Esperança

Misericórdia, graça e luz!

Bom, comecei a ler o livro Uma vida sem limites do Nick Vujicic e confesso que estou contagiada com seu otimismo, coragem, fé e foco. Ao ler, confirmei que esse blog não está sendo escrito à toa, que essa é uma forma minha de ajudar pessoas com o dom de escrever na simplicidade do meu coração, evangelizá-las e testemunhar as alegrias de ser de Deus. E algo que irradia muito desse livro e da Palavra de Deus é a Esperança, sobre a qual falarei um pouco.



Para começar gostaria de ressaltar que a esperança não é algo passivo, de "ai vou esperar e confiar que uma hora o que queremos acontece", mas é algo ativo no sentido de esperar se preparando e abrindo os caminhos para que aquilo que queremos se concretize. Vejamos um pouco do que o Catecismo da Igreja Católica nos fala sobre a esperança:
A ESPERANÇA
2090. Quando Deus Se revela e chama o homem, este não pode responder plenamente ao amor divino pelas suas próprias forças. Deve esperar que Deus lhe dará a capacidade de, por sua vez, O amar e de agir de acordo com os mandamentos da caridade. A esperança é a expectativa confiante da bênção divina e da visão beatífica de Deus: é também o receio de ofender o amor de Deus e de provocar o castigo.
2091. O primeiro mandamento visa igualmente os pecados contra a esperança, que são o desespero e a presunção:
Pelo desespero, o homem deixa de esperar de Deus a sua salvação pessoal, os socorros para a atingir, ou o perdão dos seus pecados. Opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça (porque o Senhor é fiel às suas promessas) e à sua misericórdia.
2092. Há duas espécies de presunção: o homem ou presume das suas capacidades (esperando poder salvar-se sem a ajuda do Alto), ou presume da omnipotência ou misericórdia divinas (esperando obter o perdão sem se converter, e a glória sem a merecer).
Por esse trecho podemos ressaltar algumas coisas, tais como a humildade, a confiança, o temor. A confiança plena em tudo que o Pai já nos disse por meio da Palavra, dos santos, do Papa, do Padre, dos nossos irmãos de comunidade, ou das formas mais criativas que você poda imaginar. Ele, o Nosso Criador e Pai, sabe o que é melhor para cada um de nós. A humildade de saber que nada somos sem Deus, que nem um fio de cabelo cai sem que Ele permita. Deus é o oxigênio da nossa alma. Necessitamos estar próximos dEle. O temor não como medo, mas como respeito e desejo de não desagradar a Deus. Na minha forma de ver, o temor nada mais é que o movimento da nossa alma que vai de encontro ao Amado e busca agradá-lo. A esperança do céu é o que impulsiona a nossa vida a ir além, a superar-se e vencer os obstáculos tendo a certeza de que o aquilo que está fora do nosso alcance, será feito por Deus.


"Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor, e não segue os idólatras nem os apóstatas". (Salmos 39, 5)

Nesse Salmo também podemos ver a questão da humildade e da confiança, assim como a prudência. Prudência esta que nos faz estar mais atentos ao que chega a nós por meio das pessoas. O parâmetro das nossas vidas deve ser sempre a paz interior e a Palavra. Se alguém  vem dizer algo que contradiga a Palavra, que nos faça desviar dos caminhos de Deus, essa pessoa está desviando o nosso olhar de Deus e isso não é bom. Os idólatras e os apóstatas são esses que querem desviar o nosso olhar e nos tirar de Deus. Muito cuidado! Vigiai e orai!!
"É em vós, Senhor, que procuro meu refúgio; que minha esperança não seja para sempre confundida". (Salmos 70, 1)
 Esse salmo vem confirmar o de cima, a nossa esperança deve estar no Senhor que fez o céu e a Terra. Não devemos pois no deixar confundir por falatórios e falsas promessas. Deus cumpre o que faz, a palavra é a prova disso.



"E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro". (1 João 3, 3)
Ai, a pureza! A pureza dos que esperam somente de Deus, que nele colocam o seu olhar sem se permitirem desviar pelos barulhos do mundo.

"Por este ato duplamente irrevogável, pelo qual o próprio Deus se proibia de desdizer-se, encontramos motivo de profunda consolação, nós que pusemos nossa perspectiva em alcançar a esperança proposta. Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário". (Hebreus 6, 18-19)
Enquanto lia a parte que fala que devemos nos segurar na esperança tal qual âncora da nossa alma, pensava naqueles que não a têm, que estão desempregados, abandonados pelos familiares, doentes, mergulhados no sub mundo das drogas e no nosso papel enquanto multiplicadores dessa esperança. Os testemunhos mostram que a esperança contagia e muda histórias. Fica o convite, vamos juntos ser porta-vozes da esperança em Deus ? Bora mostrar a dignidade de quem já não consegue mais enxergá-la ?


"Vós sois meu abrigo e meu escudo; vossa palavra é minha esperança". (Salmos 118, 114)
Quem tem uma caminhada firme e enraizada na fé, que vive realmente a esperança, enfrenta as adversidades de maneira diferente dos demais, tem uma força a mais, uma certeza de que não luta só e com sua fé chega sim a mover montanhas, movimentar o pequeno universo ao seu redor, mostrando que independente do que venha pela frente, Deus tem o melhor para nós e temos que buscar sempre ofertar o nosso melhor em tudo que fizermos, não como uma exigência, competição ou obrigação, mas como um sinal da livre doação da nossa vida a Deus.
"E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu."
- Romanos 5:5

Bom, vou ficando por aqui. E se você percebeu que precisa de mais esperança, pela a Deus e busque também conhecê-lo mais por meio da Palavra e vivê-la. ;) Vou encerrar com frases sobre esperança para que rezem com elas.
-Santo Afonso de Ligório:
“A esperança faz crescer a caridade, e a caridade faz crescer a esperança”.
- Papa Emérito Bento XVI:
Faço a você “um apelo a confiar na verdade da palavra de Deus e a esperar firmemente nas suas promessas”.
“Nele (Deus), pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós”. (Sl 32, 21-22)
Santo Agostinho: “Esperar significa crer na aventura do amor, ter confiança nas pessoas, dar o salto no incerto e abandonar-se a Deus totalmente.
“Aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar”. (Is 40, 31)
Beato João Paulo II: “Exorto todos a não perderem a esperança, fundamentada em nosso Senhor, que nunca nos esquece”

Santa Teresinha do Menino Jesus: “… Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai”.
Leão XIII: “O sacratíssimo coração de Jesus…, que brilha com refulgente esplendor por entre as chamas. Nele devemos pôr toda a nossa confiança; a ele devemos suplicar e dele devemos esperar a nossa salvação”.
Santo Afonso de Ligório: “Quem mais ama a Deus, mas espera na sua bondade”.
Papa Francisco: “Fé, esperança e caridade constituem, numa interligação admirável, o dinamismo da vida cristã rumo à plena comunhão com Deus”.

Gostou? Compartilha e me ajuda a espalhar a luz de Cristo pelos confins do mundo. ;)


Fiquem com Deus e Maria vos guarde!

Comentários