Sobre o olhar

Luz e paz!!

Estou lendo um livro chamado Poemas para rezar, de autoria de Michel Quoist e gostaria de compartilhar um desses poemas com vocês. Ao longo da Palavra podemos ver a importância do olhar que lançamos ao outro. Esse olhar pode ser um canal do amor de Deus ou pode ser um canal de condenação, de julgamento. Qual o olhar que estamos tendo para com o outro ? Bora refletir e nos deliciar com esse belo poema?

"O Olhar

Agora vou cerrar as pálpebras Senhor,
Pois meus olhos terminaram, esta noite, seu trabalho.
Meu olhar outra vez em minha alma vai entrar,
Após ter passado o dia todo pelo jardim dos homens.

Obrigado, Senhor, por meus olhos, janelas abertas para o alto mar.
Obrigado pelo olhar que transporta minha alma como o raio generoso
Conduz a luz e o calor de Teu sol.
Dentro da noite rezo a Ti para que amanhã quando eu abrir os olhos
À luz da manhã clara,
Estejam prontos para servir à minha alma e ao seu Deus

Faze que sejam claros meus olhos, Senhor,
E que meu olhar, bem reto, desperte uma fome de pureza.
Faze que não seja nunca um olhar desiludido, desabusado, desesperado.
Mas saiba admirar,
extasiar-se, contemplar.

Dá-me aos olhos a graça de saberem fechar-se para melhor Te encontrar,
Mas que nunca se afastem do Mundo por medo
Dá-me ao olhar a graça de ser bastante profundo
Para reconhecer Tua presença no Mundo.
E faze que jamais meus olhos se fechem à miséria dos homens.
Que meu olhar Senhor, seja limpo e firme,
mas saiba enternecer-se,
E que meus olhos sejam capazes de chorar.

Faze que meu olhar não suje o que tocar,
não perturbe, mas serene;
Não entristeça, mas semeie a Alegria,
Não seduza para guardar cativo,
Mas convide e arraste à superação de si mesmo.
Faze-o desconcertar o pecador, que reconheça através dele a Tua Luz.
Seja porém censura, só para encorajar,
Faze que meu olhar transtorne, por ser um encontro, o encontro de Deus.
Que seja o apelo, o toque de clarim que mobilize toda a gente
Cada qual à soleira da porta,
não por causa de mim Senhor,

Mas porque vais passar.
Para que meu olhar seja tudo isto, Senhor,
Uma vez mais esta noite,
Eu Te dou a minha alma,
Eu te dou o meu corpo,
Eu Te dou os meus olhos,
Para que ao olhar os homens e as mulheres, meus irmãos,
sejas Tu quem os olhe
E de dentro de mim lhes acene".
Michel Quoist

Ufa, que poema!!
Vou destacar algumas coisas que me saltam aos olhos ao ler este poema, pode ser que outras coisas chamem a sua atenção, eis a beleza da arte!
Eis que a gratidão ao fim do dia faz-se  algo indispensável para todos nós cristãos. E assim meio que começa esse poema-oração. Agradecendo e, em uma postura confiante, entregando já os olhos, considerados janelas da alma, à Deus. 
E no decorrer  o autor vai explicando melhor essa entrega, pedindo a purificação do olhar, a renovação da esperança, a alegria, um olhar aberto para o que o Espírito Santo queira nos mostrar, um olhar contemplativo. Um olhar que em dado momento pode voltar para si. como sinal de maturidade e auto avaliação. Um olhar sensível e atento à dor do outro, capaz de compadecer-se com seu sofrimento; um olhar de acolhida, paciência, misericórdia e amor para com as misérias do outro
Um olhar de pureza e não de maledicência, de serenidade. De alegria, tipo aquelas pessoas que 'sorriem com os olhos'. Um olhar de incentivo, ao invés de um olhar que aprisiona, que condena.
Que sejamos nós, aqueles corajosos (ou loucos) que lançam um olhar de amor e misericórdia para com aqueles que erram, que são 'invisibilizados' pela sociedade, que são julgados e condenados. Que em nosso olhar eles encontrem a paz e o amor que tanto precisam,. Que nosso olhar seja o de quem buscar entender as dores do outro e se disponibiliza a tentar aliviar essa dor, a restaurar almas já tão machucadas com os olhares (ou a falta deles) do mundo.
E, como bom poema-oração, encerra com um ato de entrega de si, de do(ação), de colocar-se a disposição de Deus para transmiti-lo não mais pelo olhar apenas, mas pelo corpo todo.
Que o nosso olhar, ultrapasse preconceitos e superficialidade, mas que seja um encontro de almas, ambas com a presença de Deus.

Despeço-me por aqui com um olhar cheio de esperança e sonhos de que esse singelo post possa vos ajudar a refletir e agir, conforme o Espírito Santo inspirar em seus corações.

Fiquem com Deus!

Comentários