Playlist Amor esponsal

A paz do Senhor esteja convosco!!

Dessa vez, resolvi compartilhar com vocês algumas músicas que tenho ouvido, geralmente em meus momentos de oração e remetem de alguma forma ao amor esponsal. Diferente do que muitos pensam, o amor esponsal não é vivido somente por "religiosos", mas por todos nós, cristãos. Também faz parte da vocação de que é do carisma Shalom.


Não me aterei em explicar detalhadamente o que é o amor esponsal, mas deixarei algumas dicas aqui. Também deixo a sugestão de leitura do livro do Cântico dos Cânticos na Bíblia. Diria de forma bem sucinta que o amor esponsal é o amor que uma alma sincera devota a Jesus.
As músicas escolhidas aqui foram selecionadas por mim e me falam dessa forma tão bela de amor.

1. Alma esponsal - Celina Borges

Escutei essa música ontem à noite e achei belíssima. De uma delicadeza e sutileza impressionante. Parece ter sido inspirada pelo livro de Teresa D'Ávila, Castelo interior ou Moradas.
"A alma que ama a Deus e n'Ele confia
Sob o olhar amoroso de Deus ela não se perturba
Mantém-se tranqüila, abandona-se a Ele
...
Mantém-se contente, quieta e expectante
...
Ó... alma, que é como cavaleiro,que luta o dia inteiro
Guardando o castelo do Rei
A minh'alma se encanta e se apaixona por este Rei

Livre suspira por Ele, mergulha-se n'Ele,se entrega com ardor
Mistério profundo de amor
...."



2. Belíssimo Esposo - Comunidade Shalom

Essa música me transmite um amor grato, humilde, despojado, maduro, consciente da misericórdia do Senhor e de seu infinito e pessoal amor por cada um de nós. 



3. Infinito Amor - Comunidade Shalom

A letra fala por si:
"Em Seu infinito amor o Pai quis escolher
Almas esposas para o Seu Divino Filho,
E para isto não escolheu as melhores, as mais belas,
Mas a fim de manifestar a Sua glória e o Seu poder
Resolveu escolher as mais pecadoras,
as mais fracas, os vasos de argila,
Para ai realizar Sua grande obra....
"

4. Eu vou além - Flávio Amorim

Fala de perceber-se amado por Jesus, aceitar esse amor e corresponder a ele.



5. Amado de minh'alma - Comunidade Católica Colo de Deus

"Sou Tua Noiva, Senhor
Vim aqui pra Te encontrar
Nesse encontro marcado em Teu coração
Eu só quero ter Tua Presença"



6. Esposo adorado - Irmã Kelly Patrícia

Singela, mas que fala de certa expectativa, do encontro com o Amado. Da doce entrega completa aos desígnios do Esposo de nossas almas.



7. Esposo ressuscitado - Comunidade Católica Shalom

Confiança em Deus. Gratidão. O poder restaurador de Deus.


8. Esposa das esposas - Comunidade Católica Shalom

Aquela que foi desposada pelo Espírito Santo, que nos ensina a seguir obediente o Senhor.




9. Teu doce amor - Comunidade Católica Shalom
Uma letra simples e bela.


10.  Sela-me - Toca de Assis

Não consegui o áudio da música para colocar aqui, mas sua letra fala da questão de alegrar o Esposo, e me remete àquele santo temor.
 "Sela-me ó esposo
Aniquila-me Senhor com Teu amor
Como a esposa alegra o esposo
Assim minh'alma quer fazer vossa alegria

És o sol da minha vida Senhor
Vem aquecer-me com Teu puro calor
Na aridez vem me ensinar
À estar contigo pra te consolar

Pois pra adorar-Te foi que eu nasci
Diante de Ti quero me consumir
Alma de fogo em Tua presença
É o que deve ter um adorador
Oh, oh, oh, oh..."

11. Somos Tua esposa - Comunidade Shalom

Mais uma que descobri meio que por acaso, gostei e resolvi incluir na playlist.

12. Alma cativa - Frei Carmelo



13.  Meu solitário Amor - Fraternidade O Caminho



14. Presa do Amor - Santa Teresinha
 

15. Esposo Ferido - Camila Correia

16.  Esposo das Almas - Missão Belém

17. Canto de Madalena - Terra da Cruz


Vou ater-me à essa lista. Com a esperança de vos inspirar em suas orações e provocá-los a escancarar  e inflamar ainda mais o coração em amor a Deus. Sem falar que também o louvor e a oração são uma bela forma de comunicação com o Senhor.

Busquemos mais e mais 
Agradar ao Amado
Com o coração leve
E despojado

A vida ofertar
Deixando-se modelar
Pelas mãos misericordiosas
Do Senhor 

Um amor zeloso,
Cuidadoso,
De quem doa a vida
Para então ganhá-la

Com humildade no olhar
De quem sente 
O amor do Senhor
A nos tocar

Encerro pois 
A desejar
Paz e luz
No vosso caminhar!!























Comentários