Refletindo com São Padre Pio 1


A paz do Senhor esteja convosco!

Bom, um dos santos que admiro bastante e que ajuda na minha aproximação com Deus, é são Padre Pio. Sua intimidade com Deus e história de vida, são um grande exemplo de perseverança, fé e obediência. Também é exemplo de que Deus cada um tem sua forma de evangelizar, para quem não sabe, Padre Pio era considerado meio 'bruto', mas não tenho dúvidas de que até mesmo esse seu jeito foi utilizado também por Deus como uma forma de dá uma sacudida em algumas pessoas. Então...borá lá, meditar um pouco com algumas frases desse exemplo de santidade ?!



"Seja paciente e aguarde com confiança o tempo de Deus."
Eita coisinha difícil nos dias de hoje em que vivemos a intensidade e a mudança frequentes, falta tanta paciência para esperar. Lembrando que essa espera é ativa, em oração, deixando-se moldar pelas mãos de Deus. A Palavra nos ensina que:
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 12:12
"Todas as orações são boas quando acompanhadas de intenções corretas e de boa vontade."
Entendo essas intenções corretas como sendo algo para o bem e que esteja em unidade com o querer de Deus. Que não sejam intenções egoístas e que não nos aproximam do outro ou gerem frutos positivos. E a boa vontade pra mim, é a disposição para abrir os caminhos para que o que pedimos se concretize, tipo fazer a nossa parte.

"Todas as almas que amam Jesus devem se tornar cada vez mais semelhantes a esse Divino e eterno modelo."

É algo que creio já te falado aqui. Penso que quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais próximos das nossa essência estamos, mas chegamos perto da Imagem e Semelhança de Deus. Também nos remete, de certa forma, ao primeiro mandamento: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração e com toda tua alma e com toda tua mente" (trecho todo Mt 22,36-40).

"Tenha sempre confiança em Deus para quem nada é impossível!"
Quantas vezes não pedimos algo a Deus, sem confiar totalmente que Ele nos escutou e vai nos ajudar? Pedro, enquanto tinha os olhos fixos em Jesus, não se deixou abalar e andou sobre as águas, mas bastou um vento mais forte, para que desviasse o olhar e começasse a afundar...quantas vezes já fizemos isso? Maria, nas Bodas de Caná, pediu que Jesus ajudasse de alguma forma o casal que estava prestes a passar grande vergonha pelo vinho estar acabando, e logo pediu que os servos fizessem tudo o que Jesus dissesse. A Mãe é um grande exemplo de confiança para nós. Peçamos a Ela que nos ensine a confiar no Pai.

"Submeter-se não significa ser escravo, mas ser livre para receber santos conselhos."
Essa, para quem é orgulhoso, é difícil de 'engolir'. Submeter-se é reconhecer que precisamos do outro, que não somos melhor(nem pior) que ninguém. E é um belo exercício de fraternidade, tanto chega para o outro e dar um santo conselho, quanto permitir que o outro o faça conosco. O orgulho é uma prisão que nos impede de nos doarmos ao outro e do outro doar-se a nós e está junto ao egoísmo.

"Sem Jesus, você nada pode fazer."
A Palavra, nos ensina que Deus, nosso Pai e Criador, é tudo que precisamos.
E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2 Cor 12,9)
Quando li, logo me veio à mente a música que diz "Só Deus te basta...". Pode ser uma boa opção de música para rezarmos.

"Temos tantos defeitos para criticar em nós mesmos; por que criticar os defeitos dos outros?" 
Gosto muitíssimo dessa frase. É uma daquelas 'voadoras' que sempre vale a pena ler antes de fazer o exame de consciência diário. Temos tanto a melhorar em nós. pra que perder o foco reparando no que o outro precisa melhorar. Sejamos o exemplo. 

"Sirva a Deus alegremente e com o espírito despreocupado."
Já nessa frase, lembro muito da história de que quando cuidamos das coisas de Deus, Ele cuida das nossas. Deus não nos criou para a tristeza, Ele nos quer alegres!! E, como dizemos da Obra Lumen: É feliz quem faz o outro feliz! É uma graça tão grande poder servir a Deus, contribuir para o Seu Reino, ajudar o irmão a resgatar sua dignidade, a enfrentar as dores, a ser feliz.

“Em tudo o que você fizer, seja sempre humilde, guardando zelosamente a pureza de seu coração e a pureza de seu corpo.”
É termos a consciência de que o que fizermos é pela graça de Deus e nada há de mérito nosso. E, nesse fazer devemos estar atentos à pureza de nosso coração, de nossas intenções, de que o louvor e glória devem ser voltados para Nosso Senhor. Também devemos estar sempre atentos à pureza do nosso corpo, há um mundo que nos impele a ter uma visão errada, muitas vezes enxergando o outro como um objeto de prazer e não como alguém com sua dignidade a ser preservada. 

“Aspiremos a felicidade que nos foi preparada por Deus.”
Ao longo dos tempo, criou-se uma imagem um tanto quanto errônea do cristão, como alguém triste. Isso é completamente errado. Cristão que é cristão, é feliz! Fomos criados para a felicidade. Se não estamos felizes, algo está errado, talvez esteja faltando fé, ou confiança.... E isso me lembra uma música. E que nos diz muito de algumas das razões da nossa felicidade.



Vou ficando por aqui, na esperança de que as frases, passagens e músicas aqui colocadas possam vos levar a refletir e vos aproximar de Deus e de seus santos planos para nós.
Se sentiu tocado(a) por algo, comenta. Gostou? Compartilha com os amigos. Vamos espalhar a luz de Deus por aí pessoal, todos podemos ser instrumentos da luz e da paz de Deus, basta querer. ;)

Luz e paz!

Comentários