"...que todos sejam um..."

Olá, caros leitores!

Pretendo falar um pouco sobre Unidade, que foi algo que marcou muito minha semana passada. Primeiro no trabalho,no qual conversamos sobre o conceito da palavra Ubuntu, que já já explico. Segundo, pelo sentimento de unidade que inundou meu ser durante o grupo do qual faço parte. Então, mãos à obra.

Ubuntu é uma palavra originária da língua bantu, do grupo gnúni, falada pelos povos da África Subsaariana. Não tem uma tradução 'redondinha', mas trata de uma filosofia, que exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade. Há quem explique o termo pela frase:"sou o que sou graças ao que somos todos nós".
O arcebispo africano Desmond Tutu, refere-se a ubuntu como uma teologia, na qual "a minha humanidade está inextrincavelmente ligada à sua humanidade". E nesse contexto podemos ressaltar que esse termo nos remete à fraternidade, com enfase na compaixão e desprendimento de si para ir ao encontro do outro, logo, é antídoto para o egoísmo e o narcisismo. Segundo o mesmo,
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas."
Nelson Mandela, nos explica melhor sobre esse conceito:
"Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?".
"Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que tende à harmonia e no qual as partes individuais existem somente como aspectos da unidade universal".

Explicada a primeira parte supra citada acima, vou partir para a segunda, a unidade em Cristo.

Jesus, em sua oração ao Pai, presente em João 17,20-21, nos fala sobre unidade:

"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"

Todos, sem exceção, somos criaturas amadas por Deus, por graça de Cristo, somos todos irmãos e filhos do Pai. Como irmãos nossa atitude seria de buscar a unidade, respeitando cada um e aprendendo com as diversidades e dificuldades. Todos temos virtudes e coisas a serem melhoradas, e diariamente temos a oportunidade de aprender e ensinar o outro a ser melhor. Temos a oportunidade de mostrar a dignidade de todos, a mostrar o valor que todos tem para Cristo. Então por que ainda insistimos em apontar o outro e julgá-lo, ao invés de estender o braço e ajudá-lo a melhorar? Porque criamos muros de orgulho e egoísmo para impedir que o outro nos mostre nossas falhas e nos ajude a melhorar? Será medo de admitir nossas fraquezas, de reconhecer que somos frágeis? Já dizia São Paulo, "quando sou fraco, aí é que sou forte".
Tem uma música focolarina super simples,mas que ao mesmo tempo tem toda uma profundidade e pode nos ajudar a rezar com esse tema:

Comentários