Sobre ser feliz

Olá!!

Ok. Antes de tudo, admito que estou meio relapsa com o blog. Faz parte da correria do fim do ano. Pretendo voltar a postar com certa frequência.
Dessa vez estou a fim de escrever algo leve, como sempre de cunho reflexivo, buscando assim trazer atitudes e pensamentos positivos pra nossa vida.
A algum tempo me enviaram um texto via whatsap como se tivesse sido proferido pelo Papa Francisco no Sínodo da Família, contudo, quando fui pesquisar na internet ele era atribuído ao Augusto Cury, adaptado do livro "Dez leis para ser feliz". Enfim, utilizarei o texto aqui, intercalando com opiniões minhas. 


"Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você."

Bom, não gosto dessa comparação da vida com uma empresa, pra mim é muito mais que isso, a analogia não abrange a grandeza da vida. Contudo, tenho que reconhecer que de certa forma ela nos mostra a nossa responsabilidade sobre a nossa vida. Essa história de "Deixa a vida me levar" é a maior furada, nessa muitas pessoas simplesmente vão passando pela vida sem realmente se questionar sobre ela, sem buscar mudar ou estar atento aos planos de Deus para nós. Simplesmente vão vivendo, como algo meio solto sabe, sem uma finalidade. Fomos criados para a felicidade, para o amor, e nem sempre a vida nos leva a isso, nem sempre a nossa visão está ajustada para isso. Precisamos tomar as rédeas da nossa vida, nos responsabilizar por nossas decisões, acertos, erros...sermos protagonistas da nossa história.

"Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões".

As dificuldades fazem parte da vida, são necessárias para nossa aprendizagem e crescimento. Lembramos com isso, que a felicidade não está nas coisas ou nas nossas expectativas com relação às pessoas, é algo que brota do coração, da fé em Deus, em saber que temos um Pai que nos ama gratuita e misericordiosamente.
Padre Pio já dizia: "O sofrimento suportado de maneira cristã é a condição que Deus, autor de todas as graças e de todos os dons que conduzem à salvação, estabeleceu para conceder-nos a glória."
Então fica claro, que para chegarmos à glória, temos muitas batalhas, o caminho é arduo, mas deve ser trilhado com decisão, fé e cabeça erguida.

"Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros".

Quando o perdão supera o rancor, a mágoa, o ódio, ficamos mais fortes, mais leves. Por mais difíceis que sejam as batalhas da vida, temos a certeza de que não estamos só, temos irmãos que podem nos ajudar e temos o céu para nos apoiar e ajudar a continuar. O medo muitas vezes nos paralisa, mas somos muito mais que eles, podemos muito mais. Sei que não é fácil enfrentá-los, inclusive alguns estão lá para nos 'proteger', todavia, não devemos nos acovardar e deixar de seguir em frente por medo de algo. Deus capacita os escolhidos!! Você é um escolhido!! Pode parecer meio clichê, mas a vida é feita de encontros e desencontros, então independente de como ela esteja, busquemos viver cada instante plenamente ao lado daqueles que nos cercam. 

"Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato".

Claro, o sorriso é ótimo, mas a tristeza também tem a nos ensinar. Sucessos devem ser colocados em louvor, mas derrotas também nos ajudam a melhorar. Aplausos são passageiros, frágeis. A vaidade pode aprisionar. Entretanto, a humildade vem para nos libertar, para deixar com Deus toda a glória.

"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise".

Viver não é fácil, já cantavam os Titãs: "É preciso saber viver...". Viver é um dom, um presente. O que você faz com esses presente ? Você abre e tenta desvendar os seus mistérios ? Vai deixando a maré levar e o presente fica ali de lado, só meio aberto ? Pensei nisso. Busque viver melhor, amar mais, perdoar mais.

"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida".

Como falei acima, temos que nos responsabilizar por nossa vida e tomar posse da nossa história. Ficar preso a mágoas, frustrações, decepções só nos prendem onde estamos ou até podem nos arrastar pra trás. Aprendi no livro Tecendo o fio de ouro, da Emmir Nogueira, que devemos aprender a ordenar nossa história para o Amor. Chega de nos vitimizar e ficar de mimimi culpando o passado, viremos o disco, e usemos isso a nosso favor, nos perdoando e perdoando o outro, tendo misericórdia com quem nos magoou. Podemos ser felizes independente do nosso passado!! É uma decisão.

"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta".

Quando li a primeira vez, associei isso ao fato de 'crescer' e óbvio, conhecer-se. Não existe nenhum ser vivo igual ao outro, e isso faz parte da beleza da vida, da beleza da criação, nos ajuda a humildemente reconhecer nossas fraquezas e pedir a ajuda do outro, assim como reconhecer a potencialidade do outro. Associo isso à maturidade, à mansidão, à sabedoria. Em mundo que busca nos 'tornar uma massa só', "use o celular da moda", "faça o corte a tintura da moda", "pinte as unhas com a cor que a atriz Global usa", a nossa subjetividade, o nosso diferencial no meio da multidão vai se sufocando. Muitos sofrem por não seguir o padrão imposto. Vidas são perdidas por isso, pessoas adoecem para estar no padrão. Perdidas num vazio de não saber o que querem ou quem são.

"Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade".

É algo que muitos dizem, não devemos abafar a criança que há em nós. Claro, tem momentos que devemos ser mais sérios, mas a inocência, a alegria das pequenas coisas, a leveza, a criatividade deve ser preservada. Perdoar exige ousadia, sejamos pois ousados!! Precisar do outro não é fraqueza, é humildade, é amor, é reconhecer a nossa humanidade. Não sabemos como as pessoas chegam a nós, o que passaram, como estão, logo, não custa nada sermos receptivos com todos. Um simples sorriso, um abraço, um bom dia, pode mudar o dia de alguém.

"Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência".
Será que seu olhar está enxergando as oportunidades, ou suas lamentações estão impedindo que veja as bençãos ? Minha mãe sempre me diz que cada dia é sempre uma maravilhosa aventura de viver. Procuremos o lado positivo das coisas, de negatividade o mundo já tá cheio. Plantemos coisas boas e não intrigas. Ajudemos os outros a vencer também, gratuitamente.

"Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
Deus não desiste de nós, apesar de tudo que já fizemos e faremos, porque então nós pensamos nessa palavrinha tão inútil ?? Quero propor que essa palavra seja tirada do dicionário da sua vida a partir de hoje. Você não está só, olhe ao seu redor. Semeei o amor por onde for. Você é precioso! Você é único! Você é um vencedor. Não desista de lutar, pois quando menos esperar a vitória vai chegar!

Vou deixar duas músicas como sugestão.

Vamos de Pitty, para pensar um pouco nessa massificação da vida, na mecanização da vida. Não somos robôs, somos e pensamos diferentes.



Marcela Taís, para quem não conhece tem um ritmo pra cima, fofa, e com conteúdos bem interessantes.Essa música fala de várias coisas tratadas nesse post.
- a importância das dificuldades para o nosso crescimento.
"Bom marinheiro só se faz
com a tempestade no mar
que o ensina a velejar
são e salvo retornar"

- a ousadia, o viver plenamente a vida, aproveitar as oportunidades.
"viver é um risco que risca a vida
que você não arrisca
minha vó dizia
"coloque o medo de baixo do braço e siga" (x2)"

- Persistir (não desistir)
"tudo é difícil mas é só (x2)
até fácil se tornar (x2)
boas notícias vão chegar (as notícias vão chegar)
se você acreditar (acredite)"

- Coragem, fé, alegria
"coloque um pé e o outro pé e vai na fé
olha pra Deus e sorria
coloque o medo de baixo do braço e siga"


Mc Gui, sonhar. Funk ? Sim, porque não ? Essa música fala de garra, de determinação, de esperança, de humildade, de caridade.
"Sonhar, nunca desistir
Ter fé, pois fácil não é e nem vai ser
Tentar até se esgotar suas forças
Se hoje eu tenho quero dividir
Ostentar pra esperança levar e o mundo sorrir"



Deus vos abençoe e Maria guarde o vosso caminho !!

Comentários