reside na autotranscendência, que é a capacidade do ser humano de se voltar para algo ou alguém fora de si mesmo (uma causa a servir ou uma pessoa a amar). Enquanto o narrador busca uma mera "distração" para aliviar a ansiedade, a visão da senhora idosa o arrasta para fora de seu egocentrismo e o transporta para a realidade da dor alheia. A pergunta "como será que ela deve estar?" marca um momento em que a culpa deixa de ser um mero peso psíquico e se torna um despertar para a responsabilidade com o outro, um sair de si.
A tentativa frustrada de se distrair observando os passageiros reflete como os estímulos externos não conseguem anestesiar a angústia provocada pelo julgamento que está prestes a acontecer. A angústia (o "frio na espinha") persiste porque a questão existencial de fundo, que é encarar o resultado das próprias escolhas e o destino que o aguarda, exige ser enfrentada, e não contornada.
Cheguei no prédio da
Ipiranga com a São João/
Respirei fundo, subi a manga do
meu camisão/
Decisão eu tô trêmulo/
Mó responsa não, não entendo/
Muita calma sempre é preciso/
Proibido fumar li no aviso/
Um porteiro tiozinho
lembra meu pai/
Que andar? Qual andar que você vai?/
No décimo, me sinto péssimo/
A balança fez questão de mais um acréscimo/
Elevador quebrado/
Tem dia que é melhor não
acordar que dá tudo errado/
Fui pela escada contando cada degrau/
Cada passada chegava o juízo final/
Tive a sensação de alguém me olhando/
Parecia me seguir tava ali me gorando/
Senti um calafrio/
Recordei daquela cena que você não viu/
Do capote, de um grito forte, dos holofotes/
Um vacilo seu já era,
resulta em morte/
Daquela Kombi velha partida ao meio/
Daquela hora que eu tentei pisar no freio/
Andar por andar, onde eu tô não importa/
Lembra da vítima cheguei na porta/
Frankl define que o ser humano é confrontado o tempo todo com decisões que exigem responsabilidade. Quando o peso dessa responsabilidade é imenso, surge a angústia.
Pensando no trecho "Decisão eu tô trêmulo / Mó responsa não, não entendo / Muita calma sempre é preciso" / "No décimo, me sinto péssimo", percebemos que o "personagem que narra/canta" está prestes a enfrentar um momento crucial (ir ao encontro de algo decisivo, numa situação de alta tensão). O tremor físico reflete a tensão noológica — a consciência do peso moral daquele momento. Ele reconhece que a vida exige dele uma resposta madura, mas o medo e a sensação de incapacidade momentânea geram um mal-estar físico e psicológico.
Frankl fala ainda sobre o sofrimento gerado pelas contrariedades da vida, os imprevistos e a sensação de que o mundo conspira contra os nossos planos. Na parte: "Elevador quebrado / Tem dia que é melhor não acordar que dá tudo errado / Fui pela escada contando cada degrau", podemos supor que o elevador quebrado simboliza o obstáculo imprevisto que dificulta o caminho. Contar os degraus, um a um, parece uma metáfora do peso de cada passo dado na direção de enfrentar um desafio que ao dá para fugir. É a representação de que a jornada para confrontar a própria realidade (ou o próprio passado) exige esforço físico e mental exaustivo.
Na Logoterapia, a consciência é o órgão de sentido que nos diz o que é certo e o que é errado, e ela desperta com força quando lidamos com traumas ou erros anteriores. Quando vemos na letra: "Tive a sensação de alguém me olhando / (...) Senti um calafrio / Recordei daquela cena que você não viu / Do capote, de um grito forte, dos holofotes / Um vacilo seu já era, resulta em morte / Daquela Kombi velha partida ao meio / Daquela hora que eu tentei pisar no freio", identificamos aí uma memória traumática e o peso da culpa ou do medo da punição/morte. O "olhar" que ele sente é a personificação da própria consciência moral julgando seus atos passados. O trauma de um acidente ou de um episódio violento ("tentar pisar no freio", "resultado em morte") persegue o indivíduo, mostrando que o passado não resolvido continua a assombrar o presente (se fosse na psicanálise, diriam que era o retorno do recalcado).
Frankl argumenta que a vida nos faz perguntas constantemente, e nós respondemos através de nossas ações e atitudes. Quando pensamos no trecho "Andar por andar, onde eu tô não importa / Lembra da vítima cheguei na porta", podemos entender que chegar à porta é o clímax da confrontação. Não há mais para onde fugir do próprio destino ou das consequências dos próprios atos. O narrador assume o confronto direto com a realidade ("a vítima", o erro, o acerto de contas com a vida), o que exige a coragem de olhar nos olhos o que foi gerado pelas próprias escolhas.
Pensando pelo viés católico segundo minha visao, o sofrimento humano não é um fim em si mesmo, nem um absurdo sem sentido, mas um mistério que ganha valor quando unido à Paixão de Cristo. Ao vermos na letra "Que o tempo ruim vai passar, é só uma fase / E o sofrimento alimenta mais a sua coragem" / "A vida não é o problema, é batalha, desafio / Cada obstáculo é uma lição", pensamos na virtude da Esperança (Spes), uma das três virtudes teologais. A fé católica ensina que a cruz precede a ressurreição. O sofrimento, quando enfrentado com fé, purifica o espírito e fortalece as virtudes morais (fortaleza e paciência).
A Igreja Católica nos ensina que a família é a "Igreja Doméstica" e o núcleo fundamental da sociedade, fundada no amor e na solidariedade comunitária. Na música temos "Que a sua família precisa de você / Lado a lado se ganhar pra te apoiar se perder / Falo do amor entre homem, filho e mulher / A única verdade universal que mantém a fé", nos faz refletir o Catecismo da Igreja Católica sobre o matrimônio e a família como vocação ao amor e apoio incondicional na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. O amor familiar remete ao próprio amor trinitário de Deus.
A consciência é meio que um "santuário secreto" onde o homem escuta a voz de Deus. A conversão exige reconhecer os erros do passado e buscar a retidão. No trecho "Eu fui orgia, ébrio, louco, mas hoje ando sóbrio / Guardo o revolver enquanto você me fala em ódio" / "Eu vejo o corpo, a mente, a alma, o espírito", podemos enxergar o processo bíblico da Metanoia (mudança de mente e coração). Deixar para trás os vícios (a sobriedade frente à embriaguez, a paz frente ao uso das armas) é o fruto do arrependimento sincero e da graça divina que transforma o pecador.
O Catecismo ensina que a vida humana é uma luta constante contra as tentações do egoísmo, da soberba e da ganância. Vemos na música que "A ambição é como um véu que cega os irmãos" / "Conheci o paraíso e eu conheço o inferno / Vi Jesus de calça bege e o diabo vestido de terno" / "Vaidade, ambição munição pra criar inimigo". A referência às tentações e ao demônio disfarçado ("vestido de terno") dialoga com o alerta bíblico de que o mal muitas vezes se apresenta com aparências de bem ou de sucesso material. A ganância e o orgulho são vícios capitais que cegam a alma e afastam o indivíduo da graça de Deus e do próximo.
A moral católica sustenta que Deus concedeu ao homem o livre-arbítrio (liberdade de escolha), e que cada ação no presente gera consequências eternas e temporais.
A tomada de consciência do cantor/narrador diante do erro e da vítima reflete a dor do contrito (a contrição do coração) no Sacramento da Reconciliação. O perdão exige o reconhecimento do mal cometido e a intenção de reparar o dano causado. Podemos exemplificar isso na parte que diz: "O hoje é real / É a realidade que você pode interferir / As oportunidades de mudança tá no presente" / "Senti um calafrio / Recordei daquela cena... Lembra da vítima cheguei na porta".
A Doutrina Social da Igreja (DSI) defende a "opção preferencial pelos pobres", denunciando as estruturas de injustiça, o abandono social e a marginalização. Jesus identifica a si mesmo com os necessitados e marginalizados ("Tive fome e me destes de comer... estava preso e fostes me visitar" - Mateus 25). A denúncia da desigualdade e da falta de oportunidades para quem está na periferia está em sintonia com a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social. Identificamos isso no trecho
"Eu vejo o rico que teme perder a fortuna / Enquanto o mano desempregado, viciado, se afunda" / "Falo do enfermo irmão, falo do são então".
-Então Smurf, é isso aí,
deu pra você entender?
-É embaçado heim Cocão, que fita hein!
-É o seguinte aí, passou eu acho
que uns 3 anos, 3, 4
anos de corre pra lá e pra cá,
tentando se acertar com
a justiça, pagando
o que eu devia Graças a Deus, aí
hoje eu tô firmão,
não devo mais nada pra ninguém, me
acertei com Deus
e principalmente com a família lá,ta ligado
com a justiça também,
e é o seguinte né, a vida tem
que continuar, tá ligado...
deu pra você entender?
-É embaçado heim Cocão, que fita hein!
-É o seguinte aí, passou eu acho
que uns 3 anos, 3, 4
anos de corre pra lá e pra cá,
tentando se acertar com
a justiça, pagando
o que eu devia Graças a Deus, aí
hoje eu tô firmão,
não devo mais nada pra ninguém, me
acertei com Deus
e principalmente com a família lá,ta ligado
com a justiça também,
e é o seguinte né, a vida tem
que continuar, tá ligado...
Para Viktor, a liberdade humana só é plena quando acompanhada pela responsabilidade. O indivíduo deixa de ser vítima das circunstâncias quando assume as rédeas de sua vida para reparar o passado.
O rapper não fugiu do preço cobrado por suas escolhas. Ele enfrentou o processo contínuo ("3, 4 anos de corre") para quitar sua dívida com a sociedade. Ao cumprir essa etapa, ele restabelece o seu senso de dignidade e propósito.
A sensação de estar "firmão" e "não dever mais nada a ninguém" representa o fim da tensão angustiante do erro moral. O vazio existencial dá lugar à paz de quem reorientou sua vida para valores de atitude e convivência. O olhar volta-se para o futuro. Na Logoterapia, quando o passado é integrado e pacificado, o homem recupera a capacidade de projetar o amanhã, descobrindo novos sentidos na caminhada diária. Identificamos isso em "Hoje eu tô firmão, não devo mais nada pra ninguém (...), e é o seguinte né, a vida tem que continuar, tá ligado..."
Na teologia católica, o perdão dos pecados passa pelo arrependimento sincero, mas exige também a reparação do dano (a satisfação ou penitência). Não basta pedir perdão a Deus; é preciso acertar-se com a justiça dos homens e com o próximo que foi lesado. Quando pegamos o trecho "Pagando o que eu devia Graças a Deus (...) me acertei com Deus e principalmente com a família lá, tá ligado, com a justiça também" percebemos que o relato descreve com exatidão os três eixos da reconciliação católica:
- Com Deus: O retorno à Graça e à paz interior;
- Com a Família/Próximo: O resgate do amor interpessoal e do testemunho dentro de casa;
- Com a Sociedade: O cumprimento da justiça e a restituição da ordem moral.
A misericórdia de Deus sempre oferece uma nova chance ao pecador arrependido. Ninguém está condenado ao seu passado, desde que feito esse processo já mencionado. Quando ele canta "E é o seguinte né, a vida tem que continuar...", essa nada mais é que a vivência da esperança cristã. Assim como o filho pródigo que retorna para a casa do pai, o narrador refaz sua aliança com Deus e com a comunidade, pronto para viver uma vida nova, fundada no trabalho honesto e na fé.
Errrrr, essa análise ficou bem grandinha, mas acho que foi necessário, fora que a música não é curta, né?! Achei a letra bem legal e engrandecedora, meio que um processo de conversão de caminho, de redenção. Inspira a gente né?! Espero que gostem ou ao menos que sirva para pensar sobre a letra para além do ouvir por ouvir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário