Pensando sobre Mateus 25, 34 - 45

Olá, caros leitores!

Já faz um tempo que venho rezando com essa passagem e queria dividir um pouco das minhas reflexões ou mesmo inquietações acerca dela. 
Vou colocar a passagem inteira aqui e esmiuçar aos poucos., por trechos.
"34.Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. 37.Os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’. 40.Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.’ 41.Ele se voltará em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.* 42.Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43.era peregrino e não me acolhes­tes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’. 44.Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’. 45.E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes peque­ninos, foi a mim que o dei­xastes de fazer’. 46.“E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.”" 
São Mateus, 25 - Bíblia Católica Online


(...)porque tive fome e me destes de comer;(...)
Bom, a priori, pensei no óbvio, a fome de alimento/comida mesmo, mas também o alimento espiritual, a Sagrada Comunhão. recordo João 6, 35:
"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede".
E essa fome é fome do amor oriundo de Deus!
O mundo quer nos preencher com mil coisas, por meio do ter e poder, quando o mais importante é o ser. O ter e o poder, são falsas promessas de felicidade, pois nos impulsionam a um vazio existencial sem tamanho. Diferente do ser amor, ser cuidado, ser luz, ser Pietá, ser outro Cristo.
(...)tive sede e me destes de beber(...)
Essa sede é tanto de líquido mesmo, uma necessidade biológica/fisiológica, como de esperança, de uma razão de viver, e não somente existir, de viver a Palavra. 
“Todo o que bebe dessa água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede: porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” (Jo 4, 13-14)
Aqui eu falo tanto por contatação de vida, como por observação. Quando mais buscamos colocar em prática a Palavra, mais temos sede de vê-la sendo concretizada na nossa vida e na de quem temos contato. Essa correspondência ao convite de Deus, dá toral sentido a nossa vida, e assim trazemos uma alegria verdadeira a nossa vida.

(...)era pere­grino e me acolhestes(...)
Aqui proponho um exercício de nos colocar nessa situação de ser migrante/peregrino. Estar em um lugar que não conhecermos, com pessoas desconhecidas e sem nenhuma ajuda. Você pode ignorar, mas só o que tem nas ruas são pessoas que vieram de outras cidades, Estados e mesmo países em busca de melhores condições de vida, em busca de emprego. Chegando aqui se deparam com um cenário de recessão que os mantém nessa situação de rua, e muitas vezes a baixa escolaridade contribui para isso também. Imagina só, que difícil! Para muitos é motivo de desespero, de depressão,  de sentir-se fracassado, humilhado, de refugiar essas dores no uso das drogas e álcool.
Podemos fazer a diferença. A acolhida aqui não necessariamente é receber a pessoa em casa, mas em parar, escutar a sua história, tentar ajudar às vezes simplesmente com uma orientação ou uma palavra amiga. 

(...)estava nu e me vestistes(...)
Estava exposto, era julgado por não ter condições de comprar uma roupa melhor, era humilhado por estar mal vestido nas lojas, negaram um emprego por não ter a roupa adequada, ignorados...Essa é a realidade de muitas pessoas pelo mundo. Aos invés de julgar e condenar, o que estamos fazendo para mudar essa triste realidade?
Muitos de nós sequer agradecemos a Deus por ter várias blusas, calças, sapatos, sandálias...às vezes até colocamos no lixo o que não nos serve mais, mas que está em boas condições para ser doados. 

Estamos em tempo de quaresma e tempo de chuva, que tal fazermos o exercício de fazer uma geral no guarda roupa e separarmos roupa e lençois/cobertas para quem está sofrendo e com frio nas ruas da nossa cidade/bairro? Topam o desafio?


(...) estava enfermo e me visitastes (...)
Ninguém gosta de ficar doente ou hospitalizado, não é? Imagina estar nessas condições e sozinho, talvez receber um diagnostico difícil, não ter quem ajude...deve ser horrível! Por mais que nossas vidas sejam corridas, acho que uma horinha por semana ou mesmo por mês para visitar algum hospital ou asilo (não gosto desse nome)/abrigo de idosos é totalmente possível.
Fica o convite para essa experiência. A Obra Lumen tem dois projetos nessa área:


Alegrai-vos


Surgiu a partir da inspiração de uma verdade evangélica: “Todas as vezes que visitastes um destes enfermos foi a mim que o fizestes”. O Projeto consiste primeiramente em um Curso de Clown que acontece anualmente, com a duração de 4 meses. Nesse Curso, novos membros são capacitados através de formações técnicas de Clown e também são formados espiritualmente, de acordo com a nossa vocação e identidade. Após o Curso, esses membros são enviados em uma Missa e a partir desse momento, estão preparados para representar o Projeto e serem líderes de Grupos de Visitas. Realizamos também diversas visitas abertas periódicas em vários hospitais, asilos, creches e orfanatos. O Projeto hoje, também, já é realizado em Brasília-DF.

Irmã Dulce


Esse Projeto nasceu como uma extensão do Alegrai-vos. O objetivo é levar amor e alegria aos nossos velhinhos abandonados. É dar o nosso maior tesouro para os nossos amados idosos, o próprio Deus, através especialmente dos Sacramentos.
Quando? 4os Domingos de cada mês
Que horas? Às 9h
Onde? Lar Torres de Melo (Rua Júlio Pinto, 1832 – Jacarecanga, Fortaleza/CE)

(...) estava na prisão e viestes a mim (...)
Aqui peço perdão por talvez expor uma situação difícil. Esta prisão, não necessariamente é aquela dos "bandidos", de grades. Muitas vezes os prisioneiros somos cada um de nós, quando nos prendemos em nossas dores (o que gera a depressão, o transtorno de ansiedade), em nosso egoísmo, em nossa ganância, em nossos julgamentos, em nossos vícios (seja quais forem), em nosso comodismo. E infelizmente, não percebemos isso e, por isso, não pedimos ajuda. Outras vezes até percebemos, mas temos vergonha, medo ou orgulho de nos expor e dizer que precisamos de ajuda, que não conseguimos sozinhos. Esse é um grande erro. Ruim é ficar sofrendo só. Peça a Deus a coragem para sair de si, de pedir ajuda. Pode ter certeza que Ele nos escuta e dá oportunidades de sermos curados e, de quebra curar outros corações.
Quando por livre vontade, nos disponibilizamos a cuidar dos que sofrem sem nada esperar em troca, é o próprio Deus quem cuida das nossas dores.

Enfim, acho que já escrevi demais. Se quiser buscar viver um pouco disso, a Obra Lumen tem vários projetos inspirados por essa passagem até já citei alguns nesse post, para conhecer mais ou mesmo ajudar a concretizá-los, vou colocar dois links aqui. Ficaria muito feliz em te ver conhecendo os projetos e ajudando!

Luz e alegria!

Comentários